Mercado cresce e cria boas oportunidades para editoras e escolas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A carreira no setor público está ressurgindo como opção para jovens recém-formados e profissionais experientes. Esse aumento é notado nos concursos públicos.

Calcula-se hoje que 5 milhões de brasileiros se inscrevam para disputar uma vaga anualmente em exames federais, estaduais, distritais e municipais. Na esteira desse crescimento, existe um mercado em ascensão para editoras e cursos preparatórios.  
 
Ricardo Ferreira, dono da Editora Ferreira, especializada em livros para concursos, também é responsável pela Feira do Concurso, que chega à sua segunda edição, entre os dias 1 e 3 de abril, no Rio de Janeiro. Ele conta que este ano o número de expositores dobrou de 60 para 120 e o de estandes de 80 para 150.  
 
Uma das áreas mais promissoras desse mercado tem sido a de edição de livros preparatórios. Eles vêm substituindo as antigas apostilas e ganhando espaço nas livrarias. Em dezembro passado, a Campus Elsevier adquiriu a editora Ímpetus, especializada em concursos públicos, que possuía com um faturamento médio anual de R$ 20 milhões.  
 
Outra que vem apostando no tema é a editora Saraiva. Hoje, ela possui 60 títulos voltados para os concursos públicos, sendo que 20 deles foram publicados desde novembro passado. Editoras menores como a Ferreira, criada há quatro anos, têm conseguido dobrar de faturamento a cada ano.  
 
Leia mais…  

Menu de acessibilidade