Democratizando a Literatura Acadêmica
O Projeto IEC/IPES: Democratizando a Literatura Acadêmica, que integra o Eixo 1 (Democratização do acesso) do PNLL, tem por objetivo ampliar e renovar o acervo das bibliotecas do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho e do Instituto José Marrocos de Pesquisa e Estudos Sócio Culturais, no Ceará. Com as bibliotecas reequipadas, professores e alunos, assim como a comunidade em geral, ganham um espaço para a pesquisa, leitura e socialização de conhecimentos em História, Sociologia, Antropologia, Cultura e Ecologia.
Blitz da Leitura
A distribuição gratuita de revistas de palavras-cruzadas, gibis e outros materiais em escolas públicas é a principal ação do projeto Blitz da Leitura, desenvolvido na cidade de Governador Valadares (MG) e que integra o Eixo 1 do PNLL. O objetivo é fazer com que as crianças carentes da pré-escola, primário e fundamental cultivem o hábito de leitura e também, por meio de parcerias, tenham facilitado o acesso ao teatro e outras manifestações culturais. Há também a realização de eventos, como concursos e o dia do gibi, onde é efetuado o acompanhamento das crianças, além de um trabalho junto aos pais para que estes incentivem seus filhos na leitura dos materiais e na participação dos encontros promovidos.
História da Leitura na Paraíba
A Universidade Federal da Paraíba desenvolve um projeto de pesquisa no qual investiga práticas sociais e culturais de leitura, tanto aquelas desenvolvidas no âmbito das instituições, com a escola, como as que não são oficialmente reconhecidas. Com isso, o História da Leitura na Paraíba: práticas e representações, que integra o Eixo 2 (Fomento à leitura e à formação de mediadores) do PNLL, torna visível a história da produção e circulação dos livros e das práticas de leitura no estado paraibano. O objetivo é, compreendendo as políticas de leitura ao longo da história, interferir nas práticas escolares de leitura. Uma parte do conhecimento adquirido no projeto pode ser conferido no acervo on-line do História da Leitura na Paraíba: práticas e representações.
Poesia ouvida
Em Cachoeira, na Bahia, um projeto multidisciplinar de arte-educação trabalha a escuta e a interpretação de poemas, contos, cordéis, causos e lendas registrados pela escrita ou transmitidos oralmente, incentivando os participantes da oficina à própria criação. É o Poesia Ouvida – Oficina de Investigação e Criação Literária, que integra o Eixo 2 do PNLL e envolve estudantes do ensino básico com idade entre 7 e 16 anos. Após a etapa de compreensão do texto, parte-se para o contato com poetas, cordelistas e pesquisadores. Por fim, os participantes são motivados para realizarem sua própria produção literária.
PNLL continua a crescer
Durante os meses de março e abril, a Equipe Técnica do Plano Nacional do Livro e Leitura publicou mais de 70 ações novas no seu Mapa de Ações. No mesmo período, foram cadastradas e estão em análise 59 novas ações. Além do crescimento, é preciso salientar a articulação entre as ações e a identificação das áreas onde não há programa de incentivo à leitura. Pois, como lembrou o recentemente o secretário executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, “existem muitas iniciativas de incentivo à leitura no país, mas elas estavam desarticuladas, o que causa uma perda de recursos financeiros e humanos“.
Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa on-line
A Academia Brasileira de Letras disponibiliza em seu site uma versão on-line do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. O banco de dados contém os verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações conforme descrito no Formulário Ortográfico. Organizado pela ABL, o Vocabulário Ortográfico determina a grafia de mais de 360.000 registros lexicais.
Concurso Histórias de Trabalho
A Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre está promovendo o Concurso Histórias de Trabalho. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral e poderão ser feitas de 21 de junho a 31 de agosto de 2007. Cada participante poderá se inscrever com até três trabalhos em uma ou mais categorias: Histórias Verdadeiras, Histórias Inventadas, Poesia, Histórias em Quadrinhos e Cartuns, Fotografia e Ensaio Acadêmico. Mais informações pelos telefone (51) 32216622, r. 223/229 ou e-mail zatti@smc.prefpoa.com.br.
Prêmio da Jovem Literatura Latino-Americana
O VI Prêmio da Jovem Literatura Latino-americana tem como objetivo descobrir talentos no continente, publicando a primeira obra de um escritor da região. Jovens brasileiros de até 35 anos que ainda não tenham publicado obra em forma de livro têm até o dia 30 de junho para enviarem os seus trabalhos. O resultado será divulgado em setembro e a entrega do prêmio acontecerá na Bienal do Livro de São Paulo, em 2008. Além da publicação bilíngüe e da distribuição do livro no Brasil e na França, o vencedor será contemplado com uma estadia de seis semanas em Saint-Nazaire (França), com ajuda de custo de 1.500 euros para despesas, bem como a passagem aérea.