Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Câmara Setorial do Livro, Literatura e Leitura cumpre extensa agenda 
 
A Câmara Setorial do Livro e Leitura (CSLLL) foi oficialmente instalada na última segunda-feira, 5/12, no auditório da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), no Rio de Janeiro. A CSLL é um dos itens da agenda macropolítica do Governo Federal para o segmento do livro e leitura no biênio 2005/2006, que prevê um conjunto de medidas institucionais para converter a questão em uma política de Estado. A Câmara vai integrar o Conselho Nacional de Políticas Culturais e o Sistema Nacional de Cultura, instituído por decreto presidencial em agosto passado.  
 
Segundo o presidente da Biblioteca Nacional, professor Muniz Sodré, a CSLLL será um instrumento de participação política na elaboração e monitoramento da execução de políticas públicas do livro, tendo papel efetivo como fórum para discussões e estudos sobre o setor. “A FBN será a interlocutora de todas as partes envolvidas; cabe-nos fortalecer e impulsionar toda a cadeia produtiva do livro“. Ele informou, também, que irá distribuir gratuitamente o ´soft biblivre´, desenvolvido pela UFRJ (Coppe), patrocinado pela IBM, integrante do kit de instalação de bibliotecas municipais, uma das atribuições da Fundação. Sodré acredita que a Câmara seja o caminho para melhorar o acesso ao livro no Brasil. “No futuro que espero próximo haverá a comunicação em rede desses órgãos“, finalizou. 
 
CSLLL finaliza documento com as diretrizes básicas para a política setorial 
 
O primeiro resultado prático da Câmara Setorial foi a finalização do documento Diretrizes Básicas para a Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas, que aponta duas dezenas de linhas de ação e quatro eixos estratégicos: 1) Democratização do Acesso; 2) Formação e Estímulo à Leitura; 3) Valorização da Leitura e Comunicação; 4) Apoio à Economia do Livro.  
 
O teor do documento – que será o ponto de partida para a redação do documento final dessa política setorial para o período 2006/2022 – será anunciado no início do próximo ano em cerimônia a ser marcada pelo Ministério da Cultura. Outro avanço institucional obtido na reunião de dois dias da CSLLL foi o consenso verificado em torno da minuta da nova regulamentação da Lei do Livro, que será ser brevemente enviado a Casa Civil. 
 
GT Política de Leitura Acessível é empossado 
 
O primeiro Grupo de Trabalho (GT) formado e já empossado pela Câmara Setorial é o de Política de Leitura Acessível, que entre outras ações vai discutir o formato do livro digital acessível no Brasil. A posse foi dada pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Muniz Sodré. Fazem parte do grupo representantes do Ministério da Cultura, Ministério da Educação/Instituto Benjamin Constant, Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados)/Ministério da Fazenda, Fundação Dorina Nowil, Instituto Laramara, Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros), Liga Brasileira de Editores (Libre) e Associação Nacional de Livrarias (ANL). 
 
Conferência Nacional de Cultura é realizada esta semana 
 
Acontece esta semana , em Brasília, a Conferência Nacional de Cultura, um evento histórico para a política cultural brasileira. Pela primeira vez, a sociedade civil e o Estado brasileiros se unirão para traçar, juntos, uma política pública para a área da cultura no País. É a 1ª Conferência Nacional de Cultura, que contará com mais de mil representantes das diversas áreas culturais de todas as regiões do Brasil. Juntos, eles trabalharão na elaboração das diretrizes do Plano Nacional de Cultura.  
 
O evento acontece de 13 a 16 de dezembro de 2005, na Academia de Tênis. Para a 1ª CNC estão convidados representantes de instituições culturais de todo o Brasil e do poder público, delegados eleitos nas conferências estaduais e nos seminários setoriais, membros do plenário e dos colegiados setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural, entre outros. A eles caberá elaborar um documento final que será encaminhado à Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura. As propostas serão estudadas tecnicamente e discutidas junto a especialistas e teóricos. Mais informações em www.cultura.gov.br/cnc
 
Governo e entidades vão elaborar o Plano Nacional do Livro e Leitura 
 
Entidades privadas, do terceiro setor e órgãos do governo participam nesta segunda-feira, 12/12, de uma oficina no Senac, em São Paulo, para escrever o primeiro Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) em 500 anos de história do Brasil. Essa primeira versão deve contar com cerca de uma centena de projetos, programas e outras ações que serão desenvolvidas no triênio 2006/2008 no País em âmbito nacional, estadual e nos municípios por 13 ministérios, instituições e empresas estatais e, ainda, por entidades da sociedade civil e empresas que integram a cadeia produtiva do livro.  
 
