Qualidade da educação básica é tema de seminário em Cuiabá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Ministério da Educação abriu no dia 13 de abril, o primeiro Seminário Qualidade Social da Educação, em Cuiabá, Mato Grosso. Cerca de 250 pessoas, entre secretários municipais e estaduais de educação e representantes de organizações atuantes na educação infantil e ensino fundamental nos estados do Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins), participam do evento, que termina no dia 15 de abril. Até o mês de junho, serão realizados dez seminários regionais em outras cidades do país. 
 
Na palestra de abertura, Francisco das Chagas Fernandes, titular Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), fez exposição sobre o tema Financiamento da Educação Básica, explicando os mecanismos de financiamento com recursos da União, dos estados e municípios, e de organismos internacionais. Ele também explicou o funcionamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que contempla exclusivamente o ensino fundamental, e a proposta de criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que substituirá o Fundef. 
 
Na parte da manhã, representantes do MEC e do Ministério do Desenvolvimento Social discutiram o tema A Integração e o Credenciamento das Instituições de Educação Infantil aos Sistemas de Ensino. Após a palestra, os secretários de educação foram divididos em grupos, onde contaram suas experiências e problemas enfrentados no processo de incorporar creches, ligadas ao serviço social do município, às secretarias de educação. 
 
“Há diversidade de opinião sobre isso”, afirma Jeanete Beauchamp, diretora do Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEB. “Um problema é o que fazer com os funcionários, que não são educadores. É preciso profissionalizá-los na educação.” Segundo a diretora, a expansão do Proinfantil – programa de formação inicial de professores em magistério de nível médio, que tem início em julho – vai solucionar a necessidade de formação adequada das professoras das creches. 
 
Na parte da tarde, o tema discutido foi a Ampliação do Ensino Fundamental para Nove Anos, incorporando as crianças a partir dos seis anos de idade. Na quinta-feira, 14, será apresentada a Rede de Formação Continuada de Professores da Educação Básica e, na sexta-feira, 15, a Política Nacional de Formação de Leitores. 
 
Além do secretário Francisco das Chagas Fernandes e da diretora Jeanete Beauchamp, participaram da abertura do seminário Ana Carla Muniz, secretária estadual de Educação de Mato Grosso; João Pedro Valente, secretário municipal de Educação de Cuiabá/MT; Sirineu Moleta, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso; Paulo Eduardo dos Santos, presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação do Mato Grosso; e Vera Lúcia Araújo, deputada estadual e representante da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa de Mato Grosso. 

Menu de acessibilidade