ISBN passa a ter 13 dígitos a partir de 1º de agosto
Segundo comunicado da Agência Brasileira do ISBN, a partir do dia 1º de agosto de 2006, entrará em funcionamento o sistema de atribuição de números do ISBN com 13 dígitos. Até o dia 31 de dezembro de 2006 continuarão a serem recebidos os ISBNs com 10 dígitos (solicitados até o dia 1º de outubro de 2006), mas partir de 1º de janeiro de 2007 a Agência operará exclusivamente com o sistema de 13 dígitos. Será distribuído, no ato do cadastramento ou quando solicitado, o novo Manual do Editor 2006/2007 com informações atualizadas sobre o sistema ISBN 13 dígitos e normas de atribuição e solicitação de ISBN. Os formulários foram modificados seguindo orientação do CERLALC (Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe) para unificação dos dados das Agências ISBN na América Latina. Mais informações, no site da Biblioteca Nacional.
Prêmio Vivaleitura: 2741 trabalhos inscritos
Com a inclusão do projetos recebidos via correio, a comissão do Prêmio Vivaleitura contabiliza até o momento 2.741 trabalhos inscritos. Na Categoria 1 (Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias), foram 144 inscrições; na Categoria 2 (Escolas públicas e privadas), 1.185; e na Categoria 3 (Pessoas físicas, universidades e instituições da sociedade que desenvolvam trabalhos na área de leitura), 1.412. A comissão julgadora vai levar em conta a originalidade do trabalho, o impacto na construção da cidadania, os recursos utilizados, a pertinência e a abrangência da ação na comunidade, a duração e os resultados alcançados. O Prêmio Vivaleitura é uma iniciativa inédita do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cultura (MinC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). A realização e o patrocínio são da Fundação Santillana, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O Prêmio Vivaleitura faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
Leitura é Vida estimula a distribuição de livros universitários
O Programa Leitura é Vida integra o Eixo 3 (Valorização da leitura e comunicação) do Plano Nacional do Livro e Leitura. Iniciativa da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) que congrega mais de 115 editoras, o projeto consiste em uma ampla divulgação, por meio de cartazes, folders e outras mídias, de uma campanha de estímulo à leitura do livro universitário. O projeto pretende ainda estimular a compra e a distribuição do livro universitário pelas livrarias do Brasil. Para conhecer melhor o programa, clique aqui.
Prêmio FUNARTE de Dramaturgia
O prêmio que integra o Eixo 4 (Apoio à economia do livro) do PNLL incentiva o surgimento de textos teatrais inéditos, nas categorias teatro adulto e teatro para a infância e juventude. Os novos autores recebem, além do prêmio em dinheiro, a publicação da obra pela FUNARTE (Fundação Nacional de Arte). Serão 24 premiados, divididos por região do país – seis do Norte e Centro-Oeste, seis do Sudeste, seis do Sul e seis do Nordeste. Para conhecer melhor o projeto, clique aqui.
Flip será marcada por debates políticos nacionais e internacionais
Em sua quarta edição, a Festa Literária Internacional de Parati (Flip) será marcada pela homenagem ao escritor baiano Jorge Amado (1912-2001). Uma das estrelas será a americana Toni Morrison que aborda em seus livros a pesada herança da escravidão. Além dela, a lista dos que podem estimular o debate político inclui o poeta palestino Mourid Barghouti, militante da causa de seu povo, o poeta performático Benjamin Zephaniah, rastafari britânico e ativista; e o romancista paquistanês Tariq Ali, editor da “New Left Review“. Outra atração é o escritor mexicano David Toscana. Considerado uma grata revelação da nova literatura latino-americana, ele vai lançar na Flip seu segundo romance publicado em português – “Santa Maria do Circo”. A Flip ocorre entre 9 e 13 de agosto.
