Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Serpro e MinC fazem seminário sobre Livro Digital Acessível 
 
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), do Ministério da Fazenda, e o Ministério da Cultura realizam na sexta-feira (14/10), em São Paulo, o seminário “O Livro Digital Acessível“. O seminário terá um caráter estritamente técnico e tem como público-alvo empresas da cadeia produtiva do livro com interesse no tema, desenvolvedores de tecnologias e, ainda, gestores de políticas públicas do livro e leitura e de acessibilidade.  
 
Participam da abertura do evento, Galeno Amorim, coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura, do Ministério da Cultura, e Caio Leonardo Rodrigues, da Casa Civil da Presidência da República. A programação do evento prevê a apresentação de vários projetos de digitalização de livros que buscam aumentar a acessibilidade à leitura, entre eles o Formato Daisy. Interessados em participar devem confirmar presença até 11/10 pelo e-mail comunicacao.saopaulo@serpro.gov.br ou pelo telefone (11) 2173-1157. 
 
Livros de graça na travessia do Rio São Francisco 
 
Os usuários da balsa que faz a travessia do Rio São Francisco no trecho entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) tiveram uma bela surpresa no último sábado (08/10): eles foram presenteados com um exemplar de um livro de crônicas de Luis Fernando Veríssimo. A distribuição faz parte do calendário em comemoração ao Ano Ibero-americano da Leitura, o Vivaleitura, e aconteceu junto com o Seminário Setorial de Cultura do Nordeste, que foi realizado pelo Ministério da Cultura nas duas cidades para ajudar a preparar a Convenção Nacional de Cultura, que acontece em dezembro, em Brasília. A atividade contou com o apoio das secretarias de Cultura de Juazeiro e de Petrolina, que também estão comemorando os 502 anos do Rio São Francisco.  
 
O objetivo, segundo o presidente do Conselho Diretivo do Vivaleitura, Galeno Amorim, do MinC, é difundir o papel do livro e da leitura junto à população de não-leitores, que representa 75% dos brasileiros com mais de 15 anos de idade. O livro – em formato de bolso, 16 páginas e ilustrações de Cândido Portinari na capa – integra uma coleção com textos assinados por conhecidos autores nacionais cuja temática principal é o futebol. O outro título da coleção é de autoria de Armando Nogueira. A coleção integra o Projeto Ler Também é uma Paixão, dos ministérios da Cultura e do Esporte e da Unesco, com apoio da Abigraf (Associação Brasileira das Indústrias Gráficas). Ser distribuídos 4 milhões de exemplares em estádios de futebol, metrôs, balsas, entre outros.
 
Agreste pernambucano recebe mais 20 bibliotecas rurais do Governo Federal 
 
No último sábado (8/10), 11 municípios do Agreste de Pernambuco receberam a doação de bibliotecas rurais do Projeto Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Foram entregues 20 bibliotecas para comunidades de assentamentos e áreas do Programa de Crédito Fundiário (PNCF) dos municípios de Águas Belas, Alagoinha, Angelim, Belo Jardim, Canhotinho, Garanhuns, Pedra, Pesqueira, Poção, Qipapa e São João. A solenidade de entrega aconteceu na Biblioteca Pública de Angelim/PE.  
 
Também foram treinados 40 Agentes de Leitura – voluntários que realizarão as atividades de empréstimo de livros e de incentivo à leitura na comunidade. A ação amplia o Programa Arca das Letras em Pernambuco, que já conta com 210 bibliotecas implantadas nas comunidades rurais de 52 municípios e 472 agentes de leitura capacitados. Clique aqui para mais informações sobre o programa Arca das Letras. No total, são mais de 1.000 bibliotecas abertas desde 2004 no País. 
 
CCJ aprova isenção de ICMS na produção de livros e jornais 
 
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou ontem substitutivo ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 244/05, do Senado. O texto aprovado isenta as empresas do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na compra de papel, máquinas e equipamentos destinados à produção de livros e periódicos, como jornais e revistas.  
 
O projeto foi relatado pelo deputado Ricardo Barros (PP-PR), que acolheu o substitutivo aprovado em agosto na Comissão de Finanças e Tributação. O relator nesta comissão foi o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). O texto aprovado também elimina o ICMS sobre a energia elétrica usada na produção de livros e periódicos. O projeto tramita em regime de urgência e será colocado agora em votação no Plenário. Se for aprovado, deve voltar para exame dos senadores. 
 
TV Escola realizará 2ª Semana de Poesia 
 
A TV Escola, do Ministério da Educação, realizará de 17 a 21/10 a 2ª Semana de Poesia, em comemoração ao Dia do Poeta. Durante estes dias, a TV Escola vai exibir uma programação dedicada à produção literária brasileira e internacional. Assim como foi feito no ano passado, a comunidade escolar poderá produzir e enviar vídeos de 30 segundos a três minutos, que serão veiculados pelo canal.  
 
