Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Videoconferência da CSLL no Sul será na Quinta 
 
O Ministério da Cultura realiza no dia 14/7, das 9 às 12h, a Videoconferência Região Sul sobre a “Câmara Setorial do Livro e Leitura“. O evento acontecerá simultaneamente nas três capitais do Sul (Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba). Na oportunidade, será apresentada e debatida a proposta de funcionamento da CSLL (formulada a partir de um amplo processo de debates e consultas em todo o País) e encaminhada a escolha dos nomes da lista tríplice de onde sairá o representante do Sul na CSLL.  
 
A videoconferência será realizada nos seguintes endereços do Instituto Embratel: em Porto Alegre, na rua Eng. Afonso Cavalcanti, 233, na Bela Vista; em Curitiba, na avenida Jaime Reis, 495, no Alto São Francisco; e em Florianópolis, na praça Pereira Oliveira, 92, no Centro. Para participar, é necessário confirmar presença até terça-feira (12/7), às 17h, pelo e-mail rrrs@minc.gov.br. A Videoconferência / Região Sul CSLL também será transmitida ao vivo pela Internet. Para participar via Internet, basta acessar o site do Instituto Embratel (www.institutoembratel.org.br) e entrar na “TV PontoCom“.  
 
As participações via Internet também poderão ser feitas pelo e-mail que será divulgado durante a transmissão. Clique aqui para conhecer as propostas consolidadas e o estudo de composição da CSLL. 
 
 
Internet amplia participação em videoconferência sobre a CSLL 
 
A videoconferência realizada na semana de 4 a 8 de julho para debater no Nordeste a composição e o funcionamento da Câmara Setorial do Livro e Leitura (CSLL) teve um ingrediente novo que deve ajudar a criar um novo jeito de elaborar políticas públicas no País. Pela primeira vez desde a criação das câmaras setoriais no Brasil, uma reunião entre os diversos representantes de uma cadeia produtiva – realizada simultaneamente em nove capitais com a participação das lideranças locais – também foi transmitida ao vivo pela Internet, o que abre a possibilidade de maior participação de pessoas e instituições de todas as cidades brasileiras com acesso à rede ou mesmo para aqueles que estiverem, por exemplo, em viagem por qualquer parte do mundo. 
 
A videoconferência foi gerada pelo Banco do Nordeste (BNB) a partir de Fortaleza e houve interação com as demais capitais da região. Já a transmissão via Internet foi viabilizada graças a um acordo com o Instituto Embratel (www.institutoembratel.org.br), que abriu um espaço em sua programação diária e transmitiu o debate ao vivo. Quem perdeu a transmissão, pode baixar o arquivo pela Internet – é só clicar aqui. “Foi uma experiência extraordinária e poderá ajudar a dar voz a quem dificilmente consegue se fazer ouvido“, disse a presidente do Sindicato Varejista de Livros do Ceará, Mileide Flores. 
 
 
Nordeste faz lista tríplice para Câmara do Livro e Leitura 
 
A criação de fóruns e câmaras estaduais e regionais para ampliar o debate entre os componentes da cadeia do livro e a implementação de políticas regionais para apoiar a distribuição das obras de autores locais deram o tom nas discussões da primeira das cinco videoconferências regionais do Ministério da Cultura (MinC), realizada no dia 5/7 no Nordeste. Os participantes espalhados pelos auditórios do Banco do Nordeste em Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Teresina (PI), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Natal (RS) e São Luis (MA) também indicaram nomes para compor a lista tríplice que será divulgada pela Representação Regional do MinC no Nordeste.  
 
A partir dos três nomes propostos – a presidente do Sindicato Varejista do Livro do Ceará, Mileide Flores, o presidente do Instituto Maximiano Campos, Antônio Campos, de Pernambuco, e a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas, Wilma Nóbrega – o ministro Gilberto Gil definirá o representante da região na Câmara Setorial do Livro e Leitura (CSLL). A estratégia da lista tríplice é para evitar que um mesmo elo da cadeia do livro eleja representantes em todas as regiões.  
 
