Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Ministro Gilberto Gil anuncia Câmara Setorial do Livro e Leitura 
 
O ministro Gilberto Gil anunciou na segunda-feira, 25/10, em São Paulo, a criação das Câmaras Setoriais da Cultura nas áreas de Música, Artes Cênicas, Artes Visuais e Livro e Leitura. A decisão, no caso do Livro e Leitura, institucionaliza o espaço de debate e concertação iniciado em junho com uma série de debates e reuniões com editores, livreiros, escritores, bibliotecários, professores e órgãos de governos federal, estaduais e municipais. Como resultado concreto até agora, estão em fase final de elaboração a proposta de Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas e a regulamentação da Lei do Livro, entre outros. Segundo Gil, a própria Câmara Setorial definirá a composição do Conselho Nacional do Livro e Leitura, que constará do decreto de regulamentação a ser assinado em breve. 
 
Setor prestigia cerimônia de lançamento da Câmara Setorial 
 
Foi bastante prestigiada por profissionais e dirigentes do mercado editorial e livreiro e entidades de escritores a cerimônia de lançamento da Câmara Setorial do Livro e Leitura. Presidentes e ex-presidentes das diversas entidades da área (CBL, Snel, Libre, ANJ, UBE, entre outras), além dos dirigentes de inúmeras grandes, médias e pequenas editoras e livrarias foram à Cinemateca Brasileira. Entre os presentes, estavam nomes como Ziraldo, que veio do Rio. O coordenador do Fome de Livro, Galeno Amorim, apresentou um histórico sobre as discussões e avanços na área. O ministro Gil disse que a área do Livro e Leitura já está com as discussões bastante adiantadas. 
 
Gilberto Gil apresenta metas para o Fome de Livro 
 
O ministro Gilberto Gil anunciou em Salvador, durante visita à Biblioteca da Petrobrás, as metas que estão sendo negociadas pelos ministérios, instituições vinculadas, empresas estatais mais governos estaduais, prefeituras e organizações da sociedade civil para o Fome de Livro. As metas estão sendo elaboradas para abrir novas bibliotecas, distribuir livros gratuitamente à população e criar políticas de fomento à cadeia produtiva do livro. Gil defendeu o papel da leitura como estratégico dentro da atual governo e, particularmente, na sua gestão à frente do Minc. Suas declarações tiveram ampla repercussão na imprensa. 
 
Porto Alegre discute regulamentação 
 
A regulamentação da Lei do Livro, o Conselho Nacional do Livro e Leitura, o Plano Nacional do Livro e Leitura/Fome de Livro e as diretrizes básicas para uma Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas estão na pauta do Encontro Preparatório que acontecerá neste sábado (30/10) 14h, em Porto Alegre, durante a Feira do Livro. A reunião, aberta a todos os interessados, será na Casa de Cultura Mário Quintana, na Rua dos Andradas, 736, e será bastante importante porque deve finalizar as propostas do setor. 
 
Ministérios planejam ações para 2005  
 
Representantes de vários ministérios se reuniram no último dia 20 de outubro no Palácio do Planalto para discutir a integração de seus projetos e programas na área no Plano Nacional do Livro e Leitura. Depois dos encontros mensais que vem sendo realizados no MinC, agora estão acontecendo oficinas setoriais. Nesta, por exemplo, participaram Cultura, Agricultura, Saúde, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Agrário, Previdência, Comunicações e Ciências e Tecnologia. E mais Embrapa, Correios e Ibict.  
 
MEC organiza workshop interno  
 
As secretarias e instituições vinculadas do Ministério da Educação realizaram um workshop interno no dia 18 de outubro para debater as ações do MEC na área do livro e leitura e, ainda, a elaboração do documento Diretrizes Básicas para a Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas, em que está em andamento. A reunião, coordenada pelo chefe de gabinete Ronaldo Teixeira, teve uma apresentação do Plano Nacional do Livro e Leitura que está em construção, feita pelo coordenador, Galeno Amorim. 
 
MinC debate Ano da Leitura  
 
O Ministério da Cultura realiza nesta quarta-feira, em Brasília, um encontro das secretarias nacionais e instituições vinculadas para conhecer detalhes sobre a organização do das comemorações do Ano Ibero-americano da Leitura, o VIVALEITURA 2005. O calendário para 2005 é uma das pautas da reunião do Núcleo Estratégico do Sistema MinC, que definirá como será sua participação junto com outras áreas do Governo Federal, em especial o MEC e a Assessoria da Presidência da República.  
 
OEI fará eventos internacionais 
 
O representante da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) no Brasil, Daniel Gonzáles, anunciou que o organismo vai organizar com várias embaixadas diversos eventos para marcar as comemorações, em 2005, do Ano Ibero-americano da Leitura no Brasil, que aqui será chamado de VIVALEITURA. Gonzáles lembra que o Ano foi decidido na última reunião de Cúpula dos Chefes de Estados dos Países Ibero-americanos, realizada no ano passado na Bolívia, e que a participação do Brasil está sendo aguardada com muito entusiasmo. O tema voltou a ser apresentado na semana passada, durante o encontro preparatório dos representantes dos diversos países na Costa Rica, que sediará no final de novembro a próxima reunião de Cúpula. 
 
No Congresso de Educação em SP 
 
A construção do calendário para comemorar o Ano Ibero-americano da Leitura, o VIVALEITURA 2005, e a construção do Plano Nacional do Livro e Leitura foram apresentados no último dia 21 de outubro no Congresso Internacional de Educação, realizado em São Paulo com a participação de grandes nomes da literatura brasileira, como Nélida Piñon e Ruth Rocha. O presidente do FNDE, Henrique Paim, falou sobre os programas de distribuição de livros didáticos e de literatura do MEC e o coordenador do Fome de Livro, Galeno Amorim, apresentou como está sendo montado o primeiro Plano Nacional do Livro e Leitura do País e algumas das metas discutidas pensando numa Política para as próximas duas décadas.  

Menu de acessibilidade