Boletim do PNLL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Ler para Ser 
 
Estimular a criança e o jovem em situação de vulnerabilidade social para o desenvolvimento de sua identidade e cidadania é o intuito do projeto Ler para ser do Instituto Cultural Tecnologia e Arte – Tecnoarte e que faz parte do Eixo 2 do PNLL. Para alcançar esse objetivo, desenvolve atividades de leitura, inclusão digital, aulas de percussão e aulas de capoeira, além de brincadeiras diversas e o combate ao analfabetismo funcional. Entre seus objetivos específicos está o de fornecer ao jovem da periferia acesso a recursos culturais, criar programas permanentes de estímulo a leitura e sistematizar e difundir novas estratégias e recursos educacionais para o ensino da leitura. 
 
Biblioteca Cidadã 
 
No Paraná, os municípios que ainda não contam com os serviços de uma biblioteca pública são os alvos de ação de um projeto para a construção de novos espaços equipados com mobiliário, acervo com 1.500 obras selecionadas entre diversas áreas de conhecimento, equipamentos de áudio e vídeo. O Biblioteca Cidadã, que integra o Eixo 1 do PNLL, busca também incentivar a convivência comunitária em seus diferentes espaços e oferece acesso gratuito à Internet. Em 2006, o projeto contava com 42 Bibliotecas Públicas em funcionamento, 3 unidades aguardando inauguração, 5 em fase final de construção e 21 bibliotecas em início das obras. Para este ano, a previsão é de inaugurar 8 Bibliotecas Cidadãs da II fase, finalizar e inaugurar 21 Bibliotecas da III fase; construir e inaugurar 30 Bibliotecas da IV fase de implantação. 
 
Saiba mais sobre o mundo do livro e da leitura no site do PNLL 
 
No site do Plano Nacional do Livro e Leitura, há a seção Saiba Mais, que reúne artigos e informações sobre o universo do livro e da leitura. Lá, o usuário também encontra links para entidades do livro e também para endereços onde estão disponíveis pesquisas variadas sobre o tema da leitura, educação e economia. Além disso, pode acessar as Leis do Livro e Bibliotecas virtuais, além de acessar os Planos de Leitura da Espanha, Portugal, Argentina e Colômbia. O Saiba Mais está no menu lateral, no lado esquerdo do site.  
 
Prêmio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro para jovens brasileiros 
 
O estudante mineiro Estêvão Luís Silva foi o vencedor, na categoria prosa do escalão A (de 12 a 15 anos), da terceira edição do Prêmio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro com o trabalho “A história do corpo“. Outro mineiro, Gleidston Alis Campos, com “Duto“, foi o contemplado na categoria poesia do escalão B (16 a 20 anos). A vencedora da categoria poesia do escalão A foi a paulista Maria Tereza Pimenta com o trabalho “Três porquinhos e o lobo“. Os jovens brasileiros que quiserem participar da próxima edição do Prêmio têm até o dia 30 de junho para se inscreverem, o que pode ser feita no site do Prêmio. 
 
Argentina vence o Casa de Las Américas 
 
A vencedora do Prêmio Literário Casa de Las Américas na categoria romance foi a argentina Susana Silvestre, com Mil y una. Na categoria literatura brasileira, o prêmio foi para Um defeito de cor, romance de Ana Maria Gonçalves. O Prêmio de Poesia José Lezama Lima ficou com o colombiano Juan Manuel Roca e seu Cantar de Lejanía, e o da categoria Ensaio de tema artístico-literário com o cubano Alberto Abreu. Confira os demais ganhadores no site do Casa de Las Americas. 
 
Biblioteca Breve 2007 
 
Após ganhar o Prêmio literário Biblioteca Breve 2007 e um prêmio de 30 mil euros, Juan Manuel de Prada verá o seu romance El séptimo velo publicado em português. Seu trabalho foi escolhido dentre outros 392, sendo 174 deles provenientes da América Latina. Mas antes da tradução portuguesa, que sai no segundo semestre deste ano, o livro será publicado na terra natal do autor, a Espanha. 
 
Prêmios: inscrições abertas 
 
Prêmio Instituto Pensarte de Gestão Cultural 
Abrange trabalhos inscritos em todas as áreas ligadas à administração cultural, como planejamento, produção, memória, acervo, patrimônio, acesso, reflexão. São nove prêmios para os trabalhos vencedores que receberão cada um pelo menos três. Um troféu exclusivo, publicação do trabalho premiado em livro, incluindo edição comercial para distribuição e venda em livrarias. As inscrições poderão ser feitas por e-mail ou pelo correio até o dia 28 de fevereiro de 2007, mediante o pagamento da taxa de inscrição de R$40. Mais informações no site do Instituto Pensarte. 
 
Prêmio União Latina de Tradução Especializada – Brasil
As editoras especializadas, científicas e técnicas, os organismos científico-técnicos, empresas, universidades etc, poderão inscrever traduções em português, das áreas: Economia; Administração; Negócios; Direito; Ciências Naturais; Medicina; Ciências Exatas; Tecnologia; Informática; Ciências Humanas. O tradutor premiado receberá, em reais, o valor equivalente a dois mil dólares. Inscrições abertas até 30 de março de 2007. 
 
Prêmio Afrânio Coutinho 

Estão abertas desde o dia 2 de janeiro as inscrições para o Prêmio Afrânio Coutinho, que podem ser feitas diretamente no site da Academia Brasileira de Letras. Podem concorrer alunos e professores da área de ciências humanas, jornalistas, pesquisadores e usuários que tenham sido previamente inscritos na Biblioteca. O primeiro colocado receberá 8 mil reais, o segundo 5 mil e o terceiro 3 mil.. 
 
Jornada Nacional de Literatura em Passo Fundo 
 
Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, recebe entre os dias 27 e 31 de agosto a da 12ª Jornada Nacional de Literatura, cujo tema este ano é “A leitura da arte e arte da leitura”. O evento, que abriga também 2º Encontro da Academia Brasileira de Letras e o 6º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio, é uma grande oportunidade para debater com mais de 80 escritores nacionais e estrangeiros. Já a 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, destinada ao público infanto-juvenil, contará com a presença de 31 escritores. Na abertura da Jornada será anunciado o vencedor da atual edição do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, que destina R$ 100 mil ao vencedor e está com inscrições abertas até 11 de junho. O concurso, que integra o Eixo 5 do PNLL, é destinado a autores de romances escritos em língua portuguesa e publicados em qualquer país cuja língua oficial seja o português, em que a primeira edição tenha sido publicada entre junho de 2005 e 30 de maio de 2007. Mais informações no site da UFP

Menu de acessibilidade