Global: 40 anos de muita história!

Não é preciso mais que cinco minutos de conversa com o fundador da Global Editora, Luiz Alves Júnior, para saber que há muita história para ser contada, com entusiasmo, orgulho e muito humor, sobre os 40 anos da editora. Tudo começou na escola de panificação francesa em Santos, passou por uma construtora de barcos, embarcou num fusca que rodou o Brasil afora vendendo livros e chega hoje no aniversário de 40 anos da Global Editora.

E ninguém melhor para contar todas as histórias do que ele mesmo: Luiz Alves Júnior. Por isso, dividimos com você o privilégio de ouvi-lo numa entrevista exclusiva para o PublishNews TV. Pegue um café, sente e aproveite esse vídeo que conta um pouco da história da editora e do livro no Brasil. Clique aqui e assista a entrevista.

Uma bela equipe, numa bela casa!

Impossível não se encantar ao entrar no escritório da Global Editora. Por sinal, é até uma ofensa chamar de escritório o charmoso casarão de 1891 projetado por Ramos de Azevedo. Com um belíssimo jardim, vitrais e pisos originais, a equipe da Global respira diariamente um pouco da história de São Paulo. O casarão da Rua Pirapitingui, número 111, serviu de residência para Ramos de Azevedo e sua família por várias décadas, e foi onde Azevedo projetou vários outros casarões que marcaram a arquitetura da cidade. O casarão foi adquirido pelo Grupo Editorial Global em 1988, que desenvolveu um projeto de restauração, sem contar com apoio governamental ou particular, que foi concluído em 2010.

É nesse ambiente inspirador que os projetos editoriais são sonhados e realizados. Hoje a equipe da Global tem 97 funcionários e é comandada por Luiz Alves Júnior, diretor presidente, e seus filhos, Richard Ângelo Alves, diretor geral, e Jefferson Luis Alves, diretor editorial e de produção. E, andando pelo jardim histórico, encontramos o jardineiro Toninho, herança da Casa das Rosas, que há 13 anos trabalha lá! Não há dúvida que a sede do Grupo Editorial Global é a mais bela casa editorial do Brasil.

O Grupo Editorial Global

Ao longo de seus 40 anos de existência, a Global Editora diversificou sua atuação no mercado e criou três selos: Global Editora, voltada para leitores de zero a oitenta anos; Gaudí, para os pequenos leitores, e a Editora Gaia, com temas voltados para o desenvolvimento humano e sua relação com o universo.

A Global Editora, com muito orgulho, reúne em seu catálogo nomes como Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Orígenes Lessa, Cora Coralina, Marina Colasanti, Ana Maria Machado, Bartolomeu Campos Queirós, Câmara Cascudo, Florestan Fernandes, Gilberto Freyre, Ignácio de Loyola Brandão, Marcos Rey, Mario Quintana, Rubem Braga, João Carlos Marinho, Sidónio Muralha, Mary e Eliardo França, entre outros. A literatura infantojuvenil ocupa parte importante do catálogo da editora, com presença maciça de títulos dos melhores autores e ilustradores brasileiros. Com tantos autores importantes e de qualidade indiscutível, não é a toa que costuma-se dizer que a editora tem todas as joias da coroa. Diante do perfil editorial que construiu nestes 40 anos de atividades, a Global orgulha-se por ser a mais brasileira das editoras.

Últimos lançamentos

A editora tem como compromisso tornar as obras consagradas em livros acessíveis, para que a literatura exerça o papel de formação do indivíduo. Em 2013 a Global está dando continuidade à publicação dos livros de Cecília Meireles, Manuel Bandeira e Orígenes Lessa, cujos direitos de publicação foram adquiridos com exclusividade no início de 2012. Neste primeiro semestre, voltaram às prateleiras belas edições de títulos como Vaga música, de Cecília Meireles, bem como sua antologia poética e a de Manuel Bandeira, ambas selecionadas pelos próprios autores.

Investindo na educação no Brasil

A responsabilidade de investir na qualidade dos livros e torná-los acessíveis levou a editora a fechar algumas parcerias sociais. O programa Acelera Brasil, parceria com o Instituto Ayrton Senna, onde a Global edita o material, tem como objetivo corrigir o fluxo do ensino fundamental, reduzindo as taxas de repetência e abandono escolar. O instituto atende cerca de 1.300 municípios de várias regiões do Brasil, beneficiando diretamente cerca de 2 milhões de alunos e é parceiro da editora desde 2001.

Outra parceria é com a organização Ação Educativa, que se dedica a promover a inclusão através da educação, visando a justiça social, a democracia participativa e o desenvolvimento sustentável. A Global Editora é parceira ativa da Ação Educativa, editando, divulgando e distribuindo para todo o Brasil as obras destinadas à Educação de Jovens e Adultos, ao Ensino Fundamental e à Alfabetização. Dentre as publicações, destaca-se a Coleção Viver, Aprender.

É digno de destaque o trabalho que a Global desenvolve também em parceria com o IPECE (Instituto de Pesquisas, Cultura e Educação). Criado em abril de 2001, o instituto desenvolve importantes projetos nas áreas de leitura, bibliotecas públicas e escolares, especialmente no setor público, concentrando suas ações dentro das tendências atuais de formação do cidadão.

 

Menu de acessibilidade