A coordenação do Plano será feita por um Conselho Diretivo composto pelo Ministério da Cultura, Ministério da Educação, um organismo internacional e duas instituições da sociedade civil. Além disso, todas as demais entidades com ações que fizerem parte do Plano integrarão o comitê executivo do PNLL. O modelo foi testado durante todo o ano de 2005, durante as comemorações do Ano Ibero-americano da Leitura no Brasil, o Vivaleitura, e fará parte do decreto presidencial que regulamenta a Lei do Livro, aprovado nesta semana pela Câmara Setorial do Livro, Literatura e Leitura (CSLLL). 
 
Seminário “Os Sentidos da Leitura“ foi um sucesso 
 
O Seminário “Os Sentidos da Leitura“ realizado no último dia 30 no Forte de Copacabana e promovido pelo Comitê Rio do Vivaleitura reuniu cerca de 130 profissionais. Estiveram presentes na abertura o secretário da Cultura do Rio de Janeiro, Arnaldo Niskier, o presidente do Conselho Diretivo do Vivaleitura no Brasil, Galeno Amorim, o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, o coordenador de Bibliotecas do Rio, Antonio Olinto, e o coronel Antonio Ferreira, do Departamento de Assuntos Culturais do Exército.  
 
O escritor Alcione Araújo na conferência de abertura emocionou a todos, pois procurou desvendar os muitos significados da leitura. Fábio Montenegro, do Instituto Paulo Montenegro/IBOPE, abordou o tema “Uma leitura da Leitura no Brasil“ tomando por base a pesquisa sobre O Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional. Na parte da tarde, houve debates sobre os temas “O livro e o autor na mídia“ e “Mídia, Leitura e Educação“.  
 
O Comitê Rio é formado por 28 instituições das esferas federais, estaduais e municipais. Ana Ligia Medeiros, diretora do Departamento Geral de Bibliotecas, órgão da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e coordenadora do Comitê Rio, declarou que o objetivo do seminário de recolher idéias para a realização de um trabalho efetivo pela leitura no Estado do Rio foi plenamente alcançado.  
 
MEC dá mais um passo para a implantação do espanhol no ensino médio 
 
A Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) já selecionou os livros, gramáticas e dicionários que serão oferecidos aos professores do ensino médio que lecionam espanhol na rede pública. As obras chegarão às escolas em fevereiro de 2006, dando início ao processo gradativo da oferta plena do espanhol, que vai durar cinco anos, conforme determina a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005. Uma comissão de sete especialistas foi convidada pelo Ministério da Educação para avaliar as obras inscritas por autores e editoras, segundo requisitos e critérios fixados pelo edital para a inscrição e seleção dos materiais, elaborado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).  
 
A comissão recomendou 13 obras, sendo quatro livros do professor, duas gramáticas, cinco dicionários monolíngües e dois dicionários bilíngües. Cada professor receberá um livro, uma gramática e dois dicionários. A próxima etapa será a SEB concluir o levantamento sobre o número de escolas que vão oferecer espanhol em 2006 e o número de professores na atividade. Os dados vão determinar a quantidade de livros, gramáticas e dicionários que o FNDE vai adquirir, produzir e distribuir. De acordo com o coordenador do Programa do Livro Didático do FNDE, Alexandre Serwy, a aquisição das obras será feita este mês e a produção e distribuição em janeiro e fevereiro de 2006. Os recursos são do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (Pnlem).  
 
Brasil mostra sua Cultura na Alemanha em 2006 
 
Há seis meses do início da Copa do Mundo, o Ministério da Cultura sai em campo e chega rápido na Alemanha, o país anfitrião, de onde atrairá a atenção para o Brasil. No último dia 8/12, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, e Pelé estarão juntos em Berlim para lançar a Copa da Cultura, programa de intercâmbio cultural entre o Brasil e a Alemanha, que abrange atividades nos dois países ao longo de 2006, ano da Copa do Mundo de Futebol.
 
Nova diretoria toma posse na ABL 
 
No próximo dia 15/12, às 17h, acontece a sessão de posse da nova diretoria da Academia Brasileira de Letras. A partir do ano que vem, a casa será presidida por Marcos Vinicios Vilaça. Durante a cerimônia, a Academia entregará a Medalha João Ribeiro a personalidades que se destacaram em 2005. 
 
Portal Literal completa 3 anos 
 
O Portal Literal, projeto de literatura patrocinado pela Petrobrás, completa três anos e, a partir do dia 19/12, comemora a data com uma festa apropriadamente virtual. O primeiro presente será uma oficina de poesia, onde os internautas debaterão o gênero. Haverá ainda a promoção “Agora é com você“, que permitirá aos internautas continuarem os textos dos autores hospedados no portal. 
 
Site da semana 
 
O Rascunho é uma publicação literária encartada mensalmente no Jornal do Estado, de Curitiba. A publicação traz resenhas e também dedica espaço a textos inéditos. É possível conferir a qualidade da publicação em Portal Literal
 
Frase da semana  
 
“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.“ 
 
Henry David Thoreau 
Escritor norte-americano 
(1817 – 1862) 

Menu de acessibilidade