Casa Civil, MEC e oito ministérios instalam Fórum das Estatais pela Educação

O Ministério da Educação, em conjunto com a Casa Civil e outros oito ministérios, instalou nesta terça-feira, 21, o Fórum das Estatais pela Educação, uma iniciativa que visa potencializar as políticas públicas na educação com apoio das principais empresas estatais brasileiras. Durante o evento, foi assinado o protocolo de cooperação que institui o fórum e promove o debate em torno de quatro eixos estratégicos: alfabetização e inclusão social, aprimoramento da qualidade da educação básica, ampliação do ensino técnico e profissional, e o fortalecimento e expansão da educação superior pública. 
 
O fórum terá a coordenação do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, a coordenação executiva do ministro Tarso Genro, da Educação, e a participação de empresas como Petrobrás, Embrapa, BNDES, Infraero, Inmetro, dentre outras. A secretaria-geral do fórum contará com a participação do professor Alex Fiúza, reitor da Universidade do Pará. Para Tarso Genro, “as estatais são alicerces da conexão do Estado com a estrutura produtiva da nação e o fórum, propiciando o diálogo e a interação entre governo, empresas e a sociedade, poderá criar, efetivamente, um mecanismo de coordenação pela educação e pela cidadania”.  
 
O ministro destacou, ainda, que a ação político-administrativa de uma estatal integrante do fórum terá sempre a coordenação do respectivo ministério ao qual a empresa está ligada. “Desta forma, deverá ser reforçada a ação do MEC também em relação às necessidades técnicas e profissionalizantes das empresas”, disse Tarso Genro.  
 
Além da Casa Civil e do MEC, assinaram o Protocolo de Cooperação das Estatais pela Educação os ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão; Fazenda; Minas e Energia; Ciência e Tecnologia; Comunicações; Defesa; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.  

Menu de acessibilidade