Os programas apresentados nas faixas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental abordarão temas como literatura, poesia e criação literária. Serão duas horas por dia de programação especial, com vídeos como “Patativa“, animação sobre a vida e a obra de Patativa do Assaré, o cearense Antônio Gonçalves da Silva. Serão exibidas também as séries “As Histórias de Oscar Wilde“, sobre o famoso escritor inglês do século XIX e “Falando em Poesia“, que explora a diversidade da poesia inglesa ao longo de cinco séculos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail luciomello@mec.gov.br
 
Ceará organiza Festa do Livro e da Leitura 
 
As paradisíacas praias, dunas, ondas e jangadas de Canoa Quebrada garantem uma interação perfeita entre homem e natureza. Será este o cenário da 1ª Festa do Livro e da Leitura de Aracati, que integra o calendário do Ano Ibero-americano da Leitura no Brasil, o Vivaleitura e terá a participação de escritores regionais, nacionais e estrangeiros. O evento acontece entre 11 e 16 de outubro na antiga vila de Santa Cruz do Porto dos Barcos do Jaguaribe, terra do escritor Adolfo Caminha.  
 
Na programação da Festa de Aracati, destaca-se a comemoração dos 140 anos do romance Iracema, de José de Alencar, um marco da literatura cearense. Um dos destaques será o painel que debaterá as comemorações do Ano da Leitura no Brasil. Pelotas será a cidade homenageada pelo evento, lembrando a longa travessia de José Pinto Martins que, no século XIX, transportou charqueadas cearenses para a região da cidade gaúcha. A Festa de Aracati é organizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e faz parte de suas atividades de interiorização, que buscam promover ações nas macrorregiões do Estado e promover uma política de inclusão social e cultural.  
 
O evento, que também envolve os municípios de Fortim, Icapuí, Iracema e Canoa Quebrada, prevê a realização de cursos, oficinas, seminários, feiras de livro, shows musicais, espetáculos de dança e teatro, um Cine Clube Literário e até uma maratona de leitura de Iracema. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na Coordenadoria da Política de Livro e Acervos da Secult pelo telefone 85-3101-2544. 
 
Contando histórias em hospitais 
 
Em 1993, Valdir Cimino começou a ajudar crianças no Hospital Emílio Ribas, de São Paulo, comprando brinquedos para as festas e organizando a arrecadação de tíquetes refeição para a compra de leite. Após alguns anos realizando este trabalho, Valdir sentiu que ainda faltava alguma coisa. Então ele resolveu colocar um deles na prática: passou a contar histórias, pois sabia que assim poderia alegrar e confortar as crianças hospitalizadas. No dia 17 de agosto de 1997, Valdir Cimino fundou a Associação Viva e Deixe Viver, que cresce a cada dia e com equipes em São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre, Fortaleza, Curitiba, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro espalha alegria pelos hospitais. A Associação prepara voluntários para contar histórias a crianças e adolescentes hospitalizados.  
 
O objetivo principal do projeto é contribuir para a humanização do ambiente hospitalar, promovendo o estímulo à leitura por meio do contato com livros e histórias infantis. As ações da Associação Viva e Deixe Viver fazem parte do calendário de ações do Vivaleitura. Para mais informações, clique aqui.  
 
Bienal do Livro de Pernambuco vai até 16/10 
 
Começou no dia 7/10 e vai até 16/10, a 5ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, realizada em um Centro de Convenções localizado na divisa entre Recife e Olinda. A programação do evento prevê uma ampla grade de debates, palestras, conferências e oficinas. No auditório Manuel Bandeira, haverá vários debates sobre a realidade artística nordestina e pernambucana, incluindo uma discussão sobre a obra de Gilberto Freyre. Entre os escritores convidados para o evento, então Luiz Ruffato, Cristóvão Tezza e Marcelo Mirisola. Os organizadores esperam a presença de cerca de 350 mil pessoas nos mais de 200 estandes que representam 400 editoras no evento.  
 
Mais informações no site www.bienalpernambuco.com. A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco integra o calendário Vivaleitura 2005.  
 
Novembro primaveril 
 
A edição paulistana da Primavera dos Livros já tem data. O evento organizado pela Liga Brasileira de Editoras será realizado entre os dias 17 e 20 de novembro, na Oca do Parque do Ibirapuera. Como em suas edições anteriores, a Primavera dos Livros permitirá que os leitores conheçam os catálogos de editoras pequenas e médias e interajam com os editores e profissionais do livros responsáveis por esta importante produção editorial. 
 
Outubro literário 
 
Organizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e pela Associação Paulista Viva, o Corredor Literário será um megaevento que tomará a avenida Paulista para comemorar o Ano Ibero-americano da Leitura. O número de atividades culturais programadas para o evento superou todas as expectativas. Serão mais de 500 leituras, bate-papos, seminários, exposições e feiras de livros e outras ações e projetos de incentivo à leitura. 
 
Site da semana 
 
Já está no ar o site brasileiro do Desligue a TV, projeto que convidará todos a desligarem seus televisores entre os dias 24 e 30/4 do ano que vem. A idéia é incentivar os telespectadores a dedicarem mais tempo a outras atividades, como a leitura e a literatura. Acesse www.desligueatv.org.br para saber mais. 
 
Frase da semana  
 
“O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler.“ 
 
Ziraldo 
Escritor brasileiro 
 

Menu de acessibilidade