Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

VIVALEITURA terá intensa programação na Bienal do Rio 
 
O Comitê Executivo do Ano Ibero-americano, o VIVALEITURA 2005, que tem na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro um dos eventos mais importantes do seu calendário para este ano na América Latina, preparou uma programação própria para os dias de feira.  
 
Além da programação cultural bastante intensa desenvolvida pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) – que também integra o calendário do VIVALEITURA -, o Comitê Executivo, com apoio da sua seção no Rio de Janeiro, organizou uma série de encontros com bibliotecários, professores, escritores, reitores, editores, livreiros e outros membros da cadeia produtiva do livro para fazer um balanço das ações, ampliar a mobilização nacional que deve reunir 100 mil parceiros no decorrer do ano e, ainda, intensificar o calendário do Ano da Leitura no Brasil no segundo semestre. 
 
O espaço do VIVALEITURA funcionará no Café Universitário, dentro do estande da ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias), onde também acontecerá parte da programação prevista para a Bienal. No espaço do VIVALEITURA, os interessados poderão navegar no site www.vivaleitura.com.br e cadastrar seus projetos e ações. Confira abaixo a programação e agende sua participação. A Bienal Internacional do Livro acontece de 12 a 22/5 no Riocentro (Av. Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ ). O estande da ABEU está localizado no pavilhão Vermelho, no endereço 31A / 46A. 
 
VIVALEITURA reúne bibliotecários na Bienal 
 
O Comitê Executivo do VIVALEITURA do Rio vai promover no dia 12/5, das 14h às 15h, no Café da ABEU, no estande da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), na Bienal do Livro, uma reunião com bibliotecários, educadores, cidadãos e instituições que atuam em projetos de estímulo à leitura. O objetivo é fazer um balanço das ações desenvolvidas até agora para comemorar o Ano Ibero-americano da Leitura e intensificar as atividades no Estado.  
 
O encontro está sendo organizado pela coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas do Rio de Janeiro, Ana Ligia Medeiros, que também responde pelo VIVALEITURA no Estado. Para participar, é necessário confirmar presença pelos telefones: (21) 2252-6810 ou (21) 2224-6184. 
 
Reitores e editoras universitárias no VIVALEITURA 
 
Os reitores e dirigentes das editoras universitárias do Brasil vão se reunir no dia 12/5, às 15h, para discutir formas de intensificar a participação das universidades no calendário do VIVALEITURA 2005. O encontro vai acontecer no Café da ABEU, no estande da entidade na Bienal do Livro do Rio, onde também será debatida a participação do segmento na definição das políticas públicas setoriais. 
 
PNLL debate política de leitura para deficientes visuais 
 
Vai acontecer no dia 13/5, das 11h às 13h, no Café Universitário, no estande da ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias), na Bienal do Livro, uma mesa-redonda sobre políticas de leitura para deficientes visuais. Será um bate-papo informal comandado pelo coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Galeno Amorim, do Ministério da Cultura, e terá a participação de representantes do MEC, do SERPRO (que vai lançar dois softwares para leitura de textos), de organizações não-governamentais e de interessados em geral no tema. A entrada é aberta ao público mas o número de vagas é limitado. 
 
BNDES e MinC vão anunciar medidas para o mercado editorial 
 
O BNDES e o MinC têm um encontro marcado com editores, livreiros e representantes dos demais elos da cadeia produtiva do livro no dia 13/5, das 17h às 19h, na Bienal Internacional do Livro do Rio, para apresentar um primeiro pacote de medidas criadas pelo banco para atender o mercado editorial brasileiro.  
 
Resultante dos estudos realizados até agora por essas duas áreas do governo federal para compor o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), conforme pronunciamento do presidente Lula no final do ano passado, as medidas marcam o início de nova fase na relação entre BNDES e a cadeia produtiva do livro.  
 
Autores e ilustradores debatem Ano da Leitura 
 
A Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEI-LIJ) vai realizar uma assembléia entre autores e ilustradores no dia 14/5, às 11h, na Bienal do Livro, para discutir a Câmara Setorial do Livro e Leitura. A segunda parte do encontro, com presença do coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do Ministério da Cultura, prevê um debate sobre a participação da entidade e dos escritores e ilustradores brasileiros na programação do Ano Ibero-americano da Leitura, o VIVALEITURA.  
 
Olimpíada de Leitura anuncia vencedores 
 
Será realizada no sábado 14/5, às 11h, no Auditório Carlos Drummond de Andrade, na Bienal do Livro do Rio, a cerimônia de premiação da Olimpíada de Leitura, uma iniciativa das editoras Moderna e Salamandra e da Fundação Carlos Chagas para alunos de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. Estarão presentes os escritores Pedro Bandeira, Eva Furnari, Ana Maria Machado, Walcyr Carrasco e Adriana Falcão. O projeto integra o calendário do VIVALEITURA. 
 
Convenção de livreiros discute incentivo à leitura 
 
O estímulo à leitura é um dos principais temas da 15ª Convenção Nacional de Livrarias, que acontece entre os dias 9 e 11/5 no Rio. No último dia, das 8h45 às 10h45, um painel vai tratar especificamente do VIVALEITURA e das ações do Estado na área, como a criação da Câmara Setorial do Livro e Leitura, o Fundo Pró-Leitura e o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que integrará os projetos e programas do Estado, setor privado e Terceiro Setor na área.  
 
Site da semana  
 
O site da Associação Brasileira dos Editores de Livros (Abrelivros) traz notícias diárias sobre o mundo da educação e do livro didático, e também informações atualizadas sobre os programas de compras do governo, como o PNLD e o PNBE. Além disso, no endereço www.abrelivros.org.br, é possível se cadastrar gratuitamente para receber o boletim eletrônico da entidade. 
 
Frase da semana  
 
“Você não precisa queimar livros para destruir uma cultura. Basta fazer com que as pessoas parem de lê-los.“ 
 
Mahatma Gandhi 
Líder indiano 
(1869 – 1948) 

Menu de acessibilidade