52,8% dos alunos do ensino básico e profissional dispõem de bibliotecas escolares

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De um total de 58.659.503 estudantes matriculados na educação básica e profissional, 31.000.562 deles têm bibliotecas na escola, o que corresponde a 52,8%. É o que revela o Censo Escolar 2004. Das 214 mil escolas que responderam ao questionário socioeconômico, 56.698 (26,4%) afirmaram possuir biblioteca – dessas, 35,1% são privadas e 64,9%, públicas.  
 
Das escolas brasileiras com biblioteca, 87,4% estão em áreas urbanas (39,7% privadas e 60,3% públicas) e 12,6% em áreas rurais (3,4% privadas e 96,6% públicas). A Região Sudeste tem 40,9% das bibliotecas escolares do País; a Sul, 24,7%; a Nordeste, 22,2%; a Centro-Oeste, 6,4%; e a Norte, 5,8%.  
 
Um total de 35.985 escolas possui, pelo menos, sala de leitura (16,8%), mesmo que não tenha uma sala com livros. Das escolas que possuem biblioteca, 9.110 (16%) têm, além da biblioteca, sala de leitura. No que se refere às visitas à biblioteca, 38.699 (68,3% do total de escolas com biblioteca) responderam que a usam com objetivos pedagógicos; 27.601 (48,7%%), por iniciativa dos alunos; 34.170 (60,3%), por iniciativa dos professores; 6.032 (10.6%), por iniciativa da comunidade. As bibliotecas em que não há visita são em número de 704 (1,2%). 
 
 
 
2% das bibliotecas são dirigidas por bibliotecários 
 
Na maioria das escolas brasileiras do ensino básico e profissional, o responsável pela biblioteca é um professor (19%); profissionais técnicos-administrativos respondem por 4% delas, e outras pessoas por 9%. Apenas 2% dessas bibliotecas têm bibliotecários como responsáveis. A maioria delas é de escolas urbanas, 98% (4.279), sendo que apenas 2% estão na zona rural (81 escolas). Dos estabelecimentos com bibliotecários, 75% são privados e 25%, públicos.  
 
O Estado que possui mais escolas com bibliotecários é São Paulo (1.262), perfazendo 28,9% do total de escolas brasileiras. O Acre é o que tem menos escolas com bibliotecários – apenas 7. Nenhuma escola das zonas rurais de Rondônia, Amapá, Roraima, Pará, Ceará, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal possui bibliotecário. 
 
 
 
Crescimento de matrículas em classes inclusivas supera o crescimento global 
 
As matrículas de alunos com necessidades especiais em classes comuns (inclusivas) atingiram 34,6% em 2004, enquanto as matrículas globais desse tipo de atendimento cresceram 12,4%, segundo dados do Censo Escolar 2004. O número de deficientes mentais em classes regulares saltou de 40.396, em 2003, para 63.955, em 2004; um aumento de 58%.  
 
O número de alunos que apresentam dificuldades de adaptação escolar por manifestações de condutas peculiares de síndromes e de quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos (Condutas Típicas) aumentou, em classes regulares, de 5.968, em 2003, para 41.570 alunos, em 2004; um aumento de 597%, superando, pela primeira vez, as matrículas em classes especiais. 
 
 
 
Dos egressos do ensino médio que fizeram o Enem, 73% continuaram a estudar depois do ensino médio 
 
Dos 1.035.642 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2004), 875.504 eram concluintes e 160.138 se declararam egressos do ensino médio. A maior parte dos jovens desse último grupo (72,6%) estava matriculada em algum outro curso na época do Enem: 79,5% faziam curso pré-vestibular; 14,2%, aulas de língua estrangeira e 12,3%, curso profissionalizante. 
 
 
 
INEP amplia de 9 para 11 os grupos de cursos a serem avaliados em 2005 
 
A Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior (DEAES) do INEP, pela primeira vez, divulga em janeiro o cronograma anual de avaliação dos cursos de graduação, abrangendo as seguintes modalidades avaliativas: autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos. Este cronograma amplia de 9 para 11 os grupos de cursos a serem avaliados de fevereiro a dezembro do corrente ano. 
 
Segundo o diretor da DEAES/INEP, “a divulgação desse cronograma global, com todos as datas e fases que integram o processo avaliativo, visa dar transparência ao processo, bem como possibilitar o planejamento das ações de forma eficiente e eficaz por parte de todos os segmentos envolvidos na avaliação dos cursos“. Ver cronograma no site do INEP a partir do dia 26/01/05. 

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