MEC divulga resultado do 1º Concurso Literatura para Todos
Os jurados do 1° Concurso Literatura para Todos anunciaram a indicação dos premiados. Foram 2.095 obras recebidas, das quais foram selecionados por categoria contos e novelas, crônicas, poesias, biografias, tradição oral e teatro. Foram feitas duas indicações de menções honrosas para a categoria poesias e contos, além da recomendação de uma obra para o programa de formação de alfabetizadores e professoras de educação de jovens e adultos (EJA). Confira a relação dos vencedores.
Livros na 5ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (CIC)
Além de assistir a uma série de filmes educativos, os participantes da 5ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (SC), que termina no dia 16 de julho, podem se deliciar com mais de 300 livros infantis. Trata-se de parte do acervo da futura Biblioteca Barca dos Livros, um projeto da Sociedade Amantes da Leitura de Florianópolis, ONG existente desde 2003. Em parceria com o SESC/SC, a Sociedade bancou também a reimpressão de 8 mil exemplares de “O Patinho Feio“, de Hans Christian Andersen, que serão distribuídos às crianças de escolas públicas da região. Confira a programação do evento.
Biblioteca Mário de Andrade passará por reformas
A Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no centro de São Paulo, será fechada para reformas no começo de setembro e reabrirá em um ano e meio. As principais intervenções serão a construção de um mezanino e de um túnel subterrâneo. O projeto vai custar R$ 20 milhões e o dinheiro virá do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Iniciado em 2002, o projeto de recuperação da Mário de Andrade inclui reformas da estrutura do prédio, digitalização e disponibilização on-line do acervo e reinserção da BMA no circuito cultural paulistano com iniciativas como o Colégio de São Paulo, entre outras ações. Recebendo em média 460 pessoas de todo o país por dia, a Mário de Andrade tem um acervo de 3,2 milhões de itens, sendo 300 mil livros. É a segunda maior biblioteca brasileira, depois da Biblioteca Nacional, do Rio de Janeiro.
Prêmio Fnac-Maison de France anuncia vencedores
Em sua quarta edição, o Prêmio Fnac-Maison de France, promovido pela Embaixada da França no Brasil e pela Fnac e concedido às melhores obras de autores franceses contemporâneos publicadas no Brasil, escolheu as vencedoras. Na categoria Ciências Humanas, “Conversas – 1948“, de Maurice Merleau-Ponty (Martins Fontes) e na Categoria Ficção, “Villegagnon ou a utopia tropical“, de Serge Elmalan (Record). Entre 1º e 15 de julho, as obras vencedoras ganharão destaque especial nas seis lojas da Fnac Brasil.
Biblioteca virtual tem downloads gratuitos
O Brasil já conta com uma biblioteca virtual gratuita para textos – e também arquivos de imagem, vídeos e som – que já estão em domínio público ou que receberam licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes. Lançado em novembro de 2004 pelo Ministério da Educação, o portal www.dominiopublico.gov.br possui um acervo de mais de 500 títulos. É possível pesquisar e baixar, gratuitamente, arquivos destas obras, consultando pelo seu autor ou conteúdo. A Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, também tem acesso gratuito para suas obras digitalizadas, cujo número total de itens já passa de 4.500. O site www.bn.br destaca, no acervo digitalizado, Projetos Temáticos e uma lista de Tesouros da Biblioteca Nacional, como a Bíblia de Mogúncia e a primeira gramática em língua portuguesa.
Cursos sobre o Livro e a Leitura
Preparação e Revisão: O Trabalho com o Texto
Universidade do Livro
Datas: 24 a 27 de julho – das 18h às 21h
Docente: Ibraíma Dafonte Tavares – Formada em Letras, atua no mercado editorial desde 1988 como assistente editorial, revisora, tradutora e preparadora de textos. Foi assistente editorial no Círculo do Livro de 1990 a 1994 e coordenadora de conteúdo da America Online do Brasil de 2000 a 2003.
Local: Praça da Sé, 108 – São Paulo (SP)
Conteúdo: O trabalho do preparador de textos/copidesque e sua prática dentro de uma editora, as técnicas desenvolvidas e a revisão de provas; padronização e uniformização de critérios de revisão; os limites de intervenção do copidesque e do revisor.
