Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Região Norte terá videoconferência da CSLL no dia 11 de agosto 
 
O Ministério da Cultura realiza no dia 11/08, das 10 às 13h (horário de Brasília), a Videoconferência Região Norte sobre a “Câmara Setorial do Livro e Leitura“. O evento acontecerá simultaneamente nas capitais do Norte (Rio Branco, Manaus, Macapá, São Luiz, Belém, Porto Velho, Boa Vista e Palmas). Na oportunidade, será apresentada e debatida a proposta de funcionamento da CSLL (formulada a partir de um amplo processo de debates e consultas em todo o País) e encaminhada a escolha dos nomes da lista tríplice de onde sairá o representante da região Norte na CSLL.  
 
A videoconferência será realizada em instalações do Banco da Amazônia nos seguintes endereços: em Rio Branco, na rua Arlindo Porto Leal, 199, Centro; em Macapá, na avenida Coroacy Nunes, 34, Centro; em Manaus, na avenida Senador Alvaro Maia, 416; em São Luiz, na avenida Pedro II, 140, Centro; em Belém, na avenida Presidente Vargas, 800; em Porto Velho, na avenida Presidente Dutra, 2853; em Boa Vista, na praça C. Civ. J. Nabuco, 106; e em Palmas, no endereço 103 sul, Av. NS – 01, Conj. 03, Lote 4.  
 
Para participar, é necessário confirmar presença até terça-feira (9/8), às 17h, pelo e-mail fomedelivro@minc.gov.br. A Videoconferência / Região Norte CSLL também será transmitida ao vivo pela Internet. Para participar, basta acessar o site do Instituto Embratel (www.institutoembratel.org.br) e entrar na “TV PontoCom“. As participações via Internet também poderão ser feitas pelo e-mail vivaleitura@click21.com.br
 
 
Centro-Oeste defende macro-políticas para livro e leitura 
 
A defesa da implementação de um conjunto de medidas macro-políticas na área do livro, leitura e bibliotecas deu o tom na videoconferência para a criação da Câmara Setorial do Livro e Leitura (CSLL), realizada no dia 04/08 pelo Ministério da Cultura na Região Centro-Oeste.  
 
Após três horas de debate com a participação do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, foi consenso entre os representantes de editores, livreiros, autores, bibliotecários, especialistas em leitura e dirigentes estaduais e municipais a necessidade da instituição de uma política setorial a longo prazo, instituições e recursos orçamentários para garantir a continuidade das ações do Estado, setor privado e terceiro setor nesta área. Foi indicado, inicialmente, um nome de cada um dos estados e do Distrito Federal e nesta semana os coordenadores das mesas em Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Goiânia apresentarão ao Ministério da Cultura a lista tríplice de onde sairá o representante da região Centro-Oeste na Câmara Setorial.  
 
Os três nomes serão escolhidos pela própria região entre as professoras Lucília Garcês, da Universidade de Brasília (UnB), Maria das Graças Monteiro Castro, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Horácio Porto Filho, da Editora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e Carlos Alberto Vellani, do mercado editorial no Mato Grosso. 
 
 
Série da TV Escola debate o livro e as mídias na educação 
 
Os professores do ensino fundamental e médio têm, esta semana, a chance de conhecer melhor a política da oferta de materiais didáticos do Ministério da Educação, especialmente do livro, sua qualidade, uso em sala de aula e outras mídias e linguagens. O tema será apresentado pela TV Escola em série inédita com cinco programas, a ser exibida pelo Salto para o Futuro, entre os dias 8 e 12 de agosto. 
 
