ABRELIVROS realiza coquetel na abertura da Bienal do Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
A ABRELIVROS realizou um coquetel na inauguração de seu estande na XIV Bienal do Livro, que ocorre de 10 a 20 de setembro no Rio de Janeiro. A comemoração marca a estréia da entidade no principal evento de livros do País. Muitas pessoas e algumas personalidades do setor estiveram presentes, como Sonia Jardim, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Rosely Boschini, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Vitor Tavares, presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL), Luis Antonio Torelli, presidente da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Sonia Schwartz, coordenadora geral dos programas do livro e Galeno Amorim, diretor do Observatório do Livro.
 
A programação da entidade se estende pelos demais dias da Bienal, com palestras voltadas para a educação. Temas como literatura, livros escolares, a inserção da nona série no ensino fundamental, o novo ENEM e as influências das novas tecnologias na educação do Brasil serão discutidos com especialistas no assunto. Os interessados podem participar gratuitamente dos eventos. Abaixo segue a programação completa.

PROGRAMAÇÃO ABRELIVROS – XIV BIENAL DO LIVRO – RIOCENTRO

Data – 11 de setembro

Horário – 11h

Tema: Literatura na Escola – A importância do uso de livros de ficção no ambiente escolar

Convidados: Fernando Paixão, professor de Literatura da Universidade de São Paulo (USP) e ex- diretor editorial da Editora Ática, Jorge Luiz Marques, Professor Nota Dez 2008 e Simone Monteiro de Araujo, coordenadora das Salas de Leitura do município do Rio de Janeiro e da Campanha Rio, Uma Cidade Leitora;

Mediadora: Lenice Bueno, gerente editorial da Salamandra/Santillana;

Local: Estande da ABRELIVROS

Data – 11 de setembro

Horário – 15h

Tema: Perspectivas do Livro Escolar: a história, a importância e o futuro dos programas governamentais – Quais são as iniciativas tomadas pelo governo em relação ao livro escolar?

Convidados: Marcelo Soares Pereira da Silva, diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica da Secretaria de Educação Básica da SEB/MEC e Rafael Torino, diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Mediador: Vicente Paz, conselheiro fiscal da ABRELIVROS.

Local: Estande da ABRELIVROS

Data: 12 de setembro

Horári
o: 15h

Tema: Ensino Fundamental de Nove Anos – Quais as vantagens e os desafios da extensão do ensino fundamental brasileiro?

Convidados: Carlos Eduardo Sanches, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Claudia Costin, secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro e Professora Edna Martins Borges – coordenadora geral do Ensino Fundamental da SEB/MEC.

Mediador: Vicente Paz, conselheiro fiscal da ABRELIVROS.

Local: Estande da ABRELIVROS

Data: 18 de setembro

Horário: 15h

Tema: Conteúdo Educacional Multimídia – Quais as implicações das novas tecnologias para o desenvolvimento da educação no Brasil?

Convidados: Claudio André, coordenador de Tecnologias para a Educação Básica da SEB/MEC e Sérgio Bairon, professor da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da USP.

Mediador: André Caldeira, vice-presidente de Tecnologia Educacional da Positivo Informática S.A.

Local: Estande da ABRELIVROS

Data: 19 de setembro

Horário: 16h

Tema: O novo ENEM e as alterações no currículo do Ensino Médio – Teremos um ensino médio melhor? Como ficam os livros escolares?

Convidados: Amin Aur, consultor do CNE (por extenso) e da UNESCO, Carlos Artexes Simões, diretor de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica da SEB/MEC e Dorivan Ferreira Gomes, coordenador geral de Exames para Certificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

 

Mediador: José Carlos Monteiro da Silva, coordenador da Comissão Editorial da ABRELIVROS

Local: Auditório do mezanino 1 do Pavilhão 3, azul

 

Menu de acessibilidade