Somando mais de dois meses de suspensão das aulas, a Educação não será a mesma nas aulas presenciais. Tudo mudou na dinâmica escolar de maneira repentina diante da disseminação do novo coronavírus pelo mundo: o vínculo entre estudantes com o ensino e os professores, os suportes materiais do ensino remoto, as dinâmicas nos estudos e realização das tarefas.
Frente a essa situação fora do comum e emergencial, o Todos Pela Educação incorporou ao seu trabalho de início de ano iniciativas de apoio ao poder público educacional e às famílias no contexto da pandemia da Covid-19. Estamos em casa, mas trabalhando pela Educação, sabendo que um ensino público de qualidade será peça fundamental para a superação desta nova crise. Veja a lista de nossas ações abaixo.
AJUDE O TODOS PELA EDUCAÇÃO A APOIAR O ENSINO PÚBLICO AGORA
⧫ Todos Pela Educação no centro do Roda Vida
Para debater sobre a suspensão das aulas presenciais em decorrência ao combate à pandemia de Covid-19 e outros assuntos que vêm mobilizando pais, alunos, professores, especialistas e lideranças públicas, Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, esteve no programa Roda Viva da TV Cultura, no dia 13 de abril. Veja os destaques dessa participação aqui.
⧫ Nota Técnica “Ensino a distância na Educação Básica frente à pandemia da Covid-19”
O Todos lançou uma análise sobre ensino remoto e desafios relacionados à Educação a Distância a partir dos dados e pesquisas mais recentes. Leia.
⧫ Nota Técnica “O Desafio da volta às aulas: contribuições para o debate público”
Lançamos uma nota técnica sobre as melhores práticas de retorno às aulas após situações de crise e os desafios na gestão educacional, que podem apoiar os gestores e os professores da Educação Básica, um dos profissionais mais sobrecarregados durante a crise, no planejamento da volta às aulas. Leia e compartilhe esse material com sua rede.
⧫ EM BREVE: Nota Técnica sobre o impacto fiscal da pandemia da Covid-19 na Educação, em parceria com o Instituto Unibanco
Frente à disseminação do novo coronavírus, a arrecadação pública foi profundamente impactada em todo o mundo. Tendo em vista que a disponibilidade de investimento da Educação é profundamente ligada ao nível de recolhimento de tributos na federação brasileira, a área tem pela frente grandes desafios na obtenção de recursos nas redes de ensino e, por isso, o Todos e o Instituto Unibanco lançarão um documento para debater o assunto.
⧫ Webinário “A Educação frente à Pandemia”, em parceria com CNE e Banco Mundial
Como parte da série “Diálogos com o CNE”, o evento virtual debateu sobre os desafios pedagógicos e de gestão na organização do ensino remoto nas primeiras semanas da pandemia. Faça como mais de 6 mil pessoas e assista aqui.
⧫ Webinário “Regulação e gestão educacional durante a emergência de saúde pública”, em parceria com o CNE
Ainda na série “Diálogos com o CNE”, o Todos realizou um segundo evento virtual mais focado na resolução normativa elaborada pelo órgão, que orienta as redes de ensino sobre medidas a serem adotadas ainda durante a suspensão e no período de volta às aulas. Além dos representantes da instituições organizadoras, o evento contou com membros da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE). Cerca de 7,5 mil pessoas acompanharam ao vivo e o vídeo já teve mais de 45 mil visualizações. Assista também.
⧫ Webinários “O Desafio da Volta às Aulas”
O Todos Pela Educação organizou dois webinários com especialistas, ex-gestores educacionais e professores dois encontros virtuais para debater a nota técnica sobre volta às aulas no contexto da pandemia do novo coronavírus. Se você perdeu, não tem problema. Assim como as 2 mil pessoas que participaram, você pode assisti-los aqui.
⧫ HOJE: Live do Dia da Família, dia 15, às 15h: Aulas suspensas, e agora? Como a família pode apoiar a Educação no contexto da pandemia
Em meio à pandemia de coronavírus surgem diversos dilemas familiares sobre ensinar os filhos em casa após o fechamento das escolas no combate à disseminação do novo coronavírus, é possível enriquecer e contribuir com o debate relacionando-o com as notas do Todos sobre EaD em tempos de pandemia e sobre a futura volta às aulas. O evento online reunirá Priscila Cruz e Roberta e Taís Bento, da SOS Educação e será transmitido no Instagram do Todos.
⧫ Participação em lives e webinários pela Educação
Para dar suporte ao poder público, aos professores e às famílias, os porta-vozes do Todos têm participado de inúmeras lives e debates sobre o ensino público nesse contexto de pandemia e as dúvidas e ansiedades envolvidos nesse cenário. Você pode consultar nossa próxima participação aqui.
⧫ Campanha #ConversarFazBem, em apoio às famílias durante a pandemia
Lançada no final de março para estimular o diálogo durante o distanciamento social no combate à Covid-19, que está deixando estudantes em casa devido ao fechamento das escolas, a campanha #ConversarFazBem busca incentivar pais, mães e demais responsáveis a interagir com as crianças e os jovens a partir de uma seleção de perguntas. Para disseminar a ideia, a mobilização incentiva que essa experiência seja compartilhada nas redes sociais. Veja aqui como participar e inspire outras famílias.
⧫ Apoio à Frente Parlamentar Mista de Educação em deliberações de combate à Covid-19, como propostas de emendas ao Projeto de Lei sobre distribuição de merenda durante a pandemia ( PL 786/2020)
Com a suspensão das atividades presenciais do Congresso Nacional, realizamos reuniões virtuais entre os parlamentares da área da Educação para discutir e deliberar posicionamentos a respeito de temática urgentes relativas ao Fundeb e à pandemia de Covid-19. O Todos também colaborou na defesa e no aprimoramento de um projeto de lei (PL nº 786/2020) que tem a finalidade de garantir a distribuição da merenda escolar aos alunos durante o período em que as escolas estão fechadas. O PL aprovado é a Lei nº 13.987/2020.
⧫ Análise e proposta de emendas à Medida Provisória de flexibilização dos dias letivos (MP 934/2020)
A partir do envio pelo Governo Federal da medida provisória (MP nº 934/2020) que flexibiliza o número mínimo de 200 dias letivos durante o período de calamidade pública, o Todos se posicionou defendendo precauções que devem ser consideradas nesse processo. Além disso, colaborou na produção de emendas à MP para garantir cuidados aos estudantes brasileiros durante o período de suspensão das aulas. Leia aqui
⧫ Apoio à Campanha Sociedade contra o Coronavírus
A campanha #SociedadeContraoCorona, uma iniciativa que já reúne pelo menos 80 organizações da sociedade civil, entre elas o Todos Pela Educação, tem o objetivo de exigir que o poder público brasileiro encare a situação de calamidade social advinda do novo coronavírus com seriedade à altura. Saiba mais.