Otimismo e ampla participação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O clima de otimismo e a ampla participação de todos os segmentos do setor marcaram o segundo de uma série de sete encontros preparatórios para o Fórum Nacional de Leitura, programados para acontecer em todas as regiões do País até o final de outubro. A regulamentação da Lei do Livro foi um dos principais temas em pauta e foi debatida por representantes de todos os segmentos do setor. Opiniões e sugestões diversas à parte – todas elas relevantes para o evento –, os participantes do segundo encontro (realizado no Rio de Janeiro, na última sexta-feira), manifestaram a opinião comum de que é possível – com a participação de todos os setores – transformar o Brasil numa nação de cidadãos leitores.  
 
 
Lei do Livro e Políticas Públicas  
 
O objetivo dos encontros, segundo o coordenador do Programa Fome de Livro, Galeno Amorim, que está coordenando as consultas e os debates, é justamente este: construir as políticas e programas governamentais a partir de um amplo diálogo com a sociedade e todos os setores envolvidos com a questão do livro, leitura e bibliotecas. “Estamos trabalhando para criar as condições necessárias para que até novembro o presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa regulamentar a Lei do Livro e anunciar as bases de uma Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas”, comentou. 
 
 
Representatividade  
 
A exemplo do primeiro, este segundo debate teve a participação ativa de instituições como a Fundação Biblioteca Nacional, representada por seu presidente, Pedro Corrêa do Lago, que abriu o evento; CBL (Câmara Brasileira do Livro); ANL (Associação Nacional de Livrarias); Snel (Sindicato Nacional de Editores e Livreiros); Libre, que reúne os pequenos editores; ANJ (Associação Nacional de Jornais); Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros); Abeu (Associação Brasileira das Editoras Universitárias); Fundação Dorina Nowill para Cegos; Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel); Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil; AERJ (Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro); Associação de Autores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil; Conselho Regional de Biblioteconomia; governos estaduais e prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de fundações culturais de diversas partes do País e ONGs como a Ler e Agir. Representantes de universidades públicas, do BNDES, Instituto Ecofuturo e de diversos setores dos Ministérios da Educação e da Cultura também deram suas contribuições.  
 
 
Plano Trienal e Ano Ibero-Americano 
 
Além da Lei do Livro também são debatidas durante os encontros preparatórios para o Fórum Nacional de Leitura (previsto para acontecer em novembro em Brasília), a elaboração do Plano Trienal da Leitura (2005-2007) e a participação brasileira no Ano Ibero-Americano da Leitura, a ser comemorado em 2005 em várias partes do mundo. Esse ciclo de encontros – que se iniciou em Ribeirão Preto, em junho, e teve prosseguimento na sexta-feira passada, no Rio – continuará em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre, sempre junto com feiras de livros e eventos literários sediados nessas cidades.  
 
 
Paraíba empenha em zerar déficit  
 
A Paraíba está dando sua contribuição para formar uma nação de cidadãos leitores, ajudando o Fome de Livro a zerar o déficit de municípios sem bibliotecas no Estado. Assim que retornou do 12o Encontro dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas, a coordenadora do Sistema Estadual da Paraíba, Helenise Assis de Oliveira, começou uma forte campanha para cadastrar todos os municípios do Estado que não têm biblioteca. Além de enviar um comunicado a todos eles, o site do Governo da Paraíba está divulgando a informação, assim como diversos jornais e emissoras de rádio e televisão da Paraíba. 
 

Frutos do 12o Encontro do SNBP  
 
Com essas medidas, ainda neste mês, o Estado da Paraíba vai enviar sua lista de municípios sem bibliotecas públicas ao Programa Fome de Livro. A decisão foi uma das várias acertadas durante o 12º Encontro do Sistema, que ocorreu em junho, em Ribeirão Preto (SP), junto com o primeiro encontro preparatório e com os encontros do Proler e da Rede de Pesquisadores em Leitura. Segundo a pesquisa mais recente do IBGE, realizada em 2001, o déficit na Paraíba é de 30,9%. Isso equivale a dizer que 67 dos 223 municípios do Estado não têm bibliotecas públicas, sendo que a maioria desses também não dispõe de livrarias, bancas de jornal ou quiosque de Internet.  
 
 
Fome de Livro na Bahia  
 
O Programa Fome de Livro foi apresentado neste mês em Salvador durante o encerramento do 5o CINFORM (Encontro Nacional de Ciência da Informação), realizado pelo Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), reunindo vários especialistas em políticas públicas na área. Cerca de 300 bibliotecários e outros profissionais das Ciências da Informação debateram com o coordenador do Programa, Galeno Amorim, a implementação de mil novas bibliotecas no País até 2006 e outras metas do Fome de Livro para estimular a leitura no País. 
 
 
Fome de Livro no encontro do Conselho Regional de Biblioteconomia  
 
O Fome de Livro será apresentado aos participantes do Encontro do Conselho Regional de Biblioteconomia da 7a Região, no dia 6 de agosto, no Rio de Janeiro. A palestra O Programa Fome de Livro e a Participação dos Bibliotecários na Construção de uma Nação de Leitores será seguida de um debate com o coordenador do programa, Galeno Amorim. No primeiro semestre deste ano, os encontros da 7a Região – cujo objetivo é garantir a atualização dos profissionais fluminenses – já atingiram cerca de 300 bibliotecários. Esses eventos focalizam temas diferenciados e ocorrem em locais e horários diversos para ampliar a oportunidade de participação. O encontro do dia 6 será na Faculdade Estácio de Sá da avenida Presidente Vargas.  
 
 
10 anos de Proler em Juiz de Fora 
 
O Comitê do Proler de Juiz de Fora (MG), que também esteve presente no II Encontro Preparatório para o Fórum Nacional de Leitura, comemora 10 anos de atividades com uma série de eventos de fomento à leitura. Além de diversos encontros regionais, seminários e palestras realizados neste ano em cidades do entorno, apenas neste ano o Proler JF realizou a Semana da Leitura em São José da Lapa, o Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento de Professores da Rede Municipal de Ensino e reuniões pedagógicas em todas as escolas de Juiz de Fora. Para este mês, o comitê já agendou o Encontro Regional do Proler em Paraíba do Sul, nos dias 29 e 30.  
 
Em agosto, o Encontro Regional do PROLER/JF acontece em São Vicente de Minas, entre os dias 3 e 6. A coordenação do Proler (Programa Nacional de Leitura, vinculado à Fundação Biblioteca Nacional) fica no Rio de Janeiro e o programa já tem mais de 80 pólos como o de Juiz de Fora espalhados pelo País.  
 
 
DICA DE NAVEGAÇÃO  
 
A Câmara Brasileira do Livro disponibiliza em seu site (www.cbl.org.br ) notícias diárias sobre tudo o que acontece no mercado: programas de incentivo à produção editorial, feiras, prêmios literários, compras governamentais, parcerias entre empresas, além de todas as ações realizadas pela entidade. O site também disponibiliza gratuitamente um banco de currículos de profissionais especializados e o associado pode ainda divulgar seus lançamentos e eventos. 
 
 
Saiba mais sobre o Fome de Livro: www.bn.br
Informações para a imprensa, sugestões e críticas: flavialima@bn.br

Menu de acessibilidade