Em evento realizado pela Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros) na tarde desta quarta-feira, na Unibes Cultural, a recém-nomeada coordenadora geral dos programas do livro do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Nadja Cezar, anunciou que o Ministério da Educação já fez o empenho dos recursos necessários para fazer frente ao PNLD Literário.
O edital, que prevê a compra de 58 milhões de exemplares de livros para composição de bibliotecas e acervos pessoais dos alunos, enfrentou problemas em Brasília, entre o final do ano passado e o começo deste. É que 96 das 256 editoras participantes do certame não conseguiram fechar contrato com o MEC em 2018 e não havia, até agora, previsão orçamentária em 2019 para essa aquisição.
O problema, segundo anunciou Nadja, foi resolvido e os editores que ainda não fecharam contrato devem assiná-los entre essa semana e a próxima. Isso acontecendo, as obras devem chegar às mãos de alunos e para a recomposição de acervos de bibliotecas antes do fim desse semestre.
Nadja, que já respondia interinamente pela coordenação, foi nomeada oficialmente na última segunda-feira (1°).