Anuário Abrelivros: PNLD distribuiu mais de 100 milhões de livros didáticos em 2023

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A Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), que reúne as principais editoras de livros escolares do país, divulga nesta sexta-feira (6), durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a edição de 2024 do seu Anuário com o tema “O desafio da leitura”. Em 2023, foram distribuídos 102,5 milhões de exemplares, segundo os dados do volume, atingindo 30,7 milhões de alunos – o que corresponde a 81% do total de matrículas na rede pública de Educação Básica. As informações completas podem ser acessadas no site da Abrelivros.

O lançamento será no espaço Papo de Mercado MVB, às 17h15. Na ocasião, será realizado um painel que discutirá a importância da leitura no contexto educacional brasileiro, destacando os desafios enfrentados pelo setor e a necessidade de fomentar o hábito da leitura. Entre os participantes estão: Pedro Bandeira, autor renomado e reconhecido no cenário da literatura infantojuvenil; Nadja Cezar, Coordenadora-Geral dos Programas do Livros do FNDE/MEC e Secretária-Executiva do PNLL – Plano Nacional do Livro e Leitura; Ângelo Xavier, presidente da Abrelivros; e Maria José Nóbrega, consultora pedagógica do Instituto Vera Cruz. A mediação será de Paulo Camargo, jornalista e editor do Anuário Abrelivros.

O anuário

Com 104 páginas, o volume deste ano inclui infográficos, entrevistas com educadores, pesquisadores, além de apresentar os indicadores mais recentes da educação. Nesta terceira edição, a publicação traz a leitura como tema principal e ressalta a importância do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), incluindo, com maior destaque, dados sobre a distribuição de obras literárias pelo programa.

Em 2023, segundo os dados do Anuário, foram distribuídos 28,5 milhões de livros literários, com um valor de aquisição de R$ 332 milhões. O preço médio de aquisição é de R$ 11,60.

“Um dos desafios centrais do PNLD Literário é a ampliação significativa da diversidade de editoras participantes e títulos adquiridos”, diz um trecho do texto do Anuário. “No PNLD 2021, foram 580 obras diferentes, publicadas por 316 editoras. No entanto, a pluralidade não vem crescendo de forma constate e ainda está distante do patamar desejado. Um limitador à bibliodiversidade vem sendo a crescente restrição ao número de obras inscritas permitidas para cada editora e outras exigências que limitam o número de editoras que podem participar dos editais. Embora essas restrições sejam justificadas por questões operacionais do programa, trata-se de uma trava que não deixa toda a riqueza da produção literária brasileira fluir para nossas escolas”

Leitura

“A leitura é essencial para a construção do conhecimento, e a sua ausência provoca impactos profundos, inclusive na população adulta”, afirma Ângelo Xavier, presidente da Abrelivros. “Não se trata apenas de assegurar a alfabetização na idade adequada; é urgente desenvolver capacidades de leitura avançadas, que sejam capazes de enfrentar os complexos desafios da era da desinformação e das fake news. Ao oferecer informações detalhadas, análises criteriosas e dados sobre o setor de conteúdos escolares, o Anuário busca se consolidar como uma ferramenta estratégica de comunicação com todas as esferas de governo e a sociedade civil, reforçando a importância do livro escolar na formação educacional de qualidade no Brasil”.

Disponível também na versão digital e em braile, o volume destaca o PNLD como uma iniciativa consolidada há mais de oito décadas e responsável pela distribuição de mais de 1,4 bilhão de livros didáticos às escolas públicas do Brasil somente nos últimos dez anos.

Ciclo do PNLD

Nesta edição, o Anuário explica o ciclo de atendimento do PNLD, organizado em quatro anos, e que abrange todas as etapas do ensino básico: Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, e Ensino Médio. Em 2023, os estudantes da Educação Infantil receberam um total de 2,4 milhões de obras, os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) receberam 74 milhões de livros, os Anos Finais (6º ao 9º ano) receberam 12,9 milhões de exemplares, e do Ensino Médio foram contemplados com 13 milhões de exemplares.

Números por estado

O Anuário também apresenta os números do PNLD em todas as 27 unidades federativas, permitindo uma visão geral do cenário estadual e a comparação com os números nacionais. São Paulo, o estado mais populoso do Brasil, recebeu 17,9 milhões de livros em 2023, beneficiando 5,6 milhões de alunos. No PNLD Literário, foram distribuídos 5 milhões de exemplares.

PNLD Literário

“Com a inserção de dados do PNLD Literário no Anuário, assim como a homenagem ao tema ‘Leitura’ nesta edição, queremos levar informação sobre essa área tão significativa para a sociedade, além de estimular a participação de mais players no programa. Desde 2017, o PNLD ampliou seu escopo para incluir a literatura, integrando o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Embora o PNLD 2021 tenha alcançado 580 obras diferentes de 316 editoras, ainda há muito espaço para crescer e diversificar”, complementa Ângelo Xavier

O Anuário destaca que o ano de 2023 foi marcado pela entrega de livros de literatura direcionados a estudantes e professores do Ensino Médio, no âmbito do PNLD 2021, assim como pela reposição de obras utilizadas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, como parte do PNLD Literário 2020. No total, foram entregues 28,5 milhões de exemplares, sendo 9,9 milhões para os Anos Finais do Ensino Fundamental e 18,5 milhões para o Ensino Médio.

Metodologia

Todas as informações relativas ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Anuário Abrelivros foram geradas e fornecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), gestor do PNLD. Para os números referentes à Educação, esta edição do Anuário Abrelivros utiliza dados de fontes primárias, como o MEC/Inep, FNDE/PNLD e IBGE, com a elaboração estatística realizada pelo QEdu/Iede e pela Assessoria de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.

Nesta edição, a maior parte dos números são de 2023. No entanto, os dados referentes à aprendizagem dos estudantes brasileiros são de 2021, pois a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) ocorre em anos ímpares.

 

 

 

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