Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Homenagem da Abrelivros 
 
Anualmente, a Associação Brasileiras de Editores de Livros (Abrelivros) promove um almoço de comemoração para o Dia Nacional do Livro Didático (27/2) e homenageia um nome com atuação de destaque no meio cultural. Neste ano, o homenageado foi Galeno Amorim, coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura / Fome de Livro, que recebeu a homenagem em 4 de março.  
 
 
Setor do livro fará contribuição espontânea à política de leitura 
 
Editoras, livrarias e distribuidoras aprovaram uma contribuição espontânea do mercado editorial e livreiro para ajudar a financiar ações da política nacional do livro, leitura e bibliotecas até que seja instituído formalmente o Fundo Pró-Leitura, que está sendo estudado pelo governo federal. O encontro entre diversas entidades do livro foi no dia 1 de março no Instituto Goethe de São Paulo e reuniu representantes da CBL, SNEL, LIBRE, ABEU, Abrelivros, ANL e AELRJ.  
 
Houve consenso de que a classe livreira e editorial deveria espontaneamente iniciar uma contribuição para as atividades em favor da leitura, que vão integrar o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), cuja formulação está sendo coordenada pelo Ministério da Cultura. O setor decidiu que os presidentes das entidades farão uma reunião nos próximos dias para definir como funcionará a arrecadação.  
 
O Fundo Pró-Leitura prevê uma contribuição fixa de 1% sobre o faturamento de editoras, livrarias e distribuidoras. Sua criação é uma contrapartida do setor ao fim da incidência de PIS-Cofins e PASEP sobre o livro.  
 
 
Arcas chegam a Garanhuns 
 
O Projeto Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e que integra, em 2005, as comemorações do Ano Ibero-americano da Leitura, o VIVALEITURA, fará a entrega de 50 mini-bibliotecas no dia 11 de março, em Garanhuns, Pernambuco. As arcas de livros serão recebidas por 50 comunidades quilombolas da região.  
 
O Arca das Letras tem por objetivo instalar mini-bibliotecas em áreas rurais, mobilizando as comunidades locais. O programa tem articulado várias parcerias para que o acesso ao livro seja uma realidade nos rincões do Brasil. As caixas-estantes, por exemplo, são fabricadas nas marcenarias de presídios estaduais graças ao apoio do Ministério da Justiça.  
 
 
Pré-inscrição para o PNBE termina em 11 de março 
 
Vence na próxima semana a pré-inscrição de livros no Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). O prazo se encerra às 18h do dia 11/03. Os detentores de direitos autorais podem fazer o cadastramento e a pré-inscrição das obras no sítio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) na Internet, www.fnde.gov.br.  
 
De 14 a 18 de março, as obras pré-inscritas devem ser entregues para o início do processo de avaliação e seleção das obras. Nesta edição, o PNBE vai atender as escolas com alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Cada escola poderá escolher um dos acervos que serão formados com os livros selecionados. Os acervos serão compostos de até cem títulos, todos voltados para os estudantes dessas séries.  
 
 
FNLIJ apoia congresso sobre leitura em Cuba 
 
O comitê cubano do IBBY promove entre 24 e 29/10 o “Congresso Leitura 2005: Para ler o XXI, Por uma Cultura de Paz“, em comemoração ao 110º aniversario da queda em combate do escritor cubano José Martí e ao bicentenário do nascimento de Hans Christian Andersen. A brasileira Fundação do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o IBBY do Canadá e a Fundalectura da Colômbia apóiam o congresso.  
 
Inspirado no pensamento de José Martí – “Os livros servem para fechar as feridas que as armas abrem“ -, o evento discutirá o tema da leitura como ato reflexivo e emocional. O congresso será realizado em Havana, Cuba, entre 24 e 29 de outubro de 2005. As inscrições se encerram no dia 30 de julho. Mais informações neste link ou pelo e-mail emyga@cubarte.cult.cu.  
 
 
Livros brasileiros em Paris 
 
Livros brasileiros em Paris Começa no dia 18/3 o Salão do Livro de Paris e a participação brasileira também integra o calendário do Ano Ibero-americano da Leitura, o VIVALEITURA. O país convidado é a Rússia, mas o Brasil marcará presença no evento com os estandes da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE). Ambas as entidades exporão livros de editoras, apresentando a produção nacional ao público parisiense. Mais informações em www.salondulivreparis.com.  
 
 
Site da semana 
 
Com sede na Dinamarca, a Fundação H.C. Andersen 2005 foi criada para coordenar e divulgar a celebração do bicentenário do nascimento de Hans Christian Andersen, o autor de histórias como O Patinho Feio, A Pequena Sereia e O Soldadinho de Chumbo. Uma de suas realizações fundação dinamarquesa foi o desenvolvimento de um portal multilíngüe sobre o escritor. Clique em pt.hca2005.net e acesse a versão do site em português, onde é possível conhecer detalhes da vida e da obra do grande escritor e poeta nacional da Dinamarca.  
 
 
Frase da semana  
 
O livro foi a maior invenção da história e a base de todas as outras conquistas da civilização.“ 
 
Darcy Ribeiro  
Antropólogo brasileiro  
(1922 – 1997)  

Menu de acessibilidade