Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nova proposta para a CSLL já foi apresentada 
 
O Ministério da Cultura (MinC) disponibilizou uma nova proposta para a Câmara Setorial do Livro e Leitura (CSLL). Ela foi consolidada com base em sugestões encaminhadas após a videoconferência realizada em 22/2 e inclui um representante de cada macro-região do País (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), o que fez o número de participantes do futuro fórum consultivo do setor do livro aumentar de 35 para 40. Clique aqui para saber mais e fazer o download da nova proposta consolidada para formação e funcionamento da CSLL.  
 
Dez anos de Biblioteca Viva 
 
A Fundação Abrinq e o Citigroup lançam no dia 15/3 o livro Biblioteca Viva – Fazendo História com livros e leitura para celebrar os 10 anos do Programa Biblioteca Viva no País. O lançamento faz parte das comemorações do Ano Ibero-americano da Leitura, o VIVALEITURA. O Biblioteca Viva já beneficiou 140 mil crianças e jovens em 293 núcleos de bibliotecas. Realizado em 12 cidades brasileiras, o programa selecionou e distribuiu 57 mil livros, possibilitando a capacitação de 597 mediadores de leitura. Em homenagem ao VIVALEITURA e aos 10 anos do Biblioteca Viva, o Citigroup oferece à comunidade a exposição “Biblioteca e Leitura“, que acontece no Espaço Cultural do Citigroup, na Avenida Paulista, 1.111, de seg a sex, das 9 às 19h, e sáb, dom e fer, das 10 às 17h.  
 
Brasil reeleito vice no Cerlalc 
 
O Brasil foi reeleito na semana passada, durante reunião anual realizada no México, para mais um mandato como vice-presidente do Comitê Executivo do Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc), órgão vinculado a Unesco e que tem como foco o apoio aos governos de 21 países da Europa e Américas para o desenvolvimento de políticas para o livro, leitura e bibliotecas. O Cerlalc é o responsável, entre dezenas de outras ações, pela organização do calendário internacional do Ano Ibero-americano da Leitura. O Chile foi reeleito para a presidência do Comitê Executivo e o México para a presidência do Conselho. O representante brasileiro no Cerlalc é o coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura/Fome de Livro, Galeno Amorim.  
 
MDA espalha minibibliotecas em Pernambuco 
 
No ultimo dia 11/3, a comunidade quilombola de Castaínho, localizada no município pernambucano de Garanhuns, foi palco entrega de 52 minibibliotecas do projeto Arca da Letras, da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), que integra o calendário do VIVALEITURA 2005. Antes do evento, houve um treinamento de capacitação dos agentes de leitura que ficarão responsáveis pelas arcas, como são chamadas as minibibliotecas de cerca de 230 livros. 
 
Entre os agentes de leitura, Adeílza Henrique, da comunidade de Craíbas, chamava a atenção. No seu colo, o pequeno Raí, de apenas 1 mês e 16 dias de idade, parecia indiferente ao treinamento que sua mãe recebia com muita atenção. Apreciadora de poesia, Adaílza cresceu sem livros por perto e parecia feliz com o fato de o pequeno Raí poder contar com estes amigos de papel. Com a entrega, o Arca das Letras coloca uma miniblibioteca em cada uma das 62 comunidades quilombolas de Pernambuco, atingindo 9.526 famílias com 14.152 livros.  
 
Dia da Poesia 
 

Comemora-se no dia 14/3 o Dia Nacional da Poesia. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento do poeta Castro Alves. O Ministério da Cultura está aproveitando a data para divulgar um banco de poesias intitulado “Jardim de Poesias“. No espaço serão encontrados biografias de poetas, nomes de livros e links para visitas em sites de poesias. No primeiro momento o banco de poesias já têm 52 poetas selecionados. O intuito é aumentar esse número, além de possibilitar a todos um contato com a poesia brasileira através de todos os meios disponíveis de comunicação. O MinC terá como função intermediar e ser um agente de recolhimento do trabalho desses poetas. Para os que desejarem fazer parte do Jardim de Poesias basta enviar seus livros para: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Cultura, que fica na Esplanada dos Ministérios Bloco B sala 306 – Brasília/DF – CEP 70068-900.  
 
Escolas podem remanejar livros pela internet 
 
Escolas e secretarias estaduais e municipais de educação poderão usar, a partir desta semana, um sistema desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) para auxiliar as redes públicas de ensino fundamental a remanejar os livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Acessando o Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica (Siscort) no sítio eletrônico do FNDE (www.fnde.gov.br), as escolas das redes públicas será capazes de verificar a disponibilidade de livros nas unidades educacionais mais próximas e, também, de registrar possíveis sobras em sua instituição.  
 
MinC faz 20 anos 
 
O Ministério da Cultura vai comemorar seus 20 anos de existência no dia 15 de março com o Seminário Cultura e Desenvolvimento, a se realizar no Complexo Cultural do MinC, em Brasília. O evento acontece a partir das 10h, com a presença do ministro Gilberto Gil, do secretário-executivo Juca Ferreira, de todos os secretários, presidentes de instituições vinculadas ao ministério e, ainda, coordenadores e assessores. Já confirmaram presença os ex-ministros da Cultura José Aparecido de Oliveira, Aluísio Pimenta, Hugo Napoleão, Ipojuca Pontes, Sérgio Paulo Rouanet, José Jerônimo Moscardo e Luiz Roberto Nascimento Silva. Cada um deles fará uma conferência no período da tarde. O ministro Gilberto Gil também se pronunciará. 
 
Site da semana  
 
O portal Paralelos (www.paralelos.org) se autodenomina “uma espécie de confraria de escritores incuráveis e leitores ávidos em torno de um movimento, de uma articulação para estimular a produção literária em seus diversos níveis“. Suas páginas virtuais apresentam textos de escritores contemporâneos e procuram apresentar um panorama da novíssima literatura brasileira.  
 
Frase da semana  
 
“O fato central de minha vida foi a existência das palavras e a possibilidade de tecê-las em poesia.“ 
 
Jorge Luis Borges 
Escritor argentino 
(1899 – 1886)  
 

Menu de acessibilidade