Apoio da Abrelivros ao Programa Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Fome de Livro na Quebrada 
 
Os dirigentes do Movimento Hip Hop Organizado do Brasil (MHHOB) acertaram sua participação no Fome de Livro. Os grupos desenvolverão uma série de atividades de fomento à leitura em todo o País a partir de um projeto de apoio que eles próprios batizaram de Fome de Livro na Quebrada. Os detalhes foram acertados em reunião na semana passada na sede da coordenação do Fome de Livro, no Rio, com a presença de diversos militantes (Paulo Lins, Ferrez, Fabiana Merini e Preto Ghóez, entre outros) e de vários assessores do ministro da Cultura, Gilberto Gil.  
 
 
Bibliotecas no Hip Hop  
 
Além das bibliotecas públicas que começam a ser instaladas no segundo semestre nos mais de mil municípios que ainda não têm a sua, o Ministério da Cultura, através da Fundação Biblioteca Nacional, vai apoiar a abertura desses equipamentos nas periferias de 25 grandes cidades brasileiras, em especial nas regiões metropolitanas das capitais. Elas funcionarão em locais onde o movimento Hip Hop já desenvolve ou vai iniciar projetos de fomento à leitura. O formato dessas bibliotecas será definido nos próximos dias por um grupo formado por pesquisadores ligados aos movimentos populares e por militantes do Hip Hop.  
 
 
Apoio da Abrelivros ao programa 
 
A Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros) colocou à disposição do Fome de Livro uma rede formada por 1.000 divulgadores que trabalham nas editoras filiadas à entidade. Eles vão ajudar a divulgar e apoiar ações de estímulo à leitura em 65 mil escolas espalhadas por todo País. Em reunião de toda sua diretoria com a coordenação do programa, a Abrelivros também anunciou que estuda outras formas de apoio, como a captação de patrocínios junto aos associados e fornecedores para fortalecer a programação cultural das novas bibliotecas.  
 
 
 
Apoio ao Banco de Escritores 
 
Os editores ligados a Abrelivros também anunciaram a participação dos seus autores no banco de escritores-padrinhos das novas bibliotecas. A idéia é que cada autor brasileiro se torne padrinho de uma biblioteca, o que significa ir pelo menos uma vez até lá e acompanhar, ainda que à distância, o seu desenvolvimento. Outra iniciativa que teve o apoio da Abrelivros é o projeto itinerante (que já vem sendo discutido com outros parceiros do programa) para levar os escritores às bibliotecas de todo o País para que conversem com seus leitores.  
 
 
Integração dos projetos do Governo Federal  
 
Na quinta-feira, aconteceu uma nova rodada dos encontros entre dirigentes e técnicos de ministérios, estatais e programas federais com ações e projetos na área da leitura, livros e bibliotecas. Nos últimos dois meses, essas reuniões ocorreram a cada duas semanas para as apresentações das iniciativas no âmbito do governo federal e de formas de integrar as ações dentro do Fome de Livro, que além de ser um programa com metas específicas para os próximos três anos também está dando vida ao plano nacional de leitura. A partir de agora, as reuniões passam a ser mensais e ocorrem sempre na primeira quinta-feira de cada mês, às 14h30, no Auditório do Ministério da Cultura, em Brasília. A próxima, portanto, será no dia 3 de junho.  
 
 
 
SP quer zerar déficit ainda este ano 
 
A secretária da Cultura de São Paulo, Cláudia Costin, anunciou que o Estado pretende zerar ainda este ano o número de cidades sem bibliotecas (84, segundo levantamento feito no início do ano). O compromisso, assumido pelo governador Geraldo Alckmin na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, já está produzindo resultados. A ação no Estado é resultado de uma parceria entre os projetos Quero Ler e SP Um Estado de Leitores com o Fome de Livro.  
 
 
 
Feiras de livros no site  
 
Uma centena de feiras livros programadas para acontecer entre janeiro e dezembro deste ano já pode ser acessada no site do Fome de Livro. Organizada e disponibilizada pela primeira vez no Brasil, a lista traz as feiras de livros realizadas de Norte a Sul do Brasil e as 25 principais realizadas no Exterior. Nesta semana, o Programa também vai colocar no ar uma outra lista com os principais eventos literários que devem acontecer dentro e fora do País (encontros de escritores, fóruns, seminários e salões, entre outros). Em breve, uma outra novidade será a relação dos prêmios nacionais e internacionais para escritores.  
 
 
 
Na imprensa 
 
O Fome de Livro tem sido pauta permanente tanto na chamada grande imprensa como nos veículos de comunicação regionais, que têm divulgado notícias, artigos e entrevistas sobre o programa e, em conseqüência, sobre leitura, bibliotecas e livros. Na semana passada, por exemplo, a Globonews levou ao ar quatro vezes um especial do programa Espaço Aberto, apresentado por Carlos Monforte, que debateu o tema com o coordenador do Fome de Livro, Galeno Amorim, e com a presidente da Câmara do Livro do Distrito Federal, Íris Odete Borges.  
 
 
 
AGENDA 
 
1º Colóquio Internacional da História do Livro e da Leitura do Ceará 
Entre os próximos dias 28 e 30, o Circo das Letras realiza, em Fortaleza, o 1º Colóquio Internacional da História do Livro e da Leitura do Ceará. Entre os objetivos estão a criação de um intercâmbio entre os grandes centros de pesquisa do Brasil e da França e o incentivo ao desenvolvimento de pesquisas sobre a história do livro e da literatura no Nordeste. O Colóquio será no Auditório do Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, onde a Bossa Studio realiza, durante nove dias (de 22 a 30 de maio), o Circo das Letras – uma série de eventos de valorização à leitura e uma feira de livros com 28 expositores voltada à criança e ao adolescente. O evento tem apoio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. 
 
Seminário Nacional de Saúde e Leitura 
Durante quatro dias de outubro, o Seminário Nacional de Saúde e Leitura vai reunir, no Rio, representantes do Ministério da Cultura, ilustradores e escritores como Leonardo Boff para discutir a interação entre a leitura e o trabalho dos profissionais da Saúde. O evento é realizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional em Ciências da Saúde, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e diversos parceiros, entre eles o Proler – Programa Nacional de Leitura, da Fundação Biblioteca Nacional. A contribuição da leitura para a promoção da saúde, o trabalho do grupo Doutores da Alegria – que terá um representante no seminário – e as bibliotecas dentro de hospitais serão alguns dos temas em pauta.  
 
Programa Fome de Livro: fomedelivro@bn.br
Saiba mais sobre o Fome de Livro: www.bn.br
Informações para a imprensa, sugestões e críticas: flavialima@bn.br

.  
 
 
 

Menu de acessibilidade