Bienal do Rio chega ao fim com editoras reportando aumento nas vendas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O fim de semana foi de comemoração para editoras que decidiram entrar como expositores da 20ª Bienal Internacional do Livro Rio que encerrou a sua programação neste domingo (12). “As vendas da Bienal 2021 foram muito surpreendentes! Nos impressionou o apetite dos visitantes”, comentou Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), um dos realizadores do evento.

A Sextante, editora da qual Marcos é sócio, contabilizou crescimento de 30% em relação a 2019, ano de realização da última edição da Bienal. Em média, as pessoas que passaram pelo caixa do estande da editora compraram cinco livros. “As verbas das secretarias municipal e estadual de educação ajudaram muito o resultado”, analisou Pereira.

O Grupo Editorial Record também comemorou o que chamou de “melhor bienal da história do grupo”, que completou 79 anos neste domingo. Na comparação com 2019, a editora registrou aumento de 90% nas vendas computadas até o sábado. A Editora Vozes teve aumento de 30% de vendas em relação à 2019. Na Globo Livros houve um crescimento de 20% no primeiro fim de semana do evento comparado a Bienal anterior. Na Sextante até esta sexta-feira (10), o aumento tinha sido de 30% em relação ao evento de 2019; e na Intrínseca, de 15%.

O otimismo dos editores encontra respaldo nos números apontados pelos organizadores. Pesquisa realizada com os frequentadores aponta que 99% deles compraram pelo menos um livro na sua passagem pela Bienal.

 

Menu de acessibilidade