Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Arca das Letras implantará 121 bibliotecas até março 
 
O projeto Arca das Letras, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, tem como objetivo implantar minibibliotecas nos assentamentos rurais da reforma agrária. A idéia é simples: pequenas caixas-estantes – verdadeiras “arcas das letras“ que comportam cerca de 230 livros – são enviadas às comunidades rurais após consulta aos moradores. Desde maio de 2003, quando o projeto começou, já foram implantadas arcas em 418 comunidades, com distribuição de 93.405 livros e treinamento de 1.252 agentes de leitura. As comunidades alcançadas concentram-se no semi-árido nordestino e no Rio Grande do Sul. Neste ano, as ações do Arca das Letras fazem parte do calendário do Ano Ibero-americano da Leitura, o VIVALEITURA 2005.  
 
O projeto pretende instalar mil novas arcas e formar pelo menos 2 mil agentes de leitura em 2005. A primeira ação do ano, resultado de um parceria com a Fundação Cultural Palmares, acontece no dia 25 de fevereiro, quando serão instaladas 20 minibibliotecas em comunidades do município de Paulistana, no Piauí. No dia 11 de março, serão instaladas 51 arcas em comunidades quilombolas de Pernambuco. Ainda em março, outras 50 arcas devem chegar ao sertão do Ceará.  
 
 
São Paulo: Um Estado de Leitores inaugura biblioteca e sala de leitura 
 
O programa São Paulo: Um Estado de Leitores inaugura no dia 16/2 uma biblioteca no município de Indiana, na região de Presidente Prudente. Será a primeira biblioteca da cidade de 5 mil habitantes. Doado pela Nestlé, o acervo é formado por 600 volumes e um computador. No dia seguinte, 17/2, o programa inaugura uma sala de leitura com mil livros no Centro de Referência do Idoso (MandaCRI), dentro do conjunto hospitalar do Mandaqui, na zona norte paulistana.  
 
Lançado em 2003, o programa São Paulo: Um Estado de Leitores trabalha com o objetivo de zerar o número de municípios sem bibliotecas no Estado de São Paulo ainda em março. Desde sua implantação, já foram inauguradas 59 bibliotecas, restando apenas 25 municípios para a meta ser alcançada. O programa também abriu mais 47 salas de leitura pela periferia da capital e na grande São Paulo.  
 
 
Itaú Cultural organiza seminário sobre o hábito da leitura 
 
Entre os dias 23 e 26 de fevereiro, o Itaú Cultural promove em sua sede, em São Paulo, o seminário “Leitura de Inquietações (Sobre a Leitura)“. O objetivo do evento, que conta com o apoio da Unesco, é reunir escritores, pesquisadores, promotores e agentes de leitura para responder – ou provocar – inquietações sobre um tema tão fundamental quanto polêmico: Será o brasileiro um povo leitor? O que lêem os consumidores de livros, revistas e jornais e qual o impacto dessas leituras para o desenvolvimento pessoal desses leitores, assim como na economia e na cultura do País? O que se pode fazer para estimular a leitura dentro e fora das escolas? Totalmente gratuito, o seminário faz parte da programação do VIVALEITURA 2005.  Para mais informações, clique aqui.  
 
 
Câmara organiza 4ª Conferência Nacional de Educação e Cultura  
 
Na próxima semana, entre 22 e 25 de fevereiro, será realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, a 4ª Conferência Nacional de Educação e Cultura, organizada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. A mesa de abertura deverá contar com as presenças do presidente Lula, do presidente do Senado, José Sarney, e dos ministros da Educação e da Cultura, Tarso Genro e Gilberto Gil.  
 
No que se refere ao livro, merece destaque o painel “O Mundo do Livro e da Leitura“, que será realizado no dia 23, das 16h30 às 18h, e contará com a participação de Galeno Amorim, coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura, da professora e escritora Marisa Lajolo e do consultor editorial Wander Soares. As inscrições podem ser feitas no site www.camara.gov.br ou pelo telefone 0800 619 619. Clique aqui para conhecer a programação completa.  
 
 
Alunos recebem livros do MEC  
 
Cerca de 1,3 milhão de alunos da primeira série do ensino médio das redes públicas das regiões Norte e Nordeste começam as aulas deste semestre com livros didáticos de português e matemática, doados pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, o Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) estréia com a distribuição de 2,7 milhões de livros que já foram entregues a 5.392 escolas destas duas regiões.  
 
 
Gil na Feira de Havana 
 
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, esteve em Cuba no final de semana de 12 e 13 de fevereiro para participar de atividades e do encerramento da 14ª Feira Internacional do Livro de Havana, além de solenidades de assinatura de intercâmbio e de encontro com intelectuais e artistas. O evento literário cubano deste ano teve o Brasil como país convidado de honra. O Itamaraty organizou um estande de 350 m2 com o apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Biblioteca Nacional.  
 
 
Cantora pop incentiva a leitura 
 
O programa São Paulo: Um Estado de Leitores lança esta semana uma campanha de incentivo à leitura protagonizada pela cantora Wanessa Camargo. A campanha, que terá outdoors, cartazes e filmes publicitários, contou com o apoio da agência DM9 e da General Optical, e a cantora abriu mão de seu cachê. Leitora apaixonada, Wanessa conta que lê um livro por semana.  
 
 
Enquete da CBL revela otimismo  
 
Enquete realizada pelo site da Câmara Brasileira do Livro (www.cbl.org.br) durante o mês de janeiro revelou um grande otimismo em relação ao livro para este ano. Dos 383 internautas que votaram, uma imensa maioria (86%) considerou que 2005 será um ano melhor para o livro no Brasil do que 2004, enquanto 9% opinaram que será igual e 5% que será pior.  

Menu de acessibilidade