Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Videoconferência da CSLL no NE será transmitida ao vivo pela Internet 
 
Videoconferência no Nordeste para formar CSLL terá transmissão online. Pela primeira vez, um debate vai discutir as políticas do livro no Brasil com um poderoso aliado: a internet. Está marcada para o dia 5 de julho, das 10h às 13h, a primeira da série de cinco videoconferências para debater e concluir o processo de composição da Câmara Setorial do Livro e Leitura (CSLL), que está sendo criada pelo Ministério da Cultura.  
 
O encontro acontecerá, simultaneamente, no Ceará, Pernambuco, Bahia, Piauí, Alagoas, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte com geração e transmissão do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) a partir de Fortaleza, onde estará o responsável pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Galeno Amorim. Aqueles que desejarem participar da videoconferência via internet podem acessar www.institutoembratel.org.br e clicar em “Assista agora a TV PontoCom“. Aqueles que quiserem participar da videoconferência deverão confirmar presença pelo e-mail juliano.muta@minc.gov.br, ou pelos telefones (81) 3424-7611 e (81) 3424-5991, e se dirigir a um dos endereços do Banco do Nordeste abaixo:  
 
Aracaju, SE: Rua Itabaianinha, 44, 3º andar, centro. 
Fortaleza, CE: Auditório – Av. Paranjana, 5700. 
João Pessoa, PB: Rua Gama e Melo, 53, 2º andar, Varadouro. 
Maceió, AL: Rua da Alegria, 407, 2º andar, centro. 
Natal, RN: Rua PE João Damasceno, 1889, Lagoa Nova. 
Recife, PE: Rua Antonio Lumack Dumont, 96, Boa Viagem. 
Salvador, BA: Av. Estados Unidos, 346, 12º andar, Comércio. 
Teresina, PI: Rua Rui Barbosa, 163, centro.  
 
 
Videoconferência no Sul será no dia 14/07 
 
A videoconferência da Região Sul será no dia 14 de julho e envolverá os Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. As datas das próximas videoconferências – regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte – serão divulgadas nos próximos dias. Além de conhecer e debater a proposta construída com a participação de todas as áreas envolvidas, cada região deverá escolher o seu representante na CSLL. Os documentos disponíveis podem ser acessados no portal do MinC no endereço www.cultura.gov.br
 
 
ABDL terá centro de formação para profissionais do livro 
 
Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento dos profissionais da venda direta de livros, a Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) pretende lançar até setembro sua Escola de Profissionais de Venda Direta de Livros.  
 
O objetivo da ação é criar um centro de conhecimento e formação para os profissionais do setor, como revendedores, representantes autônomos e atacadistas. “Queremos tornar o revendedor de livros um agente de leitura no Brasil“, diz o presidente da entidade, André Péres de Lima. A princípio, a sede da Escola será em São Paulo. 
 
 
Cidade do México tem programa de leitura no Metrô 
 
O Ano Ibero-americano da Leitura acontece simultaneamente em 21 países da Europa e da América Latina, envolvendo ações de incentivo à leitura nos mais diversos locais. Na Cidade do México, por exemplo, o programa “Para leer de boleto en el Metro“ oferece aos usuários do Metrô antologias de textos como forma de fomentar a leitura.  
 
O objetivo do projeto é incentivar os usuários do Metrô mexicano a lerem enquanto se locomovem, devolvendo o livro no final da viagem. Para mais informações sobre este projeto, clique aqui e acesse o site do iLímita, como é chamado o Ano Ibero Americano da Leitura nos países de fala espanhola. 
 
 
Olinda será capital da cultura  
 
Olinda (PE) foi eleita a Capital Brasileira da Cultura 2006. A cidade concorria com as candidaturas de João Pessoa e Salvador. O site www.capitalbrasileiradacultura.org traz mais informações. 
 
 
Fome de Livro tem novo telefone 
 
O telefone do Fome de Livro, no Ministério da Cultura, em Brasília, mudou. Para contatar o departamento responsável pelo Plano Nacional do Livro e Leitura, é necessário agora discar (61) 3316-2371. 
 
 
Site da semana 
 
Quer conhecer um pouco das ações de nossos vizinhos sul-americanos para promover o hábito da leitura? Que tal começar pela Venezuela? Clique aqui e conheça o “Plano Nacional de Leitura (2002-2012)“ deste país. 
 
Frase da semana  
 
“O amor à leitura permite que o homem troque os momentos monótonos da vida, que vêm a todos nós, por momentos de prazer.“ 
 
Montesquieu 
Filósofo francês 
(1689-1755) 
 

Menu de acessibilidade