Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Contagem regressiva para a Bienal do Rio 
 
De 12 a 22 de maio, o Riocentro será palco da XII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que este ano homenageia a França e é um dos principais eventos das comemorações em 21 países do Ano Ibero-americano da Leitura .  
 
Com uma programação cultural reformulada e revitalizada, o evento vai oferecer um novo espaço para o contato de escritores com o público e um local especialmente reservado para a leitura de poesias, além da transmissão ao vivo das atrações mais concorridas em um auditório com capacidade para 500 pessoas. 
 
Essas são algumas das novidades desta edição, que conta com a presença de autores renomados internacionalmente, como Tom Wolfe, DBC Pierre, Colm Tóibin, José Eduardo Agualusa, Oliver Sacks e Lars Saabye Christensen e 16 escritores franceses que fazem parte da delegação do país homenageado. Dos 24 autores estrangeiros, 21 fazem parte da programação cultural oficial da Bienal ao lado de 230 escritores brasileiros em quase 100 sessões literárias. A Arena Jovem, sucesso em 2003, está de volta este ano.  
 
A Bienal terá também outra novidade, a Praça do Autógrafo, um espaço especialmente reservado para os escritores autografarem seus livros. Os ingressos para o evento já podem ser comprados antecipadamente no site oficial do evento.
 
Ano da Leitura deve ter mais de 100 mil ações no Brasil 
 
O número de projetos, programas, eventos e outras atividades desenvolvidas por governos, empresas privadas e organizações não-governamentais em 2005 no País, quando se comemora o Ano Ibero-americano da Leitura, deve chegar a 100 mil até dezembro.  
 
A estimativa foi divulgada pelo coordenador geral do VIVALEITURA 2005 (como o Ano é chamado no Brasil), Galeno Amorim, do Ministério da Cultura. A maior parte dessas ações, segundo o próprio coordenador, já acontecia antes. “O Ano da Leitura funciona, na verdade, como mote para mobilizar, identificar, integrar e dar maior sinergia às ações e, ao mesmo tempo, estimular a criação de novos projetos e programas de iniciativa da iniciativa privada, Terceiro Setor e do governo em seus níveis“, disse Galeno. 
 
Esses eventos vão desde as 60 feiras de livros em todas as regiões do País até as duas centenas de seminários, palestras, congressos e colóquios nacionais e internacionais durante todo o ano. Quase 2 mil editores e livreiros estão ajudando a divulgar o Ano da Leitura em seus catálogos, sites e em atividades para estimular a leitura, como os encontros entre escritores e leitores. Além da participação da rede de 5 mil bibliotecas públicas, ONGs e universidades, a maior presença é a de cerca de 90 mil escolas públicas e privadas. 
 
Turbine Sua Biblioteca 
 
Depois de colocar no mercado um suplemento especial sobre livros que circula junto com a revista Bravo!, o grupo Abril dá uma outra contribuição para a difusão do livro. Desta vez será na revista Você SA, publicação destinada a executivos e homens de negócio em geral.  
 
Dentro do compromisso da enpresa de participar ativamente das comemorações do Ano Ibero-americano da Leitura no Brasil, a revista criou a seção “Eu Leio – Turbine Sua Biblioteca“, que traz mensalmente a resenha de alguma obra sobre os temas abordados pela sua linha editorial. Os próprios leitores podem votar pela internet nos títulos que querem ver resenhados na edição seguinte. 
 
Um ano desligando a TV 
 
Neste mês de maio, a campanha “Desliga a televisão e vai ler um livro“, da MTV, completa um ano. Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, a emissora interrompe diariamente sua programação e coloca uma tela preta no ar com a frase escrita em letras brancas.  
 
No início, a ação durava apenas 15 segundos, mas a repercussão foi tão grande que a campanha – que também integra o calendário de projetos do VIVALEITURA – atualmente fica no ar por 15 minutos, com inserções no período da tarde. Baseada em dados do Ibope, a MTV informou que entre os dias 1º de novembro do ano passado e 27 de abril deste ano a mensagem chegou a 7,5 milhões de telespectadores só na Grande São Paulo. 
 
Jornal do Brasil dedicará mais espaço ao livro 
 
No último dia 1º de maio, o Caderno B, do Jornal do Brasil, foi “reinaugurado“ sob o comando do escritor e ilustrador Ziraldo. A boa notícia é que o tradicional caderno do periódico carioca pretende a partir de agora dar um maior espaço aos livros e à leitura.  
 
“Timidamente, o Caderno B vai começar um pequeno movimento de reação. Vamos ter a primeira página diária de um jornal brasileiro dedicada, exclusivamente, ao livro. Um espaço pra gente falar do que está acontecendo na área, o que se está lendo, o que achamos que se deve ler, que autor está uma fera porque não falam do livro dele, enfim, um espaço com cara de clube de leitura, um espaço aberto para o livro“, avisou Ziraldo em texto editorial no dia 1º de maio. 
 
Campanha madrilenha envia livros para o Brasil 
 
O Brasil foi o país escolhido para a edição de 2005 da campanha “Dia do Livro Solidário“, que anualmente é convocada pelo governo autônomo de Madri e que visa a estimular a generosidade dos cidadãos para que doem um livro destinado às bibliotecas dos países latino-americanos.  
 
A campanha, que teve o lema “Ponha seu livro no Brasil“, foi realizada no último dia 2 de maio no centro da capital espanhola. Dez voluntários recolheram os exemplares doados durante um período de dez horas e pelo menos 15 mil livros foram arrecadados.  
 
A campanha está sendo desenvolvida com o Ministério da Cultura do Brasil e os livros vão integrar o acervo do Projeto Bibliotecas de Fronteira, que o MinC e seus parceiros – MEC, Ministério das Relações Exteriores, Correios, Caixa Econômica Federal e Petrobrás – levarão para 60 municípios brasileiros do RS, SC, PR e MS. 
 
ABEC entregará prêmio literário na Bienal do Rio 
 
A Associação Brasileira de Editores Cristãos (ABEC) já divulgou a lista de finalistas de seu novo Prêmio Areté, ao qual concorreram 290 produtos divididos em 29 categorias. A lista pode ser acessada no site da entidade. www.abec.com.br.  
 
A cerimônia de premiação do Areté acontece durante a 12ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, no dia 14 de maio, a partir das 10h. O Prêmio Areté integra o calendário do VIVALEITURA 2005. 
 
Lançada a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto 
 
A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Fundação Feira do Livro lançaram esta semana a 5ª edição da Feira Nacional do Livro, que será realizado em setembro. No ano passado, a feira contou com a participação de 171 editoras – que venderam 342 mil livros – e registrou a visita de 288 mil pessoas. Mais de 300 escritores também marcaram presença no evento que é considerado uma das maiores feiras de livros a céu aberto – depois de Porto Alegre – da América Latina. 
 
Site da semana 
 
Imagine se todas as notícias do mundo dos livros chegassem, resumidas, todos os dias a sua caixa postal de e-mails. Sonho? Realidade. O serviço já existe, chama-se PublishNews e é totalmente gratuito. Para assinar o boletim, basta acessar o site www.publishnews.com.br e cadastrar seu nome e e-mail. 
 
Frase da semana  
 
“O prazer de entrar em uma livraria e encontrar coisas que não se pensava existir é único, insubstituível.“ 
 
Laurence Hallewell 
Acadêmico inglês 

Menu de acessibilidade