Nova base curricular pode ser aprovada na semana que vem

A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pode ser aprovada já na semana que vem. O Conselho Nacional de Educação, responsável pela votação do texto, tem reuniões marcadas para quarta e quinta-feira e a BNCC é o tema em pauta.

Antes, na segunda e na terça, a comissão especial do CNE encarregada de formatar a proposta vai se reunir para analisar a versão revisada elaborada pelo Ministério da Educação.

Os pareceres dos relatores também estão sendo distribuídos os membros do conselho.

“Se será a votação semana que vem ou não, depende muito da discussão que a gente tiver ao longo da semana”, afirmou o presidente do CNE, Eduardo Deschamps, à Gazeta do Povo nesta quinta.

Ele não se arrisca a bater o martelo sobre a aprovação do texto ainda este ano, mas assegura que o tema é tratado como prioridade. “Há um esforço de todos os membros da CNE para que a gente possa concluir a questão da base o mais breve possível”.

A Base Nacional Comum curricular é o documento que estabelece os critérios para que escolas públicas e particulares devem seguir na montagem dos currículos e na avaliação dos estudantes.

Na última quinta-feira, Deschamps – que também é secretário de Educação de Santa Catarina – participou de um painel no seminário Colabora Educação, que reúne autoridades da educação de todo o Brasil para debater o regime de colaboração envolvendo estados e municípios.

O jornalista viajou a convite do Colabora Educação.

Menu de acessibilidade