Paraná irá distribuir 5,4 milhões de livros didáticos para o Ensino Médio em 2006

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O secretário da Educação, Maurício Requião, garante que os 450 mil alunos de ensino médio da rede pública receberão gratuitamente livros didáticos para todas as 12 disciplinas em 2006. Serão aproximadamente 5,4 milhões de livros distribuídos aos alunos durante o ano letivo e devolvidos ao final de cada ano para serem reutilizados no próximo. 
 
Ao fazer este anúncio, em Maringá, o secretário disse que nesta primeira etapa os estudantes do nível médio já começaram a ser contemplados com 900 mil exemplares de livros nas disciplinas de Português e Matemática. Os demais conteúdos pedagógicos abrangerão: Educação Física, Arte, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Língua Estrangeira Moderna (Espanhol/Inglês).  
 
Custo – Os livros de Português e Matemática custam ao Estado, por unidade, R$ 3,50. Os demais não terão custo superior a R$ 1,50. Isto será possível porque foram escolhidos – por critérios técnicos de qualificação – cinco professores por disciplina para elaboração dos conteúdos e estes profissionais trabalharão sob supervisão de renomados consultores. 
 
“É a primeira vez na história da educação paranaense que alunos do ensino médio são contemplados com livros didáticos sem nenhum ônus a eles”, destacou o secretário. Os livros didáticos do ensino médio custam acima de R$ 30,00. “Este benefício chega com porque, até então, as administrações anteriores não tiveram a responsabilidade necessária em questões sociais e prioritárias. Os governos anteriores faziam o discurso da valorização da Educação, mas não a prática”. 
 
Conteúdo – De acordo com a professora Mary Lane Hutner, chefe do Departamento de Ensino Médio, os livro públicos são compostos por materiais didáticos de qualidade, com conteúdos organizados de forma curricular. Além disso possuem correção conceitual, adequação pedagógica às diretrizes estaduais da educação pública e possibilidade de acesso a todos os estudantes e professores do Estado. “Seguem uma perspectiva pedagógica que estimula a não passividade do aluno diante do material didático, envolvendo-o durante todo o processo de estudo, em atividades de pesquisa e reflexão”. 

Menu de acessibilidade