Os programas, com duração de uma hora cada, abordam estes temas: segunda-feira, 8, a política de materiais didáticos; terça-feira, 9, avaliar para melhor usar; quarta-feira, 10, livros em sala de aula; quinta-feira, 11, impressos e outros materiais didáticos em sala de aula; sexta-feira, 12, outras mídias e linguagens na escola. A série será apresentada pela TV Escola, ao vivo, das 19h às 20h. No dia seguinte, será reprisada às 11h e às 15h, pelas TVs Educativas e emissoras comerciais do convênio do MEC com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (MEC/Abert). Os detalhes dos programas podem ser consultados na página eletrônica da TVE Brasil
 
 
MEC vai distribuir 40 mil livros didáticos em braile  
 
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) vai assinar, nesta semana, convênio com a Fundação Dorina Nowill para Cegos para a produção de 40.030 livros didáticos que serão distribuídos aos estudantes cegos da rede pública brasileira de ensino. O novo convênio, no valor de R$ 1,6 milhão, prevê o atendimento dos 3.443 alunos cegos de todas as 1.244 escolas públicas do país e das escolas especializadas sem fins lucrativos, do ensino fundamental. Serão distribuídos 40.030 livros didáticos em braile, de 128 títulos diferentes das cinco disciplinas, até o ano letivo de 2006. 
 
 
Feira do Livro Infantil a todo vapor em São Paulo 
 
A 2ª Feira do Livro Infantil, Juvenil & Quadrinhos de São Paulo, que integra o calendário do Ano Ibero-americano da Leitura – o VIVALEITURA -, abriu suas portas no último dia 6/8 na Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera. O evento ocupa 10 mil m2 com estandes de 150 editoras que trazem ao público cerca de 50 mil títulos. Os organizadores da feira esperam a visita de mais de 70 mil alunos das redes de ensino particular e pública. 
 
Além do contato com os livros, os estudantes podem participar de atividades na Arena Infantil e na Arena Universitária. Os apreciadores de quadrinhos, por sua vez, podem visitar a edição especial do Fest Comix, que integra o evento e promove palestras, sessões de autógrafos, cursos e outras atividades. 
 
 
Salão movimenta a vida cultural de BH 
 
A sexta edição do já consagrado Salão do Livro de Minas Gerais & Encontro de Literatura, que começa esta semana em Belo Horizonte, traz a mais diversificada programação de seus seis anos de história, norteada por mesas-redondas e entrevistas com autores, discutindo a importância e a contribuição dos escritores mineiros para a Literatura Brasileira, além da grande feira de livros com preços promocionais.  
 
O evento, que espera receber mais de 130 mil pessoas neste ano, acontece de 11 a 21 de agosto, das 9 às 22 horas. Toda a programação é gratuita. Destaque para a homenagem a Fernando Sabino, falecido no ano passado. O evento, que faz parte do calendário do VIVALEITURA, é promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e da Câmara Mineira do Livro, com patrocínio da USIMINAS, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 
 
 
Seminário Internacional reúne especialistas em Passo Fundo 
 
Paralelo à 11ª Jornada Nacional de Literatura, de 22 a 26 de agosto, em Passo Fundo, o 4º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio vai discutir diversos temas ligados à leitura. O evento reunirá entidades e teóricos de várias partes do mundo envolvidos em projetos de leitura. Conheça a programação no site da Jornada, que integra o calendário do VIVALEITURA. 
 
 
Brasil Alfabetizado recebe projetos até o dia 14 
 
O programa Brasil Alfabetizado recebe até 14 de agosto os projetos de alfabetização das organizações não-governamentais (ONGs) e instituições de ensino superior interessadas em participar do programa em 2005. Com recursos de R$ 220 milhões para este ano, a meta do Ministério da Educação é atender 2,2 milhões de jovens e adultos brasileiros. 
 
 
Site da semana 
 
Com o objetivo de proporcionar conhecimento e troca de informações entre as escritoras brasileiras, além de divulgar obras de suas associadas, a Rede de Escritoras Brasileiras mantém o site rebra.org. No espaço virtual, é possível conhecer links interessantes e o serviço Livros Eletrônicos Rebra (LER). 
 
 
Frase da semana  
 
“Creio que uma forma de felicidade é a leitura.“ 
 
Jorge Luis Borges 
escritor argentino 
(1899-1986) 

Menu de acessibilidade