Amorômetro mede doação de afeto e solidariedade em escolas de todo Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Plataforma digital lançada pela Metodologia OPEE e FTD Educação conta o número de horas dedicadas a projetos de empreendedorismo social e estimula participação de crianças e jovens em ações de voluntariado.

São Paulo, agosto de 2021- Depois do Impostômetro e do Vacinômetro, a novidade é o Amorômetro! Para medir o número de horas que estudantes, educadores e escolas de todo Brasil estão investindo em programas voltados para doação de valores humanos, como afeto, solidariedade e conhecimento, entre outros, a nova plataforma digital Amorômetro é uma aliada.

O canal digital, lançado pela FTD Educação e Metodologia OPEE, registra o tempo que as instituições de ensino estão dedicando, durante a pandemia, para ações de empreendedorismo social. Desde o início da contagem, em junho de 2021, mais de 5 mil horas já foram contabilizadas em escolas de todo o país.

São projetos como o “Natal Todo Dia”, desenvolvido pela comunidade da Escola Municipal Evandro Brito da Cunha, em Extrema (MG), para doação de mini panetones e cartões, além de homenagens aos garis e lixeiros da cidade. Ou o trabalho “Gentileza gera gentileza”, dos estudantes da escola Educallis, de São Luís do Maranhão, que fizeram doação de brinquedos para entidades e rodas de conversa sobre luto, destinadas às famílias da comunidade escolar que tiveram perdas durante a pandemia.

“Em um momento como o que vivemos hoje, com tantas faltas, restrições e dificuldades, nada melhor do que aproveitar o fato de que já estamos comprometidos com a formação de projetos de vida sadios, eficazes e felizes, e com o trabalho voltado às competências socioemocionais, para desenvolver uma ação no Brasil inteiro, em que cada instituição de ensino e todos se unam pela doação. Este é o nosso projeto”, explica o psicoterapeuta Leo Fraiman.

Leo Fraiman é psicoterapeuta, palestrante internacional, escritor e autor de mais de 20 livros, entre os quais se destacam os da Metodologia OPEE, pioneira em educação com foco na construção de projetos de vida e habilidades socioemocionais, presente em mais de 1.500 escolas, utilizada por mais de 250 mil alunos em todo o Brasil e editada pela FTD Educação.

2º Encontro Nacional OPEE

O Amorômetro faz parte do projeto “Ações Transformadoras OPEE – Empreendedorismo Social”. Os principais projetos e “afetos” contabilizados no canal digital serão divulgados durante o 2º Encontro Nacional OPEE, que acontece, virtualmente, no dia 26 de agosto. Mais de 1.500 escolas-parceiras da Metodologia OPEE em todo o Brasil podem inscrever seus projetos, desenvolvidos desde março de 2020, no site https://ftd.com.br/amorometro-opee

Durante o 2º Encontro Nacional OPEE, o psicoterapeuta Leo Fraiman e convidados especiais, como a cineasta Mara Mourão, o fundador da ONG Doutores da Alegria Wellington Nogueira, e o judoca e empreendedor social Flávio Canto irão debater o Empreendedorismo Social e destacar a importância de se trabalhar competências socioemocionais e valores humanos para uma formação integral de crianças e jovens, trazendo orientações de como implantar estes projetos e de como os educadores podem ser agentes transformadores.

“O nosso intuito ao evidenciar esta temática vai além das ações que praticamos, como o voluntariado, as doações materiais e o acolhimento aos vulneráveis. O que visamos é uma mudança de paradigma, que inclua esse tema no currículo escolar”, destaca Silvana Pepe, diretora pedagógica da OPEE e mediadora do evento.

As inscrições gratuitas para o evento digital, no dia 26 de agosto, estão abertas para escolas em geral, adotantes ou não da Metodologia OPEE, e podem ser feitas no link: www.ftd.com.br/encontro-nacional-opee.

Sobre a FTD Educação

Há 119 anos, a FTD Educação tem como missão transformar a sociedade por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa parceira, flexível e humana, conta com o slogan “Educar bem é pensar além”. Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; Soluções Educacionais – com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros; novas tecnologias – ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula; obras e serviços que envolvem a família na busca por uma Educação completa.

Menu de acessibilidade