Base eletrônica do conhecimento em português

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em visita à sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris, o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, deve anunciar nesta terça-feira (11/5), um acordo para a construção de um serviço na internet que deverá tornar disponível o conteúdo em português de mais de 20 mil títulos em ciência e tecnologia.  
 
O objetivo é que o site, que se chamará E-livro, atenda a todos os países de língua portuguesa. O anúncio do apoio da Unesco à iniciativa contará com a presença do representante da organização no Brasil, Jorge Werthein, e de membros das missões diplomáticas das nações de língua portuguesa.  
 
O E-livro funcionará como uma biblioteca virtual, dando acesso a publicações de cerca de 150 editoras de diversos países, em português, inglês e espanhol. Além da consulta à mais relevante produção científica mundial, os pesquisadores poderão publicar seus artigos. Com isso, os idealizadores esperam criar, a médio prazo, uma rede de intercâmbio de conhecimento entre os países.  
 
“Essa é a forma mais direta de cooperação Sul-Sul, porque possibilita o acesso sem barreiras às informações, socializando o conhecimento”, disse Werthein.  
 
O acordo é resultado de uma discussão iniciada durante a 3ª Comissão Mundial de Ética do Conhecimento Científico e Tecnológico, realizada em dezembro de 2003, no Rio de Janeiro, que ocorreu paralelamente à reunião de ministros de ciência e tecnologia da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Na ocasião, os ministros assinaram uma declaração na qual se comprometeram a fortalecer os laços de cooperação entre os países, especialmente no campo da disseminação de conhecimento.  
 
Serviços similares ao E-livro já existem em inglês (www.ebrary.com ) e em espanhol (www.e-libro.com ).  

Menu de acessibilidade