BNDES vai financiar indústrias voltadas para setor educacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abrirá, até o segundo semestre deste ano, uma linha de financiamento com objetivo de atender editoras, fábricas de material escolar e diversas modalidades de indústrias voltadas ao setor da Educação. É o que informou nesta quarta-feira, 26, o presidente do banco, Carlos Lessa, após audiência com o ministro da Educação, Cristovam Buarque.  
 
Os recursos serão alocados pela Diretoria de Inclusão Social, que já financia projetos educacionais. Só este ano, o BNDES recebeu 1.342 projetos na área de Educação pela arte, que destina R$ 4,8 milhões para financiamento. Lessa não adiantou quanto será destinado ao fomento industrial. 
 
O Ministério da Educação deverá fazer uma avaliação para definir as áreas prioritárias onde é grande a demanda por material escolar. O objetivo é nortear o BNDES na abertura de linhas de financiamento. Carlos Lessa lembrou que a missão do Banco é “ampliar a capacidade produtiva do País”. Segundo ele, é necessário dar cobertura ampla a setores da economia atrelados à demanda social. “Para promover o desenvolvimento na área da saúde, por exemplo, precisamos ampliar a produção de vacinas e de fármacos”, exemplificou. 
 
O BNDES é o principal agente financeiro oficial. Empreendimentos industriais, de infra-estrutura, agropecuária, comércio e serviços contam com recursos do banco, que vem apoiando também micro, pequenas e médias empresas.  
 

Menu de acessibilidade