Os alunos da rede pública de ensino de São Paulo já podem começar a se preparar para os exames que acontecem em novembro. Além da tradicional época de vestibular, o mês traz outras três provas de avaliação dos estudantes: Prova Brasil (que também será aplicada em todo o país), Saresp e Prova São Paulo.
O primeiro exame, Prova Brasil, será realizado entre 5 e 9 de novembro para todos os alunos de 4ª e 8ª séries da rede estadual do país. A data específica para alunos da rede municipal ainda não foi definida, mas segundo informações do MEC (Ministério da Educação), a prova será entre 5 e 20 de novembro.
A Prova São Paulo será aplicada nos dias 6 e 8 de novembro nas escolas municipais. Esta é a primeira avaliação de desempenho destinada a alunos de 2ª, 4ª, 6ªe 8ª séries do ensino fundamental da rede municipal. Aproximadamente 260 mil alunos farão a prova.
Desempenho em xeque
O Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) está marcado para os dias 28 e 29. A prova será aplicada para cerca de dois milhões de alunos das 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.
A avaliação do Saresp está dividida da seguinte forma: prova de língua portuguesa e redação no primeiro dia; matemática e questionário socioeconômico na segunda data. Enquanto as 1ª e 2ª séries terão questões abertas, as outras séries terão múltipla escolha.
Bônus para professores
As escolas terão os resultados do Saresp de 2007 comparados com os de 2005 para avaliar o desempenho das equipes e alunos nos últimos dois anos. A secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, informou que os resultados vão se refletir no pagamento de salário de acordo com o desempenho. A política da remuneração com bônus será adotada a partir de 2008 na rede estadual.
Outro exame para avaliação de desempnho dos alunos, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) ainda não tem data exata, mas está previsto para novembro. A prova avalia alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, e também estudantes do 3º ano do ensino médio regular, tanto da rede pública quanto da rede privada, em área urbana e rural.
Os resultados do Saeb são a base de cálculo para o Ideb (Indicadores por Município e Estado) nacional e os Idebs dos Estados brasileiros e do Distrito Federal, em conjunto com as taxas de aprovação escolar.