Boletim do Livro e Leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Dia Nacional do Livro reforça a importância da leitura 
 
Em 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Livro. A escolha da data pelo governo brasileiro em 1966 tem um motivo especial – a criação da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, em 1810, pelo rei D. João VI. Em 1980 a comemoração foi ampliada e criou-se a Semana Nacional do Livro, de 23 a 29 de outubro, a fim de reforçar a importância do livro e criar iniciativas que estimulem o gosto pela leitura em todos os cidadãos brasileiros. 
 
PNLL marca presença em eventos do PROLER 
 
José Castilho Marques Neto, secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), marcou presença em dois encontros regionais do PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura). Em 18 de outubro, Castilho participou da mesa-redonda de abertura do IX Encontro Regional do PROLER em Uberaba (MG), cujo tema era “O livro e a leitura – argumentação e experiências”. Em Campo Grande (MS), o secretário executivo do PNLL prestigiou o VII Encontro Estadual do PROLER, realizado como parte da comemoração da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, de 23 a 29 de outubro.  
 
Biblioteca incentiva os leitores mirins de Sumaré (SP) 
 
A Associação de Amigos de Nova Veneza, na cidade de Sumaré (SP), desenvolveu a ampliação das instalações da sua biblioteca comunitária “Eulália Maria de Rosis Pereira”, inscrita no Eixo 1 (Democratização de acesso) do PNLL. O acervo já alcança os 7 mil volumes, entre livros, revistas e periódicos. Localizada em uma área carente, a biblioteca se tornou ponto de referência do bairro. As crianças contam com um amplo espaço de atividades e podem realizar seus trabalhos escolares sob a supervisão de monitoras que desenvolvem nos pequenos o gosto pelos livros. 
 
Literatura sobre rodas 
 
A presença de uma bicicleta é motivo de alegria para os moradores de alguns municípios do Ceará e de bairros periféricos de Fortaleza. Trata-se do projeto Agentes de Leitura, uma proposta da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, para promover a democratização do acesso ao livro. Atualmente, 175 agentes de leitura atendem mais de quatro mil famílias e realizam empréstimos de livros, promovem cirandas e rodas de leituras comunitárias, despertando o interesse pela leitura de maneira prazerosa, crítica, dinâmica e reflexiva.  
 
Rachel de Queiroz e Lêdo Ivo integram acervo do Instituto Moreira Salles 
 
O Instituto Moreira Salles (IMS), que já adquiriu os acervos literários de Clarice Lispector (1925-1977) e Otto Lara Resende (1922-1992), acaba de enriquecer sua coleção com a compra dos acervos da escritora Rachel de Queiroz (1910-2003) e do alagoano Lêdo Ivo, de 82. A partir de agora, o IMS se responsabiliza pela guarda, conservação e difusão das coleções. Com a transferência dos acervos, o IMS vai reformar a área de reserva técnica de sua sede carioca, localizada no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro. 
 
Obras e documentos históricos a um clique do mouse 
 
Localizada em Recife (PE) e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) está digitalizando seu acervo. Só este ano, foram mais de 18.600 documentos que passaram pelo processo, entre eles, rótulos antigos de cigarro, fotografias, folhetos de cordéis e livros. Parte destes documentos está disponível em formato digital no site da Fundaj e no portal Domínio Público do MEC. 
 
Biblioteca Ciranda de Livros é inaugurada em Parati (RJ) 
 
Há quatro anos, a Associação Casa Azul promove o desenvolvimento sustentável de Parati por meio de duas importantes ações: a Festa Literária Internacional de Parati (FLIP) e o Programa Educativo Cirandas de Parati. Em 24 de outubro, a Associação inaugurou seu novo projeto – a Biblioteca Ciranda dos Livros. O acervo de mais de 2500 livros foi montado com ênfase na produção brasileira da literatura infantil e juvenil, e tem também seções específicas: clássicos da literatura universal, como “Dom Quixote” e “Romeu e Julieta”; livros de imagens; livros de arte-educação; e literatura especializada para educadores e mediadores de leitura. Qualquer educador da rede escolar de Parati, que engloba 30 escolas municipais, 2 estaduais e 5 particulares, pode solicitar o empréstimo de livros para utilização em sala de aula.  
 

Menu de acessibilidade