2020 é o ano em que a BNCC chega às escolas de todo o país na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. É por meio dos novos currículos que gestores escolares e professores começam a se debruçar sobre a proposta da Base! Diretores escolares e coordenadores pedagógicos devem liderar a formação dos professores, enquanto estes se preparam para colocar a BNCC em prática no dia a dia com os estudantes. Mas o que vai mudar, afinal?
A BNCC propõe uma aprendizagem mais significativa, em que o aluno seja o protagonista do processo e possa se desenvolver de forma integral, muito além da memorização de conteúdos. Por isso, a BNCC demanda novas formas de aprender e, consequentemente, de ensinar – com metodologias ativas, criatividade, inovação, sentido.
Confira materiais para ajudar na implementação da BNCC nas escolas
Para entender as novidades que a BNCC vai trazer para a Educação Infantil e para cada componente no Ensino Fundamental, confira os Keyshifts, que apresentam um resumo das principais mudanças:
Relembre a trajetória da BNCC
A primeira versão da BNCC foi elaborada em 2015. Mais de 12 milhões de contribuições foram recebidas e audiências públicas foram realizadas pelos Conselho Nacional de Educação. A homologação do documento para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental aconteceu em dezembro de 2017.
Desde então, estados e municípios trabalharam juntos, em regime de colaboração, para realinhar seus currículos à luz da BNCC. reelaboração dos currículos à luz da BNCC foi um processo conjunto, participativo, democrático e que deu grandes resultados! Em 2018, comemoramos todos os currículos estaduais homologados. E, agora, a BNCC, finalmente chega às escolas de todas as regiões do país, tanto as públicas como as privadas.