Acesso a Bibliotecas reduz evasão escolar, afirma pesquisa

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O estudo avaliou como as bibliotecas poderiam influir, por exemplo, na aprovação e reprovação de alunos e no abandono da escola, englobando as bibliotecas implantadas antes de 2005 e após esse ano e comparando os resultados com o de comunidades onde não há bibliotecas.

 

Segundo a pesquisadora Mirela Carvalho, o resultado é expressivo. O estudo levou em conta as instalações do “Projeto Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso”. Em 2007, ele implantou 55 bibliotecas.

 

Esse programa sugere ainda premiar as melhores bibliotecas e criar um sistema de capacitação continuada de bibliotecários.

 

Jaqueline de Grammond, pesquisadora do departamento de Ciências da Educação da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rey), em Minas Gerais, responsável pela pesquisa de avaliação da biblioteca escolar, afirmou, por sua vez, que quanto mais estudam, mais os estudantes querem ler.

 

“Os dados mostram uma relação direta entre a escolarização e o gosto pela leitura” – disse, citando estudo feito em Portugal.

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