Lula dá garantias à Educação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou no dia 22/07, na abertura do 4º Congresso Mundial da Internacional da Educação, a importância da vinculação constitucional de recursos orçamentários para que a sociedade alcance os objetivos pretendidos nessa área. “E isso o governo garante“, afirmou. Além de anunciar novos projetos a serem enviados para o Congresso, Lula destacou iniciativas em andamento, como dois projetos que tramitam na Câmara de Deputados para criação de um sistema de reservas de vagas para negros e índios nas universidades públicas e para a concessão de bolsas integrais a alunos carentes nas universidades privadas.  
 
No ensino básico, o presidente destacou a realização, em novembro, de uma avaliação dos alunos de 4ª a 8ª série em todas as escolas públicas do país. Lula alinhavou números para dimensionar as ações do governo na área de educação. Segundo ele, o programa Brasil Alfabetizado se estenderá este ano a 2,8 mil municípios. Também com reflexos na alfabetização, Lula citou o Programa Bolsa Família, que atingirá 6,5 milhões de famílias em dezembro.  
 
Em 2003 foram 4 milhões. A meta para 2005 é chegar a 8,7 milhões e, em 2006, 11 milhões de famílias. Conforme o presidente, o governo aprovou 190 projetos apresentados por estados, municípios, universidades e ONGs, dos quais 177 estão em execução, envolvendo recursos R$ 176 milhões. Em relação aos educadores, público do evento, o presidente ressaltou o aumento de 50% na bolsa concedida aos agentes do programa de alfabetização e a meta de capacitar 100 mil professores em 19 estados das regiões Norte e Nordeste.  
 
 

Menu de acessibilidade