Em menos de 24 horas, Inep perde presidente e responsável pelo Enem

O alto escalão do MEC anda abalado esta semana: depois de Tania Leme de Almeida, secretária de Educação Básica, e Marcus Vinicius Rodrigues, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), deixarem seus cargos é a vez Paulo César Teixeira pedir a conta. A carta de exoneração foi enviada na terça-feira (26/03) em solidariedade à saída de Rodrigues – que o havia convidado para o cargo.

 

Marcus Vinicius liderava a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep, uma das mais importantes dentro do Inep. Sob seu guarda-chuva ficam o Exame do Ensino Médio (Enem) e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A motivação para a exoneração de Marcus Vinicius foi a divulgação da portaria com diretrizes do Saeb, excluindo a alfabetização da edição de 2019 da avaliação.

Professor de bacharelado e pós-graduação em Administração na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Teixeira chegou ao MEC por indicação do ex-presidente do Inep, Marcus Vinicius Rodrigues. Além de dar aulas, avaliação é de que ele tem uma boa capacidade de gestão para a diretoria. Além de docente, ele dirigiu grandes empresas.

Menu de acessibilidade