Fome de Livro agora em Brasília

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A coordenação do Fome de Livro, que estava sediada no Palácio Gustavo Capanema (prédio onde funcionam as representações dos ministérios da Cultura e da Educação no Rio de Janeiro), agora funciona no próprio prédio do Ministério da Cultura, em Brasília. O Fome de Livro, que estava vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, ganhou uma nova dimensão e abrangência e passa a operar a partir desta semana dentro do próprio Ministério da Cultura. 
 
Fome de Livro e o Plano Nacional do Livro e da Leitura  
 
Com a mudança do Rio para Brasília, o Fome de Livro passa a funcionar junto à Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, responsável por toda a formulação das políticas públicas na área da cultura no governo federal e dirigida pelo secretário Paulo Miguez. O Programa Fome de Livro assume, com isso, a condição de Plano Nacional do Livro e da Leitura, que congrega todas as ações e projetos do governo federal na área do livro, leitura e bibliotecas.  
 
Plano Nacional coordena todas as ações  
 
O Plano Nacional do Livro e da Leitura – também chamado de Fome de Livro – vai coordenar as ações do governo federal desenvolvidas pelos mais diferentes ministérios e executadas por estes e suas vinculadas (fundações e institutos) e empresas estatais para dar maior sinergia entre os vários projetos e programas e, assim, otimizar os investimentos públicos na área e, em especial, os resultados.  
 
Instituições vinculadas e o próprio MinC vão executar  
 
As ações e projetos que compõem o Plano Nacional do Livro e Leitura/Fome de Livro serão executadas tanto pelo Ministério da Cultura e suas instituições vinculadas – em especial a Fundação Biblioteca Nacional – como pelos vários ministérios e estatais com ações nessa área – exemplo do Ministério da Educação e de empresas como a Petrobrás, tradicionalmente com inúmeras iniciativas nesse setor. O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), da Fundação Biblioteca Nacional vai, por exemplo, selecionar e adquirir os livros que vão compor o acervo das 1.000 bibliotecas do Fome de Livro. Já as bibliotecas comunitárias do Fome de Livro que funcionarão dentro dos Pontos de Cultura serão instaladas pela Secretaria de Programas e Projetos.  
 
MinC cria grupo de trabalho do Livro e Leitura  
 
O Ministério da Cultura está criando um Grupo de Trabalho (GT) para promover uma maior integração das suas secretarias internas e instituições na definição das suas políticas públicas na área do Livro, Leitura e Bibliotecas e, assim, também assegurar uma ampla participação transversal das várias áreas na execução dos seus projetos e ações. O GT é integrado pela Secretaria de Políticas Culturais, pela Articulação Institucional, pela de Projetos e Programas e Fundação Biblioteca Nacional.  
 
Belo Horizonte recebe o próximo encontro preparatório  
 
O Ministério da Cultura realiza neste sábado (dia 14), em Belo Horizonte, o terceiro de uma série de sete encontros preparatórios para o Fórum Nacional de Leitura que percorrem o País até outubro. Durante as reuniões técnicas, editores, livreiros, distribuidores, escritores, bibliotecários, especialistas em leitura e organizações não-governamentais, governos estaduais e prefeituras debatem com o governo federal propostas para a elaboração da Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas, cujas diretrizes devem ser aprovadas até o final do ano. O Encontro Preparatório da capital mineira será na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, 21, das 9 às 16 horas.  
 
Regulamentação da Lei do Livro  
 
Os encontros também estão servindo para discutir a regulamentação da Lei do Livro – assinada no final de 2003 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva – e criar as condições para a elaboração do primeiro Plano Nacional do Livro e da Leitura, a ser anunciado em novembro. Também será debatida a participação brasileira no Ano Ibero-Americano da Leitura, a ser comemorado em 2005 em várias partes do mundo.  
 
MinC e MEC juntos na Política de Leitura  
 
Estarão presentes pelo Ministério da Cultura no encontro de Belo Horizonte o diretor do Plano Nacional do Livro e da Leitura/Fome de Livro, Galeno Amorim, e a gerente da Secretaria de Políticas Culturais, Ângela Andrade. Também dirigentes do Ministério da Educação e do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) vão participar. O ciclo de encontros já passou por São Paulo e Rio de Janeiro e deve prosseguir nos próximos dois meses no Distrito Federal, Ceará, Pará e Rio Grande do Sul, em preparação para o Fórum Nacional da Leitura, previsto para novembro, em Brasília.  
 
AGENDA  
Feiras de Livro  
5º Salão do Livro de Minas Gerais & Encontro de Literatura
 
De 12 a 22 de agosto. http://www.salaodolivro.com.br 
 
2a Feira do Livro de Recife e 2o Festival Recifense de Literatura “A Letra e a Voz”    
De 19 a 22 de agosto – Tel: (81) 3224-3196/ 3224-3914. editoracaofccr@recife.pe.gov.br  
 
23ª Feira do Livro de Brasília  
De 27 de agosto a 7 de setembro. www.feiradolivrobrasilia.com.br  
 
6ª Bienal do Livro do Ceará  
De 28 de agosto a 7 de setembro. http://www.rpsfeiras.com.br 
 
 
Encontros, cursos e concursos  
Seguem até o dia 27 deste mês as inscrições para o Encontro Estadual de Leitura, que será promovido nos dias 9 e 10 de setembro pelo Comitê Proler Caxias do Sul (RS). Serão 300 vagas (30 em cada oficina) e as atividades vão ocorrer na Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer (Rua Dr. Montaury, 1.333, Centro). As oficinas serão ministradas por escritores, ilustradores, professores, contadores de histórias, bibliotecários e outros profissionais de leitura. Mais informações pelo telefone (54) 221-1118.  
 
Estão abertas, de 13 de agosto a 13 de setembro, as inscrições paras os concursos Poemas no Ônibus (agora também nos trens) e Histórias de Trabalho, da Prefeitura de Porto Alegre (RS). Informações no site www.portoalegre.rs.gov.br/cultura/livroeliteratura  
 
Uma dica para quem vive no Rio de Janeiro, são os Cursos de Formação Cultural da Arte Clara (www.arteclara.com.br). As inscrições para o segundo semestre estão abertas para diversas áreas – A Arte de Contar Histórias, Internet e Literatura (Oficina de Blog de conteúdo Literário), Sonhos Poesia e Imagens da Alma, Roteiro de Cinema, Oficina História em Quadrinhos, Leis de Incentivo à Cultura, História da Arte do RJ e várias outras. As vagas são limitadas. Mais informações: (21) 2529-8889 ou contato@arteclara.com.br.  

Menu de acessibilidade