Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

São Paulo sedia Fórum Ibero-Americano da Indústria Editorial 
 
Os principais líderes da indústria editorial dos países ibero-americanos e representantes dos ministérios da Cultura, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil estarão reunidos entre os dias 14 e 16/4, em São Paulo, para debater as atuais oportunidades de intercâmbio comercial entre o Brasil e a Comunidade Ibero-americana.  
 
Organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Fórum Ibero-Americano da Indústria Editorial integra o calendário do Vivaleitura 2005. O evento já tem confirmadas as presenças dos conferencistas Raul Gonzalo Arboleda Palácio (presidente do Grupo Interamericano de Editores); Mário Mendes de Moura (presidente da União dos Editores Portugueses); Emiliano Martinez (presidente da Federação de Grêmios de Editores da Espanha); Mário César Camargo (presidente da ABIGRAF); e Galeno Amorim (coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura do Ministério da Cultura).  
 
Durante os 3 dias, serão discutidos o potencial do livro brasileiro como produto de exportação; as políticas do livro em Portugal e na Espanha; a política nacional de estímulo a autores brasileiros; as estratégias para o desenvolvimento da indústria do livro no Brasil e abertura de novos mercados, entre outros temas. Clique aqui para se inscrever e para obter mais informações.  
 
Cerlalc investe na formação de livreiros 
 
Um brasileiro está entre os 19 livreiros latino-americanos selecionados para participar do projeto de formação de livreiros criado pelo Centro de Fomento ao Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc) – organismo ligado à Unesco – para fortalecer a cadeia produtiva do livro na região. Trata-se de José Carlos Tavares Carvalho, de Alfenas (MG). Em 2004, dois livreiros do Rio foram escolhidos. As atividades do projeto prevêem cursos no exterior, troca de experiências entre pequenos e médios empresários do setor e a instituição de uma rede latino-americana de livrarias.  
 
A primeira atividade do projeto, desenvolvido em parceria com o Ministério da Cultura e a Associação Nacional de Livrarias no Brasil, será um curso que terá início no dia 30/3 em Antigua, na Guatemala. O principal enfoque dessa atividade, segundo o sub-diretor de Livro e Desenvolvimento do Cerlalc, Julián David Corrêa, será o desenvolvimento de estratégias de leitura nos pontos de venda. O projeto de formação de empreendedores do setor livreiro vai integrar o Plano Nacional do Livro e Leitura, o Fome de Livro, coordenado pelo Ministério da Cultura, e faz parte do calendário do VIVALEITURA 2005.  
 
Sempre Um Papo integra calendário do VIVALEITURA 
 
Criado no ano de 1986, em Belo Horizonte, o projeto Sempre Um Papo surgiu com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, através de descontraídas palestras com os maiores nomes da cultura nacional. Três vezes por mês, o projeto proporciona um bate-papo interessante entre autor e público. Pelo Sempre Um Papo, já passaram mais de 2 mil convidados e um público de 800 mil espectadores. Com a ótima aceitação na capital mineira, o projeto venceu fronteiras.  
 
Em 2003, chegou ao Rio de Janeiro, onde, mensalmente, na Casa de Cultura Laura Alvim, os cariocas participam de calorosos bate-papos literários. Em 2004, foi a vez de Brasília receber quinzenalmente os convidados do Sempre Um Papo no conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal. Em 2005, o Sempre Um Papo integra o calendário de atividades do VIVALEITURA – como é chamado o Ano Ibero-Americano da Leitura no Brasil -, e vários informações sobre o projeto já se encontram no site www.vivaleitura.com.br. Lá, é possível cadastrar qualquer projeto de incentivo à leitura ou ligado a livros e literatura, permitindo sua divulgação automática ao grande público e a uma grande rede de profissionais envolvidos com o desenvolvimento da leitura no País.  
 
FNDE inicia operação Livro na Escola 
 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) iniciou a operação Livro na Escola, que vai monitorar o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2005), o Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) e o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).  
 
A operação também vai transmitir orientações, colher subsídios para a otimização das ações dos programas e aperfeiçoar a comunicação com os técnicos diretamente envolvidos nas secretarias estaduais e municipais de educação e nas regionais de ensino. “Vamos verificar as estratégias usadas pelas secretarias de educação (seducs) para o remanejamento de livros e a distribuição da reserva técnica, além do cumprimento das ações determinadas no termo de compromisso assinado com os estados“, disse o coordenador-geral dos programas do livro, Alexandre Serwy  
 
Comemoração de 50 anos de Pedro Páramo no MinC 
 
A embaixada do México comemorou, na semana passada, os 50 anos da publicação do livro Pedro Páramo, do escritor Juan Rulfo, com uma noitada cultural no auditório do Ministério da Cultura. O evento – que faz parte do calendário brasileiro do Ano Ibero-americano da Leitura, que também está acontecendo no México e em outros 20 países – reuniu personalidades como o escritor e senador José Sarney, a ex-presidente da Academia Brasileira de Letras Nélida Piñon e o escritor Eric Nepomuceno, amigo de Rulfo e tradutor da edição comemorativa da maior novela mexicana, além de embaixadora Cecília Sotto. Todos falaram sobre sobre a obra e a vida do autor e assistiram a um documento produzido por um dos filhos do escritor, que morreu 1986 e deixou também um livro de contos.  
 
Site da semana  
 
O espaço virtual Balaio de Textos, uma iniciativa do SESC São Paulo capitaneada pelo escritor João Silvério Trevisan, recebe textos de escritores de todo o Brasil que são discutidos ao vivo, todas as quintas-feiras, das 20h às 22h, em um bate-papo virtual aberto ao público. Os textos ficam à disposição dos internautas com uma semana antecedência. O endereço do site é www.sescsp.org.br/sesc/convivencia/oficina/frabalaio.htm
 
Frase da semana  
 

“Mostre-me uma família de leitores, e lhe mostrarei o povo que dirigirá o mundo.“ 
 
Napoleão Bonaparte 
Imperador francês 
(1769-1821)  
 

Menu de acessibilidade