Boletim do PNLL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

OEI quer ampliar cooperação com o Brasil e levar o VivaLeitura para a América Latina  
 
Fortalecer o ensino de espanhol nas escolas brasileiras, aumentar a presença da literatura brasileira no currículo escolar dos países ibero-americanos e levar o Prêmio VivaLeitura para toda a América Latina. Estes foram os temas tratados pelo secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Álvaro Marchesi Ullastres, e o secretário executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim. O encontro aconteceu no último dia 6 de março. O Prêmio VivaLeitura é uma iniciativa inédita do MEC, MinC e da OEI e tem como objetivo estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura. Ullastres afirmou que a OEI vai discutir a proposta da expansão do VivaLeitura com o MinC. 
 
Dia do Bibliotecário 
 
No Brasil, comemora-se em 12 de março o Dia do Bibliotecário. A data foi escolhida para homenagear Manuel Bastos Tigre, que nasceu nesse dia no ano de 1882. Engenheiro, ele deixou a carreira aos 33 anos para trabalhar com os livros, tendo passado pela Biblioteca da Associação Brasileira de Imprensa, a Biblioteca Nacional e a Biblioteca Central da Universidade do Brasil. O Dia do Bibliotecário foi instituído no Brasil em 1958, uma lembrança justa para todos os que, como Bastos Tigre, dedicam sua vida à Biblioteconomia. A equipe do PNLL também deixa aqui registrado os seus cumprimentos a estes profissionais. 
 
Dia da Poesia 
 
Outra data festiva desta semana é o Dia da Poesia, que se comemora em 14 de março como homenagem a Castro Alves. Mas essa é a data nacional. Em 21 de março, temos o Dia Mundial da Poesia. Uma dica é aproveitar o ensejo e navegar pela seção Diretório Mundial da Poesia, no site da UNESCO. É um espaço que reúne festivais, prêmios, revistas e instituições do “mundo poético”, além de links para outros endereços Web dedicados ao tema. 
 
Incentivo à leitura em um hospital de Santos 
 
Em 2006, as crianças e jovens atendidos pela Cooperativa Médico-Hospitalar de Santos receberam 3.500 livros, distribuídos em seis datas comemorativas. Esta Campanha de incentivo à leitura, que integra o Eixo 1 do PNLL, além de aproximar os jovens dos livros, também busca ajudar a convalescença numa instituição hospitalar. Aliando o prazer da leitura ao incentivo psicológico, diminui o trauma da internação e conscientiza o paciente dos benefícios da leitura. Agora, a meta é distribuir os livros em escolas municipais do bairro do Gonzaga, onde o hospital infantil está localizado, e levar o projeto para outras regiões de Santos. 
 
Ônibus-Biblioteca atende bairros carentes de São Paulo 
 
Criado em 1936, o serviço de Ônibus-Biblioteca da cidade de São Paulo, que agora passa a integrar o PNLL (Eixo 1 – Democratização do acesso), promove atividades culturais para as comunidades menos favorecidas do município. Atualmente, a Secretaria Municipal de Cultura conta com um ônibus-biblioteca com paradas pré-determinadas em cada dia da semana, visitando as localidades do Grajaú, Jardim Iguatemi, Vila São José, Vila Penteado, Parque São Rafael, Jardim Miriam e Cidade Tiradentes. O atendimento é feito das 9h30 às 15h e os procedimentos para empréstimo de publicações são os mesmos adotados nas bibliotecas municipais. 
 
Prêmio Maximiano Campos de Literatura 
 
As inscrições para o Prêmio Maximiano Campos de Literatura, que integra o Eixo 2 (Fomento à leitura e à formação de mediadores) do PNLL, foram prorrogadas e agora podem ser feitas até o dia 30 de junho. A categoria Alicerce, destinada aos alunos do ensino fundamental de Pernambuco, premia dissertações sobre o tema “O poder transformador do livro”. Os três primeiros lugares recebem, respectivamente, computador, câmera digital e MP3 Player. além de kits do IMC (Instituto Maximiano Campos) e publicação dos textos. A categoria Contos é voltada para os que têm escolaridade média concluída, que podem expor sua imaginação por meio da criação de histórias curtas. O primeiro lugar recebe 3 mil reais, o segundo, 2 mil reais, e o terceiro, mil reais, além de kits compostos pelos livros Na Estrada e Do Amor e Outras Loucuras, de Maximiano Campos, além da publicação dos textos em livro editado pelo IMC. 
 
Rosely Boschini é a nova presidente da CBL 
 
Após as eleições de fevereiro, mudança de diretoria na Câmara Brasileira do Livro. Rosely Boschini irá substituir Oswaldo Siciliano e será a primeira mulher a se tornar presidente da entidade que reúne editores, distribuidores, livreiros e empresários de venda direta em todo Brasil. Rosely assume o cargo pretendendo incrementar as feiras de livros e estimular o hábito de leitura entre estudantes e educadores. 
 
Bibliotecas de São Paulo voltam a ser administradas pela Secretaria de Cultura 
 
As 44 bibliotecas municipais da cidade de São Paulo antes ligadas às Subprefeituras vão agora ser administradas pela Secretaria de Cultura. No processo, foram criadas duas coordenadorias regionais: Leste I e Leste II , com unidades-pólo específicas, respectivamente as bibliotecas Adelpha Figueiredo e Cora Coralina. Já a Biblioteca Cassiano Ricardo se tornará unidade especializada e receberá acervo temático em Música. Os auditórios das bibliotecas Prefeito Prestes Maia, Hans Christian Andersen e Paulo Setúbal passam a integrar a rede de teatros distritais da cidade. 

Menu de acessibilidade