Telefone de contato: (11) 3242-9555
E-mail: universidadedolivro@editora.unesp.br
Oficina de Redação Publicitária – A Sedução pela Narrativa
Escola do Livro
Datas: 21 de julho das 14h às 18h e 22 de julho das 9h às 18h
Palestrante: João Anzanello Carrascoza – professor da ECA/USP, vencedor de dezenas de prêmios literários e contabiliza 20 anos como redator publicitário.
Local: R. Cristiano Viana, 91, Pinheiros – São Paulo (SP)
Conteúdo: Técnicas fundamentais para a criação de textos com linguagem persuasiva e sua adaptação para o material interno e/ou externo da editora (orelhas, quarta capa, malas diretas, catálogos, folhetos, internet).
Telefone de contato: (11) 3069-1300
Fórum Permanente de Dramaturgia do Texto Teatral para Crianças
Casa da Leitura
Data:25 de julho às 18h
Debatedoras: Maria Helena Kühner e Magda Modesto
Local: Rua Pereira da Silva, 86, Laranjeiras – Rio de Janeiro (RJ)
Conteúdo: Leituras dramatizadas de textos teatrais infantis, seguidas de debate com especialistas e o público.
Telefone de contato: (21) 2557-7437
E-mail: proler@bn.br
Agenda
Feira do Livro da 58ª da SBPC
Quando: 16 a 21 de julho
Onde: USFC – Florianópolis (SC)
A Feira ocorrerá durante todo o período da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Eventos como lançamento de livros e tarde de autógrafos estão sendo programados. As editoras e livrarias interessadas em participar podem entrar em contato com os organizadores pelo e-mail: feiradolivro@sbpc.ufsc.br
Mais informações no site da SBPC
Simpósio Internacional de Contadores de Histórias
Quando: de 26 a 30 de julho
Onde: Espaço SESC – Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana – Rio de Janeiro (SP)
As oficinas e mesas redondas giram em torno do tema Histórias da mãe Terra (para contar as várias mitologias de criação dos seres e das coisas). Haverá maratona de contos, oficinas e mesas-redondas com participantes dos seguintes países: Brasil, Cuba, Uruguai, Peru, Colômbia e Espanha.
Mais informações – (21) 3904-2210 ou pelo email: simposiohistorias@rio.sky.com.br
Festa Literária Internacional de Parati
Quando: de 9 a 13 de agosto
Onde: Parati (RJ)
Mais informações no site da Flip.
34º Encontro Nacional de Editores e Livreiros
Quando: de 16 a 19 de agosto
Onde: Fortaleza (CE)
Promovido anualmente pela CBL, reúne os principais executivos da indústria do livro do país.
A ficha de inscrição está no site da CBL
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7 – Gênero e Preconceitos
Quando: de 28 a 30 de agosto
Onde: Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC)
Tema: Questões de gênero na literatura e na produção cultural para crianças.
Trata-se de um simpósio temático que apresenta trabalhos com fundamentação teórica e originalidade analítica, produtos instituídos como literatura para crianças e jovens, e outros objetos culturais circulantes, destinados a esse público em crescimento, formação e constante mudança, ao englobar representações de gênero e sexualidade que sirvam de mote para debate de seu potencial discriminatório.
Para mais informações, clique aqui.
8º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil
Quando: 28, 29 e 30 de agosto de 2006
Onde: Cinemateca do MAM – Rio de Janeiro (RJ)
Evento que busca a reflexão sobre a formação do leitor, literatura infantil e juvenil e suas múltiplas abordagens, tais como a ilustração, os textos indígenas e os textos teatrais.
Mais informações no site da FNLIJ
6ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto
Quando: De 15 a 24 de setembro
Onde: Ribeirão Preto (SP)
Palestras, salões de idéias, cafés filosóficos e simpósios são algumas das atrações do evento que ocupará uma área de 16 mil metros quadrados no centro da cidade.
Mais informações no site do evento