Alexandre Martins Fontes será o novo diretor-presidente da Associação Nacional de Livrarias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As eleições da Associação Nacional de Livrarias (ANL) ocorreram na tarde desta quinta-feira (7), em São Paulo. Alexandre Martins Fontes (Livraria Martins Fontes/SP) assumirá o cargo de Diretor-Presidente da instituição para o biênio 2024/2025. A chapa eleita também traz Leandro Teles (Livraria Leitura/DF) como Vice-presidente financeiro; Rui Campos (Livraria Travessa/RJ) como Diretor de Comunicação; Bernardo Gurbanov (Livraria e Ed. Letraviva/SP) como Diretor Institucional e Monica de Carvalho (Livraria da Tarde/SP) como Diretora Secretária.

A Chapa “Mais Livrarias na Paisagem de Nossas Cidades” ainda é composta pelos Suplentes: o agora ex-presidente da associação Marcus Teles (Livrarias Leitura/MG), Samuel Seibel (Livraria da Vila/SP) e Paulo Escariz (Escariz Livrarias/SE). Já o conselho fiscal ficará sob responsabilidade de Vitor Tavares (Livraria e Distribuidora Loyola de Livros/SP), Julio Cesar A. Cesma da Cruz (Catavento Distribuidora de Livros/SP) e Elga Pedri (Livrarias Curitiba/PR).

Os novos membros assumem a partir de 1º de janeiro de 2024, com o objetivo de trazer ainda mais visibilidade para o mercado livreiro brasileiro, atendendo as expectativas e necessidades institucionais e comerciais de seus associados. Para os próximos dois anos, a Chapa apresenta um plano de metas com destaque para:

  1. Trabalhar pela aprovação da Lei Cortez, pela regulamentação da Lei Castilho, pela construção do novo PNLL, e pela criação e desenvolvimento de planos estaduais e municipais do livro e da leitura;
  2. Lutar por um mercado livreiro forte, ético e transparente;
  3. Estabelecer diálogo construtivo e permanente com todas as editoras e distribuidoras brasileiras;
  4. Criar grupo de trabalho representativo em prol da valorização e do fortalecimento das livrarias (pequenas, médias e grandes) em todo o território nacional;
  5. Trabalhar em harmonia com todas as entidades de classe em benefício do ecossistema do livro.

Publicado por Publishnews em 08/12/2023.

Menu de acessibilidade