Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Sul indica lista tríplice para Câmara do Livro e Leitura 
 
Os dirigentes da cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná escolheram os nomes que vão compor a lista tríplice de onde sairá o representante da Região Sul para integrar a Câmara Setorial do Livro e Leitura (CSLL), que está sendo formada pelo Ministério da Cultura (MinC). Os indicados foram o presidente da Câmara Riograndense do Livro, Waldir da Silveira, a escritora Maria Helena Furlaneto, da Associação Cultura de Autores Independentes, do Paraná, e Rosálvio Sartortt, coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina. 
 
A escolha do representante do Sul será anunciada em agosto pelo ministro Gilberto Gil e foi a forma encontrada pelo MinC para evitar que um único segmento pudesse indicar apenas seus indicados nas cinco regiões do País e gerar um desequilíbrio na composição de Câmara, que terá 44 membros do Estado, Setor Privado e Terceiro Setor. Os três nomes foram definidos a partir da videoconferência realizada na quinta-feira (14/7) pelo MinC em Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, e também transmitida ao vivo pela Internet pela TV PontoCom, do Instituto Embratel
 
 
Videoconferência do Sudeste já tem data marcada 
 
A videoconferência do Sudeste para discutir a formação da Câmara Setorial do Livro e Leitura (CSLL) já tem data e locais marcados. Ela acontecerá no próximo dia 27/7 (quarta-feira), das 14 às 17 horas, de forma simultânea no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 
 
Assim como as videoconferências das regiões Nordeste e Sul, o evento terá transmissão ao vivo pela Internet, feita pelo Instituto Embratel, permitindo que internautas de todo o Brasil e mesmo do exterior assistam o encontro e participem por e-mail (vivaleitura@click21.com.br). Em Belo Horizonte, Rio e São Paulo, a videoconferência será no Instituto Embratel. Em Vitória, deverá acontecer na Universidade Federal do Espírito Santo. 
 
 
SESC Rio organiza Simpósio Internacional de Contadores de Histórias 
 
Uma viagem pelos quatro cantos da terra através das histórias. Essa é a essência do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias, uma realização do SESC Rio que acontece de 27 a 31 de julho no Espaço SESC (Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana), no Rio de Janeiro, e integra o calendário do Ano Ibero-americano da Leitura, o VIVALEITURA 2005. Em sua quinta edição, o evento reunirá profissionais da arte de contar histórias do Brasil e de diversos países, a partir do tema “Minha terra tem histórias“, em uma grande homenagem aos escritores que falam de suas terras.  
 
Durante cinco dias, o público poderá participar de atividades diversas entre oficinas e mesas de debates, além de conferir a performance artística dos contadores de histórias em apresentações diárias e na Maratona de Contos – sessão ininterrupta de contos que se inicia às 18 horas do sábado (30) e termina às 18 horas de domingo (31). Uma grande novidade na programação deste ano será o Mercado da Palavra Dom Quixote de La Mancha – um mercado com feira de livros, espaço de leitura e outras atividades, que será montado na área externa do SESC Copacabana.  
 
Todas as atividades têm entrada franca, mas há vagas limitadas para as oficinas (inscrições no dia 27/7, a partir das 17h, no Espaço SESC). Mais informações no site www.sescrio.org.br, pelo e-mail simposiohistorias@hotmail.com ou pelos telefones (21) 3904-2210 e 21-9828-0767. 
 
 
Congresso discute livro, leitura e bibliotecas na cidadania 
 
O XXI CBBD (Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Ciência da Informação), que acontece de 17 a 22/7 em Curitiba (PR), vai reunir durante seis dias especialistas brasileiros e estrangeiros em bibliotecas, Ciências da Informação e Políticas de Leitura em uma programação com mais de 30 palestras e debates, além de mesas-redondas e apresentação de trabalhos técnicos.  
 
No dia 18/07, a sessão do congresso – que integra o calendário do Ano Ibero-americano da Leitura – começa com o escritor Domingos Pellegrini, que falará sobre “Livros e Bibliotecas: Coração da Sociedade da Informação“, e o coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura, Galeno Amorim, do Ministério da Cultura. Veja a programação completa no site da Federação Brasileira das Associações de Bibliotecários. 
 
 
PNLL amplia debate sobre políticas de leitura para deficientes visuais 
 
As discussões iniciadas durante a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em maio, para a instituição de uma Política de Leitura para Deficientes Visuais estão sendo intensificadas nos últimos dias para gerar propostas para um capítulo específico no documento com as Diretrizes Básicas para Uma Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas (2005/2022), que está sendo elaborado para ser encaminhado à Câmara Setorial do Livro e Leitura.  
 
Na semana passada, por exemplo, foi realizada uma reunião entre as várias áreas do governo federal com ações na área – Casa Civil, Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Serpro – e dirigentes da Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros) e o Grupo Abril para discutir uma maior participação das editoras de livros escolares e apresentar novas propostas para fazer avançar a oferta de livros para deficientes visuais. Um novo encontro – inclusive com a participação de outras instituições – está marcado para a primeira semana de agosto. E dia 18/07, às 14h, o coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Galeno Amorim, do MinC, abre um debate na Biblioteca Estadual do Paraná, em Curitiba, sobre a “Acessibilidade das Pessoas com Deficiência ao Livro Digital“, coordenado por Airton Símile Marques, da Seção Braille da biblioteca. 
 
 
Literatura nordestina busca fortalecimento 
 
O I Encontro do Autor Cearense – realizado na primeira semana de julho, em Fortaleza (CE), na Faculdade Sete de Setembro (FA7), dentro da programação do 3º Simpósio Internacional de Educação do Ceará, que integra o calendário do VIVALEITURA 2005 – foi o mote para um conjunto de ações que vem sendo preparado por diversas instituições e pela Secretaria de Estado da Cultura do Ceará para tentar fortalecer a produção literária e a distribuição dos livros editados pelo mercado editorial regional.  
 
O evento foi coordenado pela presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Estado do Ceará (Sindilivros), Mileide Flores, e terá outros desdobramentos nos próximos meses. O assunto também foi tema de reunião entre o governador do Ceará, Lúcio Alcântara, a secretária de Cultura do Estado, Cláudia Leitão, e Galeno Amorim, do Ministério da Cultura. 
 
 
Biblioteca Nacional lança revista sobre história 
 
Revista de História é nome da nova publicação da Fundação Biblioteca Nacional, que será lançada dia 19/07 no Auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional, no Rio, com apoio da Petrobrás e da Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional, a Sabin. A edição número 1 traz, entre outros assuntos, uma entrevista com o historiador Alberto Costa e Silva, a história da fuga de dom João VI para o Brasil com os bastidores da viagem da família real portuguesa e, ainda, um relato sobre a participação infantil na Guerra de Canudos. 
 
 
Site da semana 
 
O site do Instituto Ecofuturo apresenta um levantamento bastante abrangente das bibliotecas espalhadas pelo Brasil. O link www.ecofuturo.org.br/bibliotecas/default.asp permite a busca de bibliotecas públicas e do 3º em todas as regiões brasileiras. 
 
 
Frase da semana  
 
“O tempo para ler, assim como o tempo 
para amar, aumenta o tempo para viver.“ 
 
Daniel Pennac 
Ensaísta francês 

Menu de acessibilidade