Abertura da 1ª Conferência Nacional de Cultura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os Ministérios da Cultura e do Meio Ambiente juntaram-se e, numa cerimônia única, promoveram a abertura da 1ª Conferência Nacional de Cultura (1ª CNC) e o encerramento da II Conferência Nacional de Meio Ambiente (II CNMA). O evento foi realizado na noite desta terça-feira, dia 13 de dezembro, no Minas Brasília Tênis Clube, e teve um público estimado em duas mil pessoas, formado em grande parte por representantes da área cultural vindos de todos os estados brasileiros. 
 
Na ocasião, o ministro Gilberto Gil destacou a importância histórica do encontro, fruto de meses de atividades e reuniões realizadas em diversos municípios de todas as regiões. Também afirmou que “a cultura ainda não é prioridade no governo, mesmo garantindo 5% dos empregos formais do país”. Ele propôs um questionamento para a Conferência: “Como fazer que a Cultura se torne prioridade neste Governo?”. E disse mais: “Caso esta visão que se tem hoje de Cultura não seja mudada este Plano Nacional de Cultura será uma bandeira erguida só por artistas”. 
 
Ao encerrar a II CNMA – que foi realizada de 10 a 13 de dezembro, também em Brasília – a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defendeu um trabalho conjunto entre os dois ministérios. 
 
“Vivemos dando força para a musculatura que nos separa, temos que aprender a dar força para a musculatura que nos une.” Ela afirmou que é impossível sustentar a vida sem proteger o meio ambiente, assim como a cultura. 
 
Declamando a poesia Arco e Flecha, de sua autoria, a ministra Marina finalizou seu pronunciamento e foi aclamada de pé pelo público presente. 
 
O evento contou com a participação de autoridades federais, estaduais e municipais. Cinco ministros de Estado compuseram a mesa: Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República; Jacques Wagner, da Secretaria de Relações Institucionais; Gilberto Gil, da Cultura; Marina Silva, do Meio Ambiente; e Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 
 
E, também, os presidentes das Comissões de Educação e Cultura das duas Casas do Congresso Nacional, senador Gerson Camata e deputado Paulo Delgado; o secretário-geral da OIE, Francisco Piñon; o vice-presidente da CNI, Carlos Eduardo Moreira Ferreira; o diretor da CNC, Gil Siuffo; a coordenadora da Cultura da Unesco, Jurema Souza Machado; a presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Vera Mussi; o representante dos Secretários e Diretores de Cultura dos Municípios, João Roberto Costa do Nascimento; e o representante das Entidades e Movimentos Culturais e presidente da Organização Resgate Crítico da Cultura Indígena do Paraná, Romancil Gentil Cretã. 
 
Para fechar com chave de ouro essa noite de festa para a Cultura brasileira, só mesmo uma apresentação musical. No caso, um show do multiinstrumentista Hermeto Pascoal, que encantou a platéia com seu talento. 
 
Leia mais sobre a abertura da 1ª CNC. 
 
Leia o discurso do ministro da Cultura.

Menu de acessibilidade