Abrelivros homenageia João Tissi na comemoração do Dia Nacional do Livro Didático

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

São Paulo, 6 de março de 2009 – O educador João Tissi foi homenageado pela Associação Brasileira dos Editores de Livros (Abrelivros) durante almoço comemorativo ao Dia Nacional do Livro Didático, celebrado no dia 27 de fevereiro. Um dos fundadores da entidade e profissional à frente da editora FTD por 40 anos, Tissi foi reconhecido pelo empenho ininterrupto à educação brasileira. 
 
O almoço teve a presença de cerca de 90 editores e representantes de entidades nacionais ligadas ao mercado editorial. Na ocasião, estiveram reunidos alguns dos principais nomes do setor, como Sonia Machado Jardim, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL); José de Nicola, presidente da Abrale, Rafael Torino, Diretor de Ações Educacionais do FNDE, Maria do Pilar Lacerda, titular da Secretaria de Educação Básica do MEC, Rosely Boschini, presidente da CBL, Isis Valéria, diretora da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e Vitor Tavares, presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL), entre outros. 
 
Jorge Yunes, presidente da Abrelivros, destacou o trabalho mantido por Tissi durante sua gestão na entidade e na editora FTD. “O mercado está sentindo bastante a falta de homens como João Tissi, empenhados em construir educação e qualidade de vida”. Professor João, como é conhecido, agradeceu as homenagens e enfatizou a cooperação entre editoras e governo em prol da educação. “Uma das finalidades da Abrelivros é manter um diálogo saudável entre o setor editorial e órgãos de governo, não só pelo bem das editoras, mas sim pela melhoria do ensino no Brasil. Felizmente, essa troca tem sido bastante positiva”.  
 
Tissi foi professor e diretor de escola por vários anos em Curitiba, onde procurou trabalhar a educação e não somente o ensino. Ao assumir a presidência da editora FTD, em 1968, ele reestruturou a empresa, traçou metas financeiras, fundou uma gráfica própria e investiu em excelência profissional e em grandes autores de livros, contribuindo para consolidar a atuação da FTD no mercado editorial de didáticos e paradidáticos. Durante suas sucessivas gestões na Abrelivros, de 1991 a 2008, ele ocupou cargos estratégicos na diretoria e colaborou com a entidade para a melhoria da qualidade física e pedagógica do livro. 
 
Desde 1997, ano da primeira comemoração do Livro Didático, a Abrelivros vem destacando nomes importantes para o desenvolvimento do mercado editorial e do setor de livros em geral. Já foram homenageados editores, autores de livros didáticos, dirigentes governamentais e criadores de projetos pioneiros, como a professora Branca Alves de Lima, que concebeu a cartilha Caminho Suave, cujas vendas ultrapassaram 40 milhões de cópias. A escolha de 2009, João Tissi, representa a valorização das ações em busca da excelência administrativa e educacional. “São décadas de trabalho em prol da educação, com resultados que beneficiam não somente o mercado editorial, como também uma nação de leitores”, destaca Yunes. 

Menu de acessibilidade