Alfabetização: Criança deve escrever bilhetes e ler textos simples, define MEC

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O Ministério da Educação (MEC) apresentou nesta quarta-feira, 31/05, os critérios que serão considerados a partir de agora no País para definir que uma criança está alfabetizada. Entre os parâmetros para alunos de 7 anos, que estão no 2º ano do ensino fundamental, estão escrever bilhetes e convites e ler textos simples, tirinhas e histórias em quadrinhos.

Também se espera que a criança entenda as relações entre sons e letras e não faça a leitura apenas de palavras isoladas ou frases e, sim, textos com determinadas características.

De acordo com esses parâmetros, 56,4% dos estudantes do 2º ano não estão alfabetizados no Brasil, segundo as últimas avaliações do Sistema Nacional da Avaliação Básica (Saeb), feitas em 2021. Esse índice era o oposto em 2019, antes da pandemia, com 40% deles não alfabetizados. O ponto de corte para a alfabetização na prova do Saeb, que antes não existia, foi agora definido em 743 pontos.

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que “essa realidade nos envergonha”, comentando também os resultados da avaliação internacional PIRLS, divulgados este mês. A prova analisa a leitura de crianças do 4º ano e mostrou o Brasil nas últimas colocações. “Esperamos que possamos daqui uns anos apresentar números de mudança, possamos ter orgulho de ter um país que alfabetiza suas crianças.”

A pesquisa Alfabetiza Brasil, que definiu os parâmetros de uma criança alfabetizada, foi conduzida pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep). Nos últimos meses, 251 professoras de 206 cidades do País, de todos os Estados e do Distrito Federal, analisaram questões da prova do Saeb para identiticar se as crianças alfabetizadas conseguiriam respondê-las.

Depois da primeira etapa, um grupo de especialistas analisou os resultados para definir os parâmetros. “Fizemos um esforço para entender as diferentes realidades que temos no País”, disse o responsável pela diretoria de educação básica do Inep, Rubens Lacerda. “A ideia foi concretizar isso em um número, numa síntese, o que separa as tarefas que as crianças alfabetizadas conseguem ou não fazer.”

  • O que uma criança de 7 anos precisa saber para estar alfabetizada:
  • Relacionar sons e letras na Língua Portuguesa;
  • Ler mais que palavras isoladas e frases;
  • Ler textos simples de literatura usados nas escolas;
  • Escrever convites, bilhetes, mesmo com desvios da norma ortográfica;
  • Entender tirinhas e histórias em quadrinhos.

Segundo o Inep, a pesquisa teve a intenção de definir essa medida também por falta de consenso na academia. Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) a área de alfabetização foi tema de polêmica, já que a gestão anterior definia que apenas um método, o fônico, fosse utilizado nas escolas para ensinar a ler e escrever. “Há muitos elementos no cotidiano da docência. Nós, professoras, temos muito claro quando um aluno atinge um certo ponto e deslancha, sempre com amparo em elementos teóricos”, disse Hilda Aparecida Linhares da Silva, da comissão de assessoramento do Saeb, que participou da pesquisa.

Segundo o ministro Camilo Santana, a pesquisa vai ajudar a nortear a política de alfabetização que será lançada nos próximos dias pelo governo federal. “Era importante para nós definirmos, padronizar para todo o País, uma vez que cada Estado usava indicadores diferenciados”, afirmou. O MEC aguarda agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para lançar um pacto pela alfabetização, em que a pasta deve financiar e dar suporte técnico para Estados e municípios em políticas voltadas para garantir que as crianças aprendam a ler e a escrever no 2º ano.

O MEC pretende também fazer no fim deste ano uma nova prova para medir a alfabetização dos alunos do 2º ano com os novos parâmetros. Os resultados mais recentes são de 2021 e foram feitos por amostragem, durante a pandemia, em um cenário de escolas fechadas e ensino remoto.

A diretora de Alfabetização da Fundação Lemann, Daniela Caldeirinha, viu a divulgação dos novos parâmetros como um “avanço” por dar “transparência para o que se espera de uma criança alfabetizada” e criar um critério oficial para todos os Estados. Mas ela acredita que faltam ainda definições sobre quais textos especificamente devem ser lidos pelos alunos. “Qual o tipo de texto, e de complexidade, devem ser lidos pelas crianças de 2º ano? O que significa um leitor iniciante?” pergunta. “Também é importante, agora que há uma visão consolidada no País, comparar esta visão com patamares internacionais, para garantir altas expectativas para nossas crianças.”

Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), Luiz Miguel Garcia, os novos parâmetos ajudarão os secretários a se planejar melhor e a formar seus professores pra alfabetização.

Publicado Por Renata Cafardo – Estadão em 31/05/2023.

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