Boletim do PNLL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Programa no Piauí contabiliza empréstimo semanal de mais de 1.800 livros

Atuando nas escolas rurais dos municípios de Conde e Assunção, no Piauí, o programa Livro em Roda registrou em 2006 uma quantidade impressionante de empréstimos: mais de 1.800 livros por semana. Desenvolvido pela Associação Educativa Livro em Roda e integrado ao Eixo 1 (Democratização do acesso) do PNLL, o projeto atende além das crianças e adolescentes, seus familiares e funcionários das escolas do campo. O acervo da biblioteca circulante, constituído principalmente de literatura infantil e juvenil, é diversificado e atualizado, contribuindo para agilizar o processo de alfabetização. O objetivo é formar leitores que sintam prazer pela leitura, que não a vejam apenas como uma tarefa escolar a ser cumprida. Atualmente, são 21 escolas e 3 creches atendidas em Conde e 4 escolas de Assunção. O índice de alunos que semanalmente retiram livros chega a 90%. 

Prêmio Portugal Telecom: inscrições até 30 de março

O Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa contempla com R$ 150 mil (100mil para o primeiro colocado, 35 mil para o segundo e 15 mil para o terceiro) obras nas categorias: romance, conto, poesia, crônica, dramaturgia, biografia e autobiografia. Com inscrições abertas até o dia 30 de março, podem participar livros escritos em língua portuguesa com primeira edição no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2006 e livros escritos em língua portuguesa com primeira edição no exterior entre 1º de janeiro de 2003 e 31 de dezembro de 2006, desde que tenham sido publicados no Brasil no mesmo período. Fazendo parte do Eixo 4 (Desenvolvimento da Economia do Livro) do PNLL, o Prêmio Portugal Telecom tem como objetivo incentivar o intercâmbio literário entre os países lusófonos, prestigiar os escritores de língua portuguesa e divulgar a literatura em língua portuguesa. 

Escolas indígenas contam com material didático próprio 

As escolas indígenas iniciaram as aulas com uma nova série de materiais didáticos criados por professores e estudantes de povos das cinco regiões do Brasil. São produções nas línguas maternas, em português ou bilíngüe, financiadas com recursos do Ministério da Educação. Os 36 livros, sete CDs e um DVD foram selecionados pela Comissão Nacional de Apoio à Produção de Material Didático Indígena (Capema) em agosto de 2005 e produzidos em 2006. Entre os CDs, os povos terena, pataxó e pareci gravaram uma seleção de canções que falam sobre suas culturas. Os livros abordam desde a história dos povos até as lendas e a matemática. Mais informações no Portal MEC. 
 
Ciranda de Contos reúne grupos da terceira idade e alunos da escola pública na Bahia 
 
Em 2006, foram 11 escolas atendidas, durante sete semanas, totalizando 22 apresentações. Para 2007, há a intenção de continuar o projeto que reúne grupos de convivência da terceira idade – acompanhados por violeiros e pelo Grupo de Teatro Afã – para contar histórias e lendas aos alunos das escolas públicas de Ibotirama (Bahia). Programa que integra o Eixo 2 do PNLL (Fomento à leitura e à formação de mediadores), o Ciranda de Contos é fruto de uma parceria entre a Associação Beneficente Comunidade de Mãos Dadas – Alto do Fundão, a biblioteca pública municipal de Ibotirama e as escolas do entorno. Antes do inicio de cada encontro, há uma exibição de vídeo sobre o papel e a importância da biblioteca pública, tendo como apresentadores adolescentes moradores do Alto Fundão. 
 
Tem início o envio dos livros de literatura para as escolas públicas 
 
Mais de 7 milhões de livros de literatura já saíram de Brasília e em breve estarão nas bibliotecas das escolas públicas de ensino fundamental de todo o país. São exatamente 7.233.073 exemplares, divididos três diferentes acervos, que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) vai distribuir entre 46.700 escolas públicas de 5ª a 8ª série (6º a 9º ano). O acervo A conta com obras como O Auto da Compadecida, O Jovem JK, A Fantástica Fábrica de Chocolate, As Mil e Uma Noites e Feliz Ano Velho. No acervo B, 75 obras, entre elas: Moby Dick, O Quinze, Dom Quixote em Quadrinhos, Alexandre e Outros Heróis e As Crônicas de Nárnia. O acervo C trará, entre outros livros, As Mais Belas Lendas da Mitologia, Cem Anos de Soneto, Melhores Poemas de Mário Quintana, O Jovem Lennon e Uma Mulher Vestida de Sol.
 
Livros e gravuras históricos apreendidos na fronteira argentina 
 
A Aduana Argentina apreendeu em Puerto Iguazu, na fronteira com o Brasil, uma série de livros e gravuras de conteúdo histórico. A Interpol e o Iphan estão divulgando informações sobre este acervo para tentar identificar se existe algum registro de furto ou extravio no país. Clique aqui e confira as imagens das obras apreendidas. Entre as obras, estão 39 livros sobre História Natural, com mais de cem anos, ilustrados, nos idiomas inglês, francês e alemão e 22 gravuras da metade do século XIX. Alguns livros possuem carimbos da Fundação Oswaldo Cruz.
 

Menu de acessibilidade