Gil discute no BNDES linhas de crédito para livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, e o presidente do BNDES, Guido Mantega, se reuniram na sede do banco, no Rio, para discutir formas de financiamento à cadeia produtiva do livro, de forma a estimular a ampliação do mercado editorial e fomentar a leitura no País. Estão sendo analisadas propostas de criação de linhas de crédito para financiar a produção de livros pelas editoras e a abertura de novas livrarias. 
 
O programa de apoio ao mercado editorial e livreiro vai integrar o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), o Fome de Livro, que está sendo elaborado pelo governo federal. As equipes do Ministério da Cultura e do BNDES – que encomendou um estudo sobre o setor – já tiveram vários encontros nos últimos 90 dias para definir como deverá ser o programa, que tanto poderá criar uma nova linha como aproveitar alguma das existentes e fazer as adaptações necessárias para o setor, que movimenta R$ 3,2 bilhões por ano. 
 
A primeira medida para apoiar a cadeia produtiva foi a desoneração fiscal do livro, cuja lei foi assinada no final de dezembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e já está em vigor. “São várias medidas que estão sendo estudadas pelo governo federal para estimular a indústria editorial, que é estratégica para o País, e também para reduzir os preços ao consumidor e democratizar o acesso ao livro”, afirmou o coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura, Galeno Amorim. 
 
Outro projeto discutido por Gil e Mantega é uma ação conjunta para instalar 1.000 novas bibliotecas em municípios que ainda não contam com serviços públicos desse tipo e onde vivem 14 milhões de pessoas. As duas iniciativas vão ocorrer durante este ano e farão parte das comemorações do Ano Ibero-americano da Leitura, o VIVALEITURA 2005, que faz parte dos esforços do governo federal, Unesco, Organizações dos Estados Ibero-americanos (OEI) e Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc) de aumentar em 50% o índice nacional de leitura (atualmente de 1,8 livro por habitante/ano) em três anos. 
 
Maiores informações: 
Plano Nacional do Livro e Leitura/Fome de Livro: (61) 316-2371 
E-mail: fomedelivro@minc.gov.br

Menu de acessibilidade