Secretário executivo falas sobre novidades e metas do PNLL
Em entrevista para a Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Cultura, o secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), José Castilho Marques Neto falou sobre as propostas, metas e novidades do projeto que tem como objetivo promover o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas no Brasil. Iniciando com um resgate sobre como surgiu o PNLL, Castilho explica a grande proposta de unir Governo e Sociedade em torno do livro e da leitura, visando a construção de uma Política de Estado permanente para o setor. Ele também discorre sobre os objetivos para o próximo quadriênio, resultaldo do amplo debate realizado nos últimos três anos na forma de conferências, palestras, oficinas, seminários e mesas-redondas. Para terminar, informa que os critérios para a edição 2007 do Prêmio Vivaleitura já estão em discussão. Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui.
As bibliotecas escolares na América Latina
Por las bibliotecas escolares de Iberoamérica é o tema da edição 5 da revista Pensar el Libro, editada pelo CERLALC (Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe). O material apresentado é resultado de uma reflexão sobre o desenvolvimento das bibliotecas escolares que complementa estudo iniciado pelo CERLALC, a pedido dos países membros, com o intuito de aumentar o acesso e a circulação de livros e outros materiais de leitura. Neste número da Pensar el Libro, são debatidas, entre outras questões, a concepção da leitura e da escritura como práticas sociais, a necessidade da gerar relações entre a escola e a comunidade na qual está inserida, a formação dos bibliotecários em associação com os docentes para a criação de um projeto pedagógico e gerar processos participativos. A edição “Por las bibliotecas escolares de Iberoamérica” pode ser acessada na íntegra, clicando aqui.
Instituto Votorantim investe em literatura
Dos 19 projetos selecionados em 2006 pelo Programa Cultural Votorantim, três foram da área de literatura: Caravana Poética, Expedição Vaga Lume e Memória Local na Escola. Em 2007, o investimento em projetos de democratização cultural deverá ser da ordem de 8 milhões de reais. As propostas recebidas são encaminhadas a uma comissão técnica, formada por especialistas da área cultural e, posteriormente, ao Comitê Cultural e Conselho do Instituto Votorantim, responsável pela escolha final dos aprovados. O instituto também disponibiliza conteúdos sobre o tema democratização cultural em seu site. O projeto Política Cultural Votorantim faz parte do Eixo 2, Fomento à leitura e à formação de mediadores, do PNLL.
Novas bibliotecas em Santa Catarina
As cidades de Aurora, Ascurra, Doutor Pedrinho e Major Vieira, no interior de Santa Catarina, contam com novos espaços de leitura. É que uma parceria com a Fundação Biblioteca Nacional possibilitou a implantação de uma biblioteca pública em cada um desses municípios. O Conselho Diretivo e Coordenação Executiva do PNLL parabeniza a população de Aurora, Ascurra, Doutor Pedrinho e Major Vieira e suas prefeituras por esta conquista, reforçando a certeza de que o livro e a leitura, por intermédio das bibliotecas de acesso público, serão o melhor alicerce para o desenvolvimento social, político e econômico que o Brasil precisa para se tornar uma sociedade mais justa.
Obras Completas de Rui Barbosa são digitalizadas
Um acordo de cooperação entre a Fundação Casa de Rui Barbosa e o Supremo Tribunal Federal possibilitou a digitalização da coleção Obras Completas de Rui Barbosa. Os 137 volumes publicados e as 50 mil páginas em formato digital reúnem os trabalhos de Rui Barbosa tanto na área jurídica como política e jornalística no período de 1865 a 1923. A edição demandou trabalhos de pesquisa, sistematização e normatização e o resultado pode ser conferido nos arquivos digitais Obras completas de Rui Barbosa on line.
Livros argentinos distribuídos gratuitamente em Cuba
Segundo o Gramma Digital, a 16ª Feira Internacional do Livro de Cuba reuniu cerca de 600 mil pessoas durante os dias 8 e 18 de fevereiro. O evento, agora, sai de Havana e percorre 39 cidades do interior do país. O Gramma destaca que entre os livros mais procurados estavam Tinísima, da mexicana Elena Poniatowska, e Polo Montañez, café amargo con salvia, de Marisol Ramírez. E também informa que “os havaneses receberam gratuitamente cinco antologias de escritores argentinos (250 mil exemplares), preparadas especialmente para a Feira, uma vez que o país austral é o convidado de honra neste ano”.
Semana da Leitura em Portugal
Atividade integrada ao plano português de leitura, começa no próximo dia 5 de março a Semana Nacional da Leitura daquele país. As atividades incluem leituras, debates, espetáculos de poesia, dramatizações, sessões de leitura nas salas de aula e bibliotecas, encontros com escritores e ilustradores, concursos, exposições de trabalhos de crianças e jovens, decoração das escolas e das bibliotecas com poemas e trechos de obras, apresentação de projetos de leitura e feiras do livro.
ENCINE busca parceiros para formar biblioteca
ONG fundada em 1998, o ENCINE iniciou uma campanha para aquisição de livros, periódicos, vídeos, que possam compor o seu espaço de pesquisa e beneficiar a comunidade cearense na qual está inserida. São necessários livros das seguintes categorias: Direitos Humanos, Arte e Cultura (cinema, teatro, dança, literatura e outros), Comunicação, Tecnologia (internet, equipamentos de audiovisual), Sociologia, Filosofia, Empreendedorismo, dicionários (português, francês, inglês, espanhol) e juventude. O objetivo é promover os direitos fundamentais de crianças, adolescentes e jovens através da arte e da comunicação. O endereço do ENCINE é Rua Carlos Barbosa, 150 – Papicu, Fortaleza, Ceará. E o contato pode ser feito pelos e-mail raquel@encine.org.br ou pelo telefone (85)3262.5356. Mais informações, no site da instituição.