Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Literatura dos países de língua portuguesa chegará às escolas públicas 
 
Os alunos da educação básica das escolas públicas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) começam em 2006 a estudar a literatura e conhecer os principais escritores dos oito países do grupo. O objetivo é fortalecer os laços culturais, promover o intercâmbio e a integração a partir da leitura. A comunidade tem hoje mais de 200 milhões de pessoas, sendo o Brasil o maior país em área e população.  
 
A decisão sobre quais escritores e obras vão circular nas escolas será tomada pela Comissão Executiva de Educação da CPLP, entre os dias 25 e 27 deste mês, em Fortaleza (CE). Neste encontro estarão presentes os responsáveis pelo setor de educação de cada país e também um escritor. A sugestão do Brasil, responsável na CPLP pelo tema literatura, é que, no início, seja distribuído um livro com amostra das obras de autores dos oito países. 
 
Lula anuncia homenagem a Andersen 
 
O governo federal vai lançar um selo e um carimbo alusivos ao bicentenário de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875). O anúncio foi feito na semana passada durante a visita da princesa Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid, da Dinamarca, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Com a homenagem, o Brasil oficializa sua participação nas celebrações que vêm acontecendo em todo o mundo.  
 
A proposta partiu do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e teve o apoio do ministro das Comunicações, Hélio Costa. O lançamento do selo pelo Correios deverá acontecer no mês de dezembro, em Brasília, por ocasião da reinauguração do Museu Postal. 
 
Novo presidente na Biblioteca Nacional 
 
O professor de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e escritor baiano Muniz Sodré, 63, será o novo presidente da Fundação Biblioteca Nacional. Ele substitui o bibliófilo Pedro Corrêa do Lago, que se afastou do cargo alegando razões pessoais. A confirmação do nome foi feita pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, que deve marcar a posse do novo presidente para os próximos dias. 
 
Literatura no coração de São Paulo 
 
Palestras, mesas redondas, workshops apresentações teatrais, feira de livros, oficinas de literatura e leitura, campanhas de doações, lançamentos de livros, recitais, rodas de poesia, saraus. Essas são algumas das mais de 400 atividades gratuitas em 30 locais diferentes que integram o Corredor Literário na Paulista – iniciativa conjunta da Associação Paulista Viva e da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo -, que será realizado de 24 a 30 de outubro.  
 
Parte do calendário de eventos do VIVALEITURA, o Corredor Literário conta com a colaboração de mais de 100 apoiadores entre bancos, empresas, centros de compras, espaços culturais, galerias, livrarias, hospitais, estações de metrô, parques públicos, condomínios, museus e escolas. “O Corredor Literário na Paulista será um evento público, ao ar livre, que irá promover a interação, o entusiasmo e o contágio entre as pessoas. Assim, estaremos disseminando a satisfação da leitura, transformando-a em ação coletiva“, disse Nelson Baeta Neves, presidente da Associação Paulista Viva.  
 
A programação completa do Corredor Literário na Paulista bem como a relação dos participantes está disponível no site www.corredorliterario.com.br
 
CNIC analisa 318 projetos 
 
A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, CNIC, analisou no dia 19/10, 318 projetos culturais do Mecenato, mecanismo da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91), a Lei Rouanet. Dos projetos avaliados, 287 foram aprovados para captar recursos, 17 foram indeferidos e outros 14 foram retirados de pauta para nova análise. A grande demanda de projetos apresentados até o fim de setembro gerou uma sobrecarga na entrada e avaliação dos processos. Mais de 3 mil projetos foram enviados ao MinC em apenas uma semana.  
 
A previsão do Ministério é que mais de 8 mil processos sejam recebidos e analisados até o fim do ano, número bem superior ao de 2004. Devido a isso, o MinC está tomando medidas para melhorar a estrutura do Pronac. Dentre estas, está a ampliação do tempo das plenárias da CNIC de dois para três dias. Está prevista também a instalação de um Call Center especializado no atendimento aos proponentes.  
 
Funarte lança 12 livros de arte 
 
A Fundação Nacional de Arte (Funarte), retoma a política editorial em suas diversas áreas de atuação e lança novos títulos sobre Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Fotografia dia 31 de outubro, segunda-feira, às 19h, no Complexo Cultural Funarte em Brasília.  
 
Na ocasião, os artistas da cidade e o público em geral terão a oportunidade de participar de um bate-papo e autografar as publicações com alguns dos autores, entre eles, Fernando Peixoto e Delson Antunes.  
 
Nélida Piñon recebe o Prêmio Príncipe das Astúrias
 
A escritora Nélida Piñon recebeu na sexta, 21/10, o Prêmio Príncipe das Astúrias de Letras, em cerimônia realizada na Espanha. Nélida foi a primeira escritora brasileira a receber a honraria e trouxe para casa um troféu – que é cópia de uma escultura de Miró – e um prêmio de R$ 145 mil.. 
 
Ceará organiza Semana do Livro e da Biblioteca 
 
O estado do Ceará está mais uma vez demonstrando seu afinco no trabalho em prol do livro e da leitura. Desta vez, a Sociedade Amigos da Biblioteca do Ceará, o Departamento de Ciências da Informação/UFC, a Associação de Bibliotecários do Ceará e o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB 3) estão organizando de 24 a 27 de outubro de 2005 a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. O evento integra o calendário do VIVALEITURA e acontece na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, em Fortaleza.  
 
Sob o tema “A Biblioteca: Lugar de Encontro e Descobertas“, serão realizadas diversas atividades, como bate-papos, debates, palestras, oficinas e apresentações musicais. Também estão previstas algumas exposições, como a do Acervo Bonifácio Câmara e de obras em braille. Mais informações pelo telefone (85) 3101-2548 ou 3101-2556. 
 
Ecofuturo doa 27 mil livros para revitalizar bibliotecas 
 
O Instituto Ecofuturo está doando esta semana 27 mil livros ao programa de revitalização de bibliotecas da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. A iniciativa integra o Programa Ler É Preciso, que desde 1999 desenvolve projetos e ações de incentivo à escrita à leitura. Entre os livros doados pelo Ecofuturo, estão clássicos da literatura universal, brasileira e obras-primas.  
 
Hoje, no Projeto Bibliotecas Comunitárias Ler É Preciso, a organização não-governamental, já tem instaladas 40 bibliotecas em seis estados do País. O objetivo é implantar 70 bibliotecas comunitárias até o final de 2006. No último dia 21/10, o Instituto Ecofuturo também inaugurou a Biblioteca Comunitária Ler É Preciso – Meu Guri, na cidade de Mairiporã, em parceria com o Centro de Apoio Biopsicossocial Meu Guri. O projeto Biblioteca Comunitária Ler É Preciso também integra o Programa Ler É Preciso, que conta com o apoio do MinC por meio da Lei Rouanet. 
 
Site da semana 
 
O site da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientístas da Informação e Instituições (Febab) traz inúmeras informações de interesse de bibliotecários e profissionais do livro. No endereço www.febab.org.br, por exemplo, é possível conhecer os eventos da área e descobrir as escolas de biblioteconomia no Brasil. 
 
Frase da semana  
 
“Eu não abriria mão da literatura por nada no mundo.“ 
 
Nélida Piñon  
Escritora brasileira 

Menu de acessibilidade