Uma das quatro câmaras setoriais que estão sendo criadas pelo MinC, a CSLL deve ser instalada oficialmente em 60 dias. Ela terá caráter consultivo e sua pauta inicial prevê a discussão da regulamentação da Lei do Livro, a instituição da Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas e a criação de instituições para formulação e execução das políticas públicas na área. O primeiro mandato vai até dezembro, quando será feita a primeira revisão sobre seu funcionamento. 
 
 
Pnlem será estendido a todo o Brasil em 2006 
 
O Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (Pnlem), criado em 2004, começou com um projeto-piloto destinado aos alunos da primeira série do ensino médio das regiões Norte e Nordeste. Foram distribuídos 2,7 milhões de livros de língua portuguesa e de matemática a 1,3 milhão de alunos de 5.392 escolas públicas. Em 2006, o benefício será estendido a todo o País e contemplará as três séries do ensino médio com obras didáticas das duas disciplinas.  
 
Com a medida, serão beneficiados 8,1 milhões de alunos de 16.148 escolas públicas. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), executor do programa, espera começar a cobrir a grade curricular a partir de 2007, com a aquisição de livros de outras disciplinas, de forma gradativa. O FNDE também prorrogou para 18 de julho o prazo para que os titulares de direitos autorais que inscreveram obras no Pnlem de 2007 e entreguem a documentação e as obras para avaliação. 
 
 
Mais de mil municípios querem parceria com Brasil Alfabetizado  
 
O Ministério da Educação recebeu declarações de compromisso de 21 estados e 1.022 municípios interessados em participar do programa de alfabetização de jovens e adultos do governo federal, o Brasil Alfabetizado. O prazo para o envio das referidas declarações acabou na semana passada. Este ano, o MEC pretende alfabetizar 2,2 milhões de pessoas. O Brasil Alfabetizado tem o objetivo de ensinar jovens e adultos com idade acima de 15 anos a ler e escrever. De acordo com dados do Censo 2000 do IBGE, o Brasil tem 16 milhões de analfabetos. 
 
 
Corredor Literário da Paulista prorroga inscrições 
 
Organizado pela a Secretaria de Estado da Cultura de SP e pela Associação Paulista Viva, o Corredor Literário pretende trazer inúmeras ações de incentivo à leitura para a avenida Paulista, em São Paulo, entre 24 e 30/10. Cada empresa ou organização desenvolverá uma atividade de sua escolha. O evento está aberto às mais diversas ações, como feiras de livro, campanha de doações, oficinas de literatura, saraus, palestras etc. Para aderir, os interessados devem preencher a Ficha de Adesão e enviá-la para o e-mail vantoni@sp.gov.br
 
 
São Paulo terá Feira do Livro Infantil 
 
A 2ª edição da Feira do Livro Infantil, Juvenil & Quadrinhos de São Paulo acontecerá no Pavilhão da Bienal entre os dias 6 e 14 de agosto. Os organizadores do evento esperam uma grande visitação escolar, pois já estão agendadas as visitas de mais de 73 mil alunos de colégios públicos e particulares. Além do contato com cerca de 38 mil títulos, entre livros e quadrinhos, os estudantes poderão participar de atividades diferenciadas na Arena Infantil e na Arena Universitária. O evento integra o calendário de ações do VIVALEITURA, como é conhecido o Ano Ibero-americano da Leitura no Brasil. 
 
 
Site da semana 
 
O novo site da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) já está no ar. Agora, em www.abeu.org.br, é fácil acompanhar as notícias do setor editorial universitário, conhecer os associados da entidade e acessar uma caprichada área de imprensa com releases e imagens. 
 
 
Frase da semana  
 
“A leitura é a viagem dos que não podem pegar o trem.“ 
 
Francis de Croisset 
Dramaturgo francês 
(1877-1937) 

Menu de acessibilidade