Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Videoconferência da CSLL no Centro-Oeste será na Quinta 
 
O Ministério da Cultura realiza no dia 04/08, das 9 às 12h, a Videoconferência Região Centro-Oeste sobre a “Câmara Setorial do Livro e Leitura“. O evento acontecerá simultaneamente em Brasília e nas quatro capitais do Centro-Oeste (Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Palmas). Na oportunidade, será apresentada e debatida a proposta de funcionamento da CSLL (formulada a partir de um amplo processo de debates e consultas em todo o País) e encaminhada a escolha dos nomes da lista tríplice de onde sairá o representante do Centro-Oeste na CSLL.  
 
A videoconferência será realizada nos seguintes locais: em Brasília, no Instituto Embratel, quadra 05, Bloco D/E; em Goiânia, no Instituto Embratel, rua 02, 339, Centro; em Campo Grande, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Em Cuiabá, no Banco da Amazônia, av. Getúlio Vargas, 313; e em Palmas, no Banco da Amazônia, 103 Sul Avenida NS-01, Conjunto 03, Lote 43, 1o. Pav. Para participar, é necessário confirmar presença até terça-feira (2/8), às 17h, pelo e-mail fomedelivro@minc.gov.br.  
 
A Videoconferência / Região Centro-Oeste CSLL também será transmitida ao vivo pela Internet. Para participar via Internet, basta acessar o site do Instituto Embratel (www.institutoembratel.org.br ) e entrar na “TV PontoCom“. As participações via Internet também poderão ser feitas pelo e-mail vivaleitura@click21.com.br. Clique aqui para conhecer as propostas consolidadas e o estudo de composição da CSLL. 
 
 
Sudeste indica lista tríplice para Câmara Setorial do Livro e Leitura 
 
Depois de três horas de debates, as entidades e os profissionais da cadeia produtiva e criativa do livro definiram, no dia 27/7, na videoconferência realizada simultaneamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Vitória, os nomes da lista tríplice de onde sairá o representante da Região Sudeste na Câmara Setorial do Livro e Leitura, que está sendo criada pelo Ministério da Cultura (MinC). Os indicados foram a professora Maria Antonieta Cunha, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Minas Gerais, Silvio Dante Folli, da Câmara do Livro do Espírito Santo, e Suzana Vargas, do Rio de Janeiro. O Estado de São Paulo abriu mão de indicar um nome e deu seu apoio à indicada por Minas.  
 
A escolha dos representantes das cinco macro-regiões do País será anunciada em agosto pelo ministro Gilberto Gil. Esta foi a forma encontrada pelo MinC para evitar que fossem indicados representantes de um único segmento nas regiões, o que poderia gerar um desequilíbrio na composição de Câmara, que terá 44 membros do Estado, Setor Privado e Terceiro Setor. A próxima videoconferência será no dia 04/08 no Centro-Oeste e a última está prevista para a segunda semana de agosto na Região Norte. 
 
 
Arca das Letras já implantou 630 minibibliotecas 
 
O projeto Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, entregou, na última semana, mais 146 minibibliotecas em comunidades quilombolas e assentamentos agrários no Piauí e Rio Grande do Norte, totalizando 630 até agora nos dois últimos anos. Na última semana de agosto, os municípios piauienses de União, Miguel Alves, Campo Maior, Sigefredo Pacheco, Barras e Beneditinos receberam 90 arcas das letras, como as minibibliotecas de 230 livros acondicionados em caixas-estantes de madeira são chamadas.  
 
A cidade potiguar de Campo Grande recebeu outras 56 arcas. Vale lembrar que, junto com a entrega das arcas, é feito o treinamento de agentes de leitura que pertencem às próprias comunidades beneficiadas e que ficam responsáveis pela manutenção das bibliotecas. Até agora, o projeto Arca das Letras já distribuiu 165 mil livros e formou cerca de 1.500 agentes de leitura nos assentamentos agrários e comunidades quilombolas espalhados pelo Brasil, beneficiando mais de 55 mil famílias. O governo federal pretende instalar mais 1250 mini-bibliotecas até 2006. O Arca das Letras – que integra o calendário do Ano Ibero-americano da Leitura, o VIVALEITURA – é apoiado pelos ministérios da Cultura, Educação e Justiça, Banco do Brasil, Programa Fome Zero e, ainda, por governos estaduais. 
 
 
MEC universaliza livros didáticos para alunos cegos 
 
Pela primeira vez, todos os alunos cegos do ensino fundamental, matriculados na rede pública ou em escolas especializadas, sem fins lucrativos, receberão livros didáticos em braile. O Ministério da Educação (MEC), por meio de convênio com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, está investindo R$ 2,6 milhões na produção de 70 mil exemplares em braile, com títulos de matemática, português, história, geografia e ciências. É a maior produção desses livros na história da educação do país.  
 
A distribuição dos livros – que faz parte do calendário do Ano Ibero-americano da Leitura, o VIVALEITURA 2005 – começa em agosto. Serão cerca de 5 mil alunos beneficiados até o fim do ano em 1.285 escolas. Também foram produzidos títulos paradidáticos (livros infanto-juvenis, romances, entre outros). Nos últimos dois anos, o MEC investiu R$ 3,5 milhões na modernização do parque gráfico do Instituto Benjamin Constant para a produção e impressão de livros didáticos, títulos e materiais em braile. 
 
 
MEC distribuirá livros para o programa Escola Aberta  
 
O Ministério da Educação vai distribuir 1.000 kits com 24 livros, em agosto, para as 1.000 escolas públicas de ensino básico que participam do programa Escola Aberta. O programa oferece atividades de aprendizado e lazer em escolas públicas, nos fins de semana. O Escola Aberta já funciona em 155 escolas das regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Vitória e Recife. No final de agosto, será expandido para as de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.  
 
Além das oficinas de cultura, esporte, dança, direitos humanos e diversidade, o Escola Aberta terá oficinas de leitura, com obras de Clarice Lispector, Machado de Assis, Silvio Romero e Rachel de Queiroz, que fazem parte da coleção Literatura em Minha Casa, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). 
 
 
Bienal em nova data e novo local 
 
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2006 não será mais realizada no ExpoCenter. O evento ocupará no ano que vem o Pavilhão de Exposições do Anhembi. Para se adequar ao calendário do novo local, a data de realização da Bienal teve de ser antecipada para o período de 9 a 19 de março. 
 
 
Nestlé relança prêmio de literatura 
 
A Nestlé está relançando o Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira, uma das ações do VIVALEITURA 2005. A premiação será concedida ao melhor livro de romance publicado em 2004. A obra vencedora fará parte do projeto Viagem Nestlé Pela Literatura 2006 e será distribuída para 15 mil professores em todo o País. Clique aqui para mais informações. 
 
 
Site da semana 
 
O portal da revista Entrelivros, no endereço revistaentrelivros.uol.com.br, traz notícias exclusivas e algumas das matérias publicadas na revista. O site ainda traz enquetes, resenhas, uma lista de mais vendidos e uma agenda de eventos. 
 
Frase da semana  
 
“Amar a leitura é trocar horas de tédio por horas de inefável e deliciosa companhia.“ 
 
John Fitzgerald Kennedy 
Ex-presidente norte-americano 
(1917-1963) 

Menu de